Juliana Morgado de Araújo

Psicóloga Clínica há 7 anos. Atuo em consultório particular. Sou professora universitária na Unopar/Anhaguera da cidade de Arapongas/PR desde 2025.Fui coordenadora pedagógica da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE)Mestra em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá Especialista em Logoterapia e Análise Existencial pela Unilife.Formação em Psicologia Fenomenológico-Existencial - Veredas - Instituto de Psicologia, arte e cultura. Graduada em Psicologia pela Pitágoras/Unopar. Coordenadora e Ministrante do Grupo de Leitura e Pesquisa em Logoterapia e Análise Existencial na Unioeste - Toledo/PR em 2022.Estudos sobre a Morte e Morrer, processos de luto e o sofrimento humano. Altas Habilidades e Superdotação

Informações coletadas do Lattes em 05/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Filosofia

2021 - 2023

Universidade Estadual de Maringá
Título: O Sentido do sofrimento humano à luz da logoterapia de Viktor E. Frankl, Ano de Obtenção: 2023
Roberto Saraiva Kahlmeyer Mertens.

Especialização em Logoterapia e Análise Existencial

2020 - 2022

UNILIFE Sistema de Ensino
Título: Contribuições da Logoterapia para o enfrentamento do Sofrimento Humano

Graduação em Psicologia

2013 - 2018

Universidade Norte do Parana

Graduação interrompida em 2004 em Ciências Contábeis

2002 - Atual

UNESPAR - Campus Apucarana
Ano de interrupção: 2004

Ensino Médio (2º grau)

1998 - 2000

E.E. Mariuma Buazar Mauad

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Logoterapia Básica. (Carga horária: 15h). , Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl, ALVEF, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Logoterapia e Análise Existencial - Prática Clínica em Logoterapia. (Carga horária: 8h). , Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl, ALVEF, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Formação em Psicologia Fenomenológico-Existencial. (Carga horária: 228h). , Veredas: Instituto de Psicologia, Arte e Cultura, VEREDAS, Brasil.

2018 - 2018

Grupo de Estudos: Abordagem Daseinanalítica e Cuidado. (Carga horária: 10h). , ALERE- Instituto de Psicologia e Desenvolvimento Humano, ALERE, Brasil.

2017 - 2017

Abordagem fenomenológico-existencial e a clínica extramuros. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2015 - 2016

Extensão universitária em SUPERA Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Ps. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em III Jornada de Análise do Comportamento. (Carga horária: 18h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2014 - 2014

Temas em Neurociências. (Carga horária: 44h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia.

Participação em eventos

Simpósio Internacional de Logoterapia. 2021. (Seminário).

2º Simpósio Campinense de Logoterapia e Análise Existencial. 2020. (Simpósio).

I Seminário online de Metodologia Psicoterapêutica Existencialista. 2020. (Outra).

Mini-curso online Visão de ser humano e de sentido de vida segundo a Logoterapia. 2020. (Encontro).

X Congresso Brasileiro de Logoterapia e Análise Existencial. 2020. (Congresso).

Ciclo Iluminare de Saúde Mental. 2019. (Encontro).

Mesa Redonda - Terapias Comportamentais de Terceira Geração: FAP, ACT, e FACT. 2019. (Encontro).

Ciúmes e Carência Afetiva: o que a Psicanálise tem a dizer? - PUC Londrina. 2017. (Encontro).

Luto e suicídio à Luz da Análise do Comportamento. 2017. (Simpósio).

Relacionamentos tóxicos e abusivos _PUC Londrina. 2017. (Seminário).

Vamos falar sobre FAP. 2017. (Encontro).

Worshop - 1ºencontro Meta Clínica de Fenomenologia. 2017. (Encontro).

Avaliação e tratamento analítico-comportamental da anorexia nervosa e Modelos Experimentais de recaída. 2016. (Encontro).

Drogas Por quê? Desafios para Educação. 2015. (Seminário).

III Jornada de Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina: 10 anos do Mestrado em Análise do Comportamento. 2015. (Encontro).

VI Congresso de Psicologia da UEL & III Oficina Pró-Saúde III: Conversações das Políticas Públicas, tecendo a Rede. 2015. (Congresso).

15º ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABRAPSO - O CLAMOR DAS RUAS: AS DEMANDAS SOCIAIS E AS PRÁTICAS DA PSICOLOGIA SOCIAL. 2014. (Encontro).

15º ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABRAPSO - O CLAMOR DAS RUAS: AS DEMANDAS SOCIAIS E AS PRÁTICAS DA PSICOLOGIA SOCIAL.Trabalhadores da Morte. 2014. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • Araújo, Juliana Morgado de . A possibilidade de sentido no sofrimento humano frente ao passado existencial à luz da logoterapia de Viktor Frankl. Studium: Anuário do Grupo de Pesquisa Fenomenologia, Hermenêutica e Metafísica. 1ed.Toledo: Instituto Quero Saber, 2025, v. , p. 365-390.

  • Araújo, Juliana Morgado de . A possibilidade de autenticidade na vivência do morrer. Stvdivm: anuário do grupo de pesquisa fenomenologia, hermenêutica e metafísica ¿ Vol. V. 100ed.: Instituto Quero Saber, 2023, v. , p. 123-133.

  • ARAÚJO, J. M. . A Logoterapia e a busca de Sentido no Sofrimento. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, J. M. ; NASCIMENTO, M. A. N . Trabalhadores da Morte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Araújo, Juliana Morgado de . Logoterapia: a busca de sentido e suas aplicações clínicas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2025 - Atual

Universidade Norte do Parana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora das disciplinas de Existencial Humanista; Desenvolvimento Humano (adolescência, adultos e velhice); Estágio básico