Mirella Neves Bernardinelli

Historiadora formada pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP) em 2023. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em História pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) do campus de Franca-SP, tenho por área de interesse a História Contemporânea, com foco especial para História do Brasil, especialmente no campo de Culturas Políticas e Governos Militares.

Informações coletadas do Lattes em 06/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Física Médica

2016 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em História

2020 - 2023

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: ?DA TORTURA A LOUCURA?: PRESOS POLÍTICOS INTERNADOS NO MANICÔMIO JUDICIÁRIO DE FRANCO DA ROCHA DURANTE A DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964-1985)
Orientador: Márcia Pereira da Silva

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

E.E.David Carneiro Ewbank

Formação complementar

2023 - 2023

Era Vargas. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2023 - 2023

História do Brasil. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2023 - 2023

História Geral. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Física da Matéria Condensada.

Participação em eventos

II CONFERÊNCIA DIGITAL EM MITOLOGIA NÓRDICA - XI CEVE. 2023. (Outra).

II Seminário de Metodologia Científica da CPP - UNESP/Franca: As Fontes Históricas como base da Metodologia Historiográfica. 2023. (Seminário).

II Seminário Nacional Moda, Imagem e Poder. 2023. (Seminário).

I Seminário de História / VI Colóquio de História do Programa de Pós Graduação em História. 2023. (Seminário).

O Cancioneiro Chileno e a Luta pela Democracia. Do Golpe de Estado ao Estallido Social. 2023. (Seminário).

Semana de Luta Antimanicomial: A História, Presente e Luta por uma Consciência Antimanocomial. 2023. (Outra).