Aline Andrade
Quer atuar na área de Educação, com ênfase em Educação Integral.
Informações coletadas do Lattes em 05/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2019 -
Extensão universitária em PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROF: UMA ÊNFASE CULTURAL - PAULO FREIRE. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2019 -
Extensão universitária em PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ÊNFASE CULTURAL - KANT. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Participação em eventos
Juventude, escola, violência: a Unicamp debate o massacre em Suzano. 2019. (Seminário).
12ª Semana da Educação. 2018. (Seminário).
12ª Semana da Educação: Crise na Educação, Desmonte e Privatização. 2018. (Seminário).
12ª Semana da Educação: Impactos das Reformas na Educação. O que temos a ver com isso?. 2018. (Seminário).
Aula Inaugural da Graduação "Educação e Direitos Humanos". 2018. (Seminário).
CONVERSANDO SOBRE O IMPACTO SOCIAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. 2018. (Seminário).
III Jornada Político-Pedagógica Paulo Freire. 2018. (Seminário).
Uberização do Trabalho. 2018. (Seminário).
11ª Semana da Educação: Aqui se respira Luta!.Monitora. 2017. (Oficina).
Congresso Internacional "Escola Pública: Tempos Difíceis, Mas Não Impossíveis". 2017. (Congresso).
Enade e o curso de Pedagogia. 2017. (Seminário).
Escola Sem Partido. 2017. (Seminário).
II Jornadas Político-pedagógicas Paulo Freire.Monitora. 2017. (Seminário).
II Seminário do PIBID-Unicamp, II Seminário Experiências em Estágio Docente e XIII Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores.A RELAÇÃO HUMANA COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR. 2017. (Seminário).
Seminário do Curso de Pedagogia. 2017. (Seminário).
XXV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ARARAS. 2017. (Congresso).
Aula Inaugural da Graduação: Função-educador e contemporaneidade: lições sobre antedestinos. 2016. (Seminário).
Ciclo de Seminários "Ensino de Ciências para Crianças: fundamentos, práticas e formação de professores". 2016. (Outra).
Você sofre de ansiedade na universidade? O uso de estratégias de regulação emocional. 2016. (Outra).
V Setembro Azul ?Ações afirmativas para pessoas surdas no processo de escolarização?. 2016. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
ANDRADE, A. ; Evaldo Piolli . A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ARARAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2019
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE ARARAS/SP E A ANÁLISE DE SUA ESTRUTURA FRENTE ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Evaldo Piolli em 18/09/2019., Descrição: A pesquisa analisa a organização da oferta de educação em tempo integral no município de Araras (SP) e suas mutações frente às reformas educacionais recentes. A experiência municipal nesse campo começa com o Programa Mais Educação que vigorou até o ano de 2016, no último ano do governo Dilma. Com o golpe institucional de 2016, durante o Governo Temer, esse programa é reformulado e passa a ser denominado de Programa Novo Mais Educação. Na primeira versão, o programa tinha como foco a formação cultural que se dava pela oferta de atividades diversificadas no contra-turno escolar, já na segunda versão seu objetivo foi o reforço escolar com atenção para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. No entanto, as diversas medidas de cortes e reformas que foram adotadas a partir da EC 95/2016, levaram ao encerramento do programa no final de 2017 na cidade de Araras/SP. Para dar continuidade, o município passou a desenvolver um projeto próprio chamado de ?Proposta de Atividades Extracurriculares da Educação Integral?. Logo, trata-se de um trabalho que vem acompanhando essas mutações dos programas no município relacionadas ao contexto político nacional. Desse modo, colocamos duas questões problematizadoras: 1) quais as mutações da oferta de educação em tempo integral e a relação com as políticas nacionais; e, 2) como está a realização da oferta de educação em tempo integral em Araras/SP e quais os programas e as políticas que o município tem adotado?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Andrade - Integrante / PIOLLI, Evaldo - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à DocênciaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - Atual
Divisão de Educação Infantil e ComplementarVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no primeiro ano com crianças na faixa etária de dois a três (maternal 2) no Ceci Integral. No ano de 2018 atuação no Prodecad com crianças de cinco a dez anos, sendo desenvolvido nesse período um trabalho com Inclusão.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aline Andrade e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?