Lorenzo de Almeida

Pós-graduando em Sociedade, Política e História (ICL/FESPSP). Graduado em Bacharelado em Letras-Português/Literaturas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do projeto LABPORT - Laboratório de Língua Portuguesa FASE III (2024) e do Grupo de Estudos em Discurso Político (GEDP) na UFSM, o qual objetiva incrementar a pesquisa em Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem - enfocando o gênero jornalístico/midiático - na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. Além disso, participou do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN) (2017-2018) na mesma instituição. Atuou como Revisor de textos acadêmicos da Grámmatos Júnior (2021-2023) e como Revisor de artigos do periódico Revista Sociais e Humanas (RSH) (2022-2023), vinculada ao Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM.

Informações coletadas do Lattes em 06/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Repensando o Brasil: Sociedade, Política e História

2024 - Atual

ICL Brasil

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

2020 - 2024

Universidade Federal de Santa Maria
Título: A representação da violência como resultado da miséria em "Feliz ano novo", de Rubem Fonseca, à luz da Linguística Sistêmico-Funcional
Orientador: Sara Regina Cabral Scotta
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação interrompida em 2018 em Letras - Português

2016 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria
Ano de interrupção: 2018

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Colégio Franciscano Sant'Anna

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Organização de eventos

OLIVARES, B. Q. ; CABRAL, S. R. S. ; ALMEIDA, L. . IV Ciclo de Debates em Linguística Sistêmico-Funcional. 2024. (Congresso).

ROTTAVA, L. ; SANTORUM, K. A. ; FUZER, C. ; CECCIN, A. ; KUHN, M. I. B. ; ALMEIDA, F. A. S. D. P. ; CABRAL, S. R. S. ; ALMEIDA, L. . III Ciclo de Debates em Linguística Sistêmico-Funcional. 2023. (Congresso).

Participação em eventos

39ª Jornada Acadêmica Integrada. DISCURSO POLÍTICO-RELIGIOSO NO CONTEXTO BRASILEIRO NO PERÍODO DE 2019 A 2022. 2024. (Exposição).

38ª Jornada Acadêmica Integrada. A representação da violência como resultado da miséria em "Feliz ano novo", de Rubem Fonseca, à luz da Linguística Sistêmico-Funcional. 2023. (Exposição).

III Ciclo de Debates em Linguística Sistêmico-Funcional. 2023. (Congresso).

Questões de colocação e de pontuação: em busca de um texto exemplar. 2023. (Outra).

XII Mostra de trabalhos em andamento. 2023. (Congresso).

37ª Jornada Acadêmica Integrada. GRÁMMATOS JÚNIOR: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ENTRE REVISOR E AUTOR PARA O PROCESSO DE REVISÃO TEXTUAL NO MEIO ACADÊMICO. 2022. (Exposição).

Colóquio Internacional José Saramago 100 anos: O Inventor de Bússolas. 2022. (Congresso).

Estratégias para apresentar trabalhos acadêmicos com mais assertividade. 2022. (Exposição).

II Ciclo de Debates em Linguística Sistêmico-Funcional. 2022. (Congresso).

Constituição das Orações em Língua Portuguesa. 2021. (Outra).

Estudo da Crase a partir da Análise de Textos. 2021. (Outra).

IV Colóquio Interdisciplinar do Bacharelado em Letras. 2021. (Outra).

Pontuação: Aplicação em Atividade de Revisão. 2021. (Outra).

III Colóquio Interdisciplinar do Bacharelado em Letras. 2019. (Outra).

II Jornada sobre Ensino de Linguagem em Contexto Escolar e II Encontro Nacional de Gêneros Orais. 2019. (Outra).

XL Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2019. (Congresso).

I Jornada sobre Ensino de Linguagem em Contexto Escolar. 2018. (Simpósio).

IV Seminário de Estágio Supervisionado em Letras. 2018. (Oficina).

IV Seminário de Estágio Supervisionado em Letras. 2018. (Exposição).

Letramento literário: uma metodologia viável. 2018. (Outra).

Cartografias do Sensível: o(s) Livro(s) do Desassossego e a(s) Lisboa(s) de Bernardo Soares. 2017. (Outra).

Semana Acadêmica de Letras/UFSM 2017, Letras e Belas Artes. 2017. (Congresso).

XXV Semana de Letras: Desafios na Formação Profissional em Letras.. 2017. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, L. ; CABRAL, S. R. S. . Violência e antilinguagem em 'Feliz ano novo', de Rubem Fonseca: uma análise sistêmico-funcional. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HAAG, M. B. M. ; ALMEIDA, L. ; CABRAL, S. R. S. . DISCURSO POLÍTICO-RELIGIOSO NO CONTEXTO BRASILEIRO NO PERÍODO DE 2019 A 2022. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, L. ; CABRAL, S. R. S. . A representação da violência como resultado da miséria em 'Feliz ano novo', de Rubem Fonseca, à luz da Linguística Sistêmico-Funcional. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    LABPORT Laboratório de Língua Portuguesa FASE III, Descrição: O projeto do LABPORT articula-se com os propósitos da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social e do GRPesq Linguagem como Prática Social, do Programa de Pós-Graduação em Letras, da UFSM. Situa-se na área de estudos da linguagem (verbal e não verbal) e contempla os seguintes temas: gêneros textuais/discursivos; linguística sistêmico-funcional; representações sociais; avaliatividade; discursos midiáticos, acadêmicos e profissionais; ensino de língua materna, estudos gramaticais e multiletramentos. Tais temas têm sido frequentemente debatidos em nível nacional e internacional e constituem agenda dos muitos eventos a que os professores e discentes comparecem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lorenzo de Almeida - Integrante / Sara Regina Scotta Cabral - Coordenador.

  • 2022 - 2022

    GRÁMMATOS JÚNIOR: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ENTRE REVISOR E AUTOR PARA O PROCESSO DE REVISÃO TEXTUAL NO MEIO ACADÊMICO, Descrição: Busca-se refletir sobre o papel do autor dentro da revisão de textos, sobretudoacadêmicos, a partir do recurso de comentários, acerca da responsabilidade do revisor napreservação dos traços autorais em algum escrito, bem como da necessidade de um bomrelacionamento entre as duas partes. A partir da nossa experiência na Grámmatos Júnior,apresentamos essa discussão, que pretende mostrar o trabalho da empresa em relação aessa questão. Um dos aspectos que subsidiam nossa proposta enquanto empresa júnior daUFSM é que a voz e as intenções do escritor devem ser respeitadas integralmente noprocesso de revisão, para que, assim, a ideia original não seja afetada. Trata-se de umrelato orientado, fundamentado e experienciado da prática de revisor de textos, salientandoo seu valor para e no Curso de Bacharelado em Letras. Afinal, o nosso conhecimentoexperiencial de revisão também pode colaborar no enriquecimento das disciplinasreferentes ao eixo de revisão, visto que também reflete as noções aprendidas no curso.Nossa metodologia, portanto, consiste em contrapor a noção tradicional a partir deconcepção mais crítica acerca da revisão de textos, de maneira a apresentar essa atividadenão como um processo mecanizado, mas sim contributivo, orgânico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Lorenzo de Almeida - Integrante / Rosaura Maria Albuquerque Leão - Coordenador / Maria Carolina de Christo Lima - Integrante / Heitor Hissao dos Santos Sera - Integrante.

  • 2021 - 2022

    Um continente literário: cartografias do horror nos romances brasileiro e hispano-americanos contemporâneos, Descrição: O projeto proposto pretende dar continuidade às atividades de pesquisa iniciadas em 2015 pelo projeto Romance, um monstro de muitas patas, cujo objetivo era o de discutir os contornos e a relevância do gênero romanesco no âmbito das literaturas brasileira e hispano-americanas contemporâneas. Se o título do projeto primeiro remonta a célebre afirmação de Julio Cortázar, para quem o romance seria una cosa impura, muonstro de muchas patas y muchos ojos, a máxima nos parece redimensionada na contemporaneidade, já que as monstruosidades de muitas das manifestações romanescas recentes ultrapassam o aspecto formal do gênero e passam a ser, reiteradamente, abordadas pelos romances latino-americanos publicados na última década. O projeto atual pretende abordar as monstruosidades dos/nos romances brasileiros e hispano-americanos contemporâneos a partir de uma ótica específica: tratando-os como possíveis desdobramentos do denominado boom latinoamericano setentista, período no qual o cerceamento político e expressivo encontrou no fantástico um viés preponderante. Se nas décadas de 1960 e 1970 a abordagem ficcional se dava, sobretudo, pelo fantástico, muitas das manifestações romanescas dos últimos dez anos parecem atravessadas pelo horror, traço que não apenas evoca inúmeras tradições fabulatórias como permite a abordagem das novas urgências de ordem cultural e política. Assim, o trabalho de pesquisa proposto envolverá tanto uma análise de cunho arqueológico (no sentido foucaultiano), quanto a consideração de textos clássicos e recentes da crítica literária latino-americana (sobretudo, a crítica voltada para as formas romanescas e para os gêneros ficcionais). A amplitude da proposição e os inúmeros desdobramentos que a envolvem permitem entrever o caráter extensivo do projeto, o qual exigirá um intenso trabalho analítico bem como um vasto levantamento da fortuna crítica que o estudo compreende. A princípio, os escritores que movimentam as proposições expostas são o brasileiro Joca Reiners Terron, os mexicanos Guadalupe Nettel e Mario Bellatín, as argentinas Mariana Enriquez e Samanta Schweblin. Escritores cujas marcas autorais são tão peculiares quanto distintas entre si, suas respectivas ficções delineiam uma espécie de continente literário, de território simbólico que Terron, ficcionalmente, definiu - no romance Noite dentro da noite (2017) - como um imenso cemitério indígena (2017, p. 376). Atentas à reiterada presença do horror e da violência nas manifestações literárias mencionadas, as análises porvir tratarão as possíveis relações entre as reincidências em questão e as tensões (históricas, culturais, sociais) contemporâneas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lorenzo de Almeida - Integrante / Renata Farias de Felippe - Coordenador / LUCAS SAUZEM CRUZ - Integrante / Maria Eduarda Freitas - Integrante.

  • 2021 - 2022

    LABPORT - Laboratório de Língua Portuguesa - FASE II, Descrição: O projeto do LABPORT articula-se com os propósitos da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social e do GRPesq Linguagem como Prática Social, do Programa de Pós-Graduação em Letras, da UFSM. Situa-se na área de estudos da linguagem (verbal e não verbal) e contempla os seguintes temas: gêneros textuais/discursivos; linguística sistêmico-funcional; representações sociais; avaliatividade; discursos midiáticos, acadêmicos e profissionais; ensino de língua materna e multiletramentos. Tem como objetivo geral dar continuidade à promoção de ações que visem à melhoria do uso da língua portuguesa tanto no ambiente acadêmico quanto nos diversos setores da sociedade, realizando atividades de produção, revisão, pesquisa e publicação de trabalhos em português.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lorenzo de Almeida - Integrante / Sara Regina Scotta Cabral - Coordenador.

  • 2021 - Atual

    Mídia, Política e Gramática Sistêmico-Funcional - Fase II, Descrição: O projeto MÍDIA, POLÍTICA E GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL FASE II está organizado para responder às demandas de pesquisa nos níveis de graduação e pós-graduação em Letras. Abrigado no Departamento de Letras Vernáculas, articula-se também aos propósitos da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social e do GRPesq Linguagem como Prática Social, do Programa de Pós-Graduação em Letras, da UFSM, e está ligado ao projeto guarda-chuva Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP) - Fase II (Projeto n 044631). Situa-se na área de estudos da linguagem com uma abordagem sistêmico-funcional, ancorada nos estudos de Halliday (1985, 1994, 2004) e Halliday Matthiessen (1999, 2004; 2014), Matthiessen Halliday (2009), além dos de seus seguidores (MARTIN, 2000; MARTIN WHITE, 2005; MARTIN ROSE, 2007; MARTIN, MATTHIESSEN PAINTER, 2003; ROSE E MARTIN, 2012; THOMPSON, 2004; EGGINS, 2005).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lorenzo de Almeida - Integrante / Sara Regina Scotta Cabral - Coordenador / Amanda Canterle Bochett - Integrante / Débora Spanamberg Wink - Integrante / Erick Kader Callegaro Corrêa - Integrante / Jane Aparecida Florencio - Integrante / Jéssica Cantele de Freitas - Integrante / Ana Paula Carvalho Schmidt - Integrante / Luana Santos Gonçalves - Integrante.

  • 2018 - 2018

    PRÁTICAS DE LETRAMENTO(S) EM DIFERENTES COMUNIDADES DISCIPLINARES: DESCRIÇÃO, ANÁLISE E RECONTEXTUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Descrição: Neste projeto guarda-chuva, enfocamos gênero como ação social e como artefato cultural projetado para alterar estados materiais do mundo (MILLLER, 1984, 2014; BAZERMAN, 2006, 2007, 2009, 2015). Nesse sentido, os gêneros em que as pessoas se enquadram podem ser percebidos como veículos para participação em sistemas de atividade. Assim aprender a ler e a escrever nas formas tipificadas significa não só aprender os meios de participação, mas também os motivos e objetivos desta ação. Em síntese, significa agir socialmente em contextos situados, almejando a inserção crítica em diferentes sistemas de atividade. Sendo os gêneros formas tipificadas de ação social, entendemos que a descrição das práticas e dos eventos de letramento(s) torna-se fundamental à construção de uma ação pedagógica crítica e interdisciplinar. Em virtude disso, este projeto abarcará pesquisas que contemplem: i) mapeamento das práticas e eventos de letramento(s) presentes em diferentes contextos da educação básica; ii) análise crítica dos discursos sobre ensino e aprendizagem de leitura e escrita, e iii) implementação de prática pedagógica interdisciplinar e produção de material didático.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Lorenzo de Almeida - Integrante / Francieli Matzenbacher Pinton - Coordenador / Romário Volk - Integrante / Rodrigo Poletto - Integrante / Rosana Maria Schmidt - Integrante / Gabriela Eckert Pereira - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Linguagem - NEPELIN, Descrição: O objetivo geral deste núcleo é sistematizar os estudos desenvolvidos pelo grupo sobre ensino de linguagem no contexto escolar a fim de fortalecer teórica e metodologicamente a prática de leitura e escrita nas diferentes áreas disciplinares. O grupo se reúne quinzenalmente para debater e estudar textos teóricos pertinentes ao aporte teórico do projeto (Análise Crítica de Gênero, Linguística Sistêmico-Funcional e Perspectiva Sociocultural da Educação).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Lorenzo de Almeida - Integrante / Francieli Matzenbacher Pinton - Coordenador / Taís Vasques Barreto - Integrante / Halyne Porto - Integrante / Romário Volk - Integrante / Caroline Bordin - Integrante / Rodrigo Poletto - Integrante / Camila Steinhorst - Integrante / Rosana Maria Schmidt - Integrante / Gabriela Eckert Pereira - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Análise crítica: organização da estrutura retórica do gênero Editorial, Descrição: O trabalho tem como finalidade analisar criticamente o gênero editorial, à luz da perspectiva da Sociorretórica. Considerando que muitas investigações focalizam a análise do propósito comunicativo e da transitividade ? no viés da Linguística Sistêmico-Funcional que abarca o contexto e não só estruturas gramaticais reduzidas e isoladas - deste gênero, por exemplo, respectivamente a pesquisa de Soares (1998) e De Souza (2006), e não a análise de sua estrutura retórica, este trabalho objetiva descrever e analisar criticamente os movimentos retóricos dos editoriais selecionados, com base nas parcelas semânticas de texto e em suas marcas linguísticas características. O corpus de pesquisa está constituído de 10 editoriais publicados nos jornais Estado de São Paulo e Gazeta do Povo, durante o mês de agosto de 2017. Os procedimentos de análise foram: i) identificação das parcelas de texto correspondentes a cada movimento retórico, identificação das recorrências dos movimentos em todos exemplares, iii) análise da relação dos movimentos retóricos do texto e de seus objetivos específicos em prol do propósito do gênero e da intenção do autor. Os resultados apontam 3 movimentos, são eles: Contextualização, Defesa de posição e (R)estabelecimento de opinião. Tais movimentos conjuntamente corroboram para a função social do Editorial, que é informar e relatar acontecimentos sem a obrigação de ser neutro, revelando o envolvimento proposital do leitor no texto a fim de ratificar a voz do jornal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lorenzo de Almeida - Integrante / Francieli Matzenbacher Pinton - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL), Descrição: Com base na perspectiva trinocular da Linguística Sistêmico-Funcional, por meio da qual textos, em seus variados formatos, são analisados em contextos ou ambientes de semiose, o foco investigativo dos integrantes deste grupo de pesquisa são as linguagens em diferentes contextos semióticos, tendo como pano de fundo o sistema como catalisador dos significados potenciais em jogo. A perspectiva trinocular possibilita acurar o olhar do linguista para entender que textos são produtos de um potencial de escolhas que podem sinalizar um conjunto de intenções comunicativas, movidas por ideologias pessoais ou coletivas, a depender do momento histórico no qual surgem e dos contextos em que se inserem. Partindo dessa visão, Halliday (1978, p. 11) define a linguagem como arte, comportamento, conhecimento e sistema. Os significados, pois, não são estanques, circunscritos às regras de uma gramática prescritiva; ao contrário, são multifacetados, porque se reconstituem ininterruptamente nos vários ambientes em que são postos em ação. É dessa conceituação que os integrantes deste grupo de pesquisa partem para analisar os textos de seus interesses, de modo a mapear como e por que esses textos são instanciados e circulam em contextos específicos, e para servirem a quais propósitos. O objetivo principal dos trabalhos acadêmicos vinculados a este grupo de pesquisa é entender o papel das linguagens em ambientes semióticos variados, sempre com um olhar atento ao sistema potencializador das escolhas presentes nos textos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lorenzo de Almeida - Integrante / Sara Regina Scotta Cabral - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL), Descrição: Com base na perspectiva trinocular da Linguística Sistêmico-Funcional, por meio da qual textos, em seus variados formatos, são analisados em contextos ou ambientes de semiose, o foco investigativo dos integrantes deste grupo de pesquisa são as linguagens em diferentes contextos semióticos, tendo como pano de fundo o sistema como catalisador dos significados potenciais em jogo. A perspectiva trinocular possibilita acurar o olhar do linguista para entender que textos são produtos de um potencial de escolhas que podem sinalizar um conjunto de intenções comunicativas, movidas por ideologias pessoais ou coletivas, a depender do momento histórico no qual surgem e dos contextos em que se inserem. Partindo dessa visão, Halliday (1978, p. 11) define a linguagem como arte, comportamento, conhecimento e sistema. Os significados, pois, não são estanques, circunscritos às regras de uma gramática prescritiva; ao contrário, são multifacetados, porque se reconstituem ininterruptamente nos vários ambientes em que são postos em ação. É dessa conceituação que os integrantes deste grupo de pesquisa partem para analisar os textos de seus interesses, de modo a mapear como e por que esses textos são instanciados e circulam em contextos específicos, e para servirem a quais propósitos. O objetivo principal dos trabalhos acadêmicos vinculados a este grupo de pesquisa é entender o papel das linguagens em ambientes semióticos variados, sempre com um olhar atento ao sistema potencializador das escolhas presentes nos textos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lorenzo de Almeida - Integrante / Sara Regina Scotta Cabral - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    LEITURA E PRODUÇÃO DE GÊNEROS NAS PRÁTICAS SOCIAIS, ESCOLARES E PROFISSIONAIS, Descrição: O objetivo é descrever e analisar gêneros textuais usados na escola e na sociedade com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Sistêmico-Funcional e da Análise de Discurso Crítica, a fim de elaborar metodologias para o ensino da língua portuguesa e de outras disciplinas no ensino fundamental e médio. De acordo com as diretrizes curriculares para o ensino da língua portuguesa como língua materna, nossos estudantes do ensino básico precisam aprender os gêneros textuais que circulam nas esferas públicas, nas ciências, nas artes e em diversos domínios culturais para: (a) terem acesso à informação e aos diversos saberes; (b) apropriarem-se das práticas de letramento dominantes que permeiam as esferas públicas e (c) conscientizarem-se de que suas identidades como autores e/ou coautores de textos diversos são construídas nas práticas sociais, que são mediadas por diversos sistemas de atividades, discursos e gêneros textuais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (13) . , Integrantes: Lorenzo de Almeida - Coordenador / Edna Cristina Muniz da Silva - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2021 - 2023

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Revisor de textos, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Revisor de artigos da Revista Sociais e Humanas (RSH), do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) pertencente à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

2020 - 2021

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Revisor de textos, Carga horária: 16

Outras informações:
Revisor de artigos da Revista Sociais e Humanas (RSH), do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) pertencente à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

2019 - 2019

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Revisor de textos, Carga horária: 16

Outras informações:
Atuou como revisor de textos da Revista Sociais e Humanas (RSH), do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), pertencente à Universidade Federal de Santa Maria (RS).

2018 - 2018

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residência pedagógica em língua portuguesa, Carga horária: 20

2018 - 2018

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisador de iniciação científica do projeto Práticas de letramento(s) em diferentes comunidades disciplinares: descrição, análise e recontextualização pedagógica na educação básica.

2017 - 2018

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisador de iniciação científica sob orientação da Profª Drª Francieli Matzenbacher Pinton, com enfoque na análise crítica da estrutura retórica do gênero editorial, em relação ao seu propósito comunicativo, à luz da Sociorretórica.

2017 - 2017

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monitoria na disciplina de Produção textual I - oficina de textos descritivos e narrativos (Bacharelado em Letras), ministrada pela Profª Drª Francieli Matzenbacher Pinton.

2016 - 2016

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar administrativo, Carga horária: 16

Outras informações:
Atuou como bolsista administrativo no setor da Direção do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

2018 - 2019

Fenix Vestibulares

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Revisor de textos

Outras informações:
Revisor e corretor de textos com foco no trabalho com a redação do ENEM enquanto forma de ingresso ao Ensino Superior, no curso Fênix Pré-Vestibulares, com sedes em Porto Alegre (RS) e Canoas (RS).

2019 - 2023

Curso Caxias

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Corretor de textos

Outras informações:
Corretor de textos no Curso Caxias, situado em Santa Maria (RS), com foco na prova de redação como ingresso em concursos militares e técnicos.

2022 - 2023

Grámmatos Júnior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assessor de Recursos Humanos, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - 2023

Grámmatos Júnior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Revisor de textos acadêmicos, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - 2022

Grámmatos Júnior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Diretor de Comunicação e Marketing, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Revisor de textos e Diretor de Comunicação e Marketing da Grámmatos Jr., empresa júnior vinculada ao curso de Bacharelado em Letras-Português/Literaturas, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

2022 - 2023

Plataforma Redigir

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Corretor de textos, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Corretor de textos (dissertativos, narrativos e literários) da Plataforma Redigir (MG)