Alvaro Marinho Alves
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará ? UFPA e cursando Engenharia Cartográfica na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Meu último vínculo empregatício Secretaria de Saneamento - SESAN, da cidade de Belém/PA. Onde executei o acompanhamento de obras de abastecimento, distribuição, saneamento, asfaltamentos em pavimentos flexíveis e serviços elétricos. Precedentimente à SESAN, trabalhei na empresa Edeconsil Construções Ltda, em obra de grande porte, na execução, ampliação e duplicação da BR 010, em Imperatriz/MA.
Anteriormente a este momento, tive a inovadora experiência internacional em Angola, através da ATP Engenharia, onde pude colocar em prática meus conhecimentos técnicos e de tradução e intérprete já que tratava com os profissionais em Inglês e em Chinês. Contudo, agregando novas tecnologias provenientes de empresas Portuguesas e Chinesas as quais, eram integrantes do consórcio em questão.
Ao término da graduação trabalhei na Prefeitura Municipal de Olinda, exercendo o papel de engenheiro civil e fiscal nos mais diversos nichos do conhecimento da engenharia.
Desde antes da graduação, vivenciei oportunidades profissionais em obras de médio e pequeno porte, tais como: reforma de pista de aeródromo, construção de residências, execução de empreendimentos verticais, construção de estradas, obras de esgotamento sanitário, viadutos, construção de estradas em pavimentos flexíveis e rígidos, etc.
O trabalho em equipe sempre esteve presente em minha caminhada laborativa, apresentando vivências acumuladas no Brasil e exterior. Sempre focado na responsabilidade e na ética.
Ressalto que possuo disponibilidade para mudança de cidade, Estado ou país.
Coloco-me à disposição para prestar maiores esclarecimentos
Informações coletadas do Lattes em 21/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Especialização em Infraestrutura de Transportes - Rodovias
2014 - Atual
Especialização em andamento em MBA em Gestão de Projetos de Engenharia e Arquitetura
2013 - Atual
Graduação
2005 - 2010
Universidade Federal do Pará
Título: Concreto com Pós Reativos
Orientador: Antônio José Diniz Perez
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Chinês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Operações de Transportes/Especialidade: Engenharia de Tráfego.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Construções Rurais e Ambiência/Especialidade: Engenharia de Construções Rurais.
Participação em eventos
Curso de auditoria ambiental pública. 2020. (Outra).
CURSO DE CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE. 2020. (Outra).
Curso de desenvolvimento sustentável. 2020. (Outra).
Curso de gestão ambiental. 2020. (Outra).
Curso de gestão e avaliação de riscos em saúde ambiental. 2020. (Outra).
Curso de impactos ambientais. 2020. (Outra).
Curso de licenciamento e certificação ambiental. 2020. (Outra).
Curso de perícia ambiental. 2020. (Outra).
Curso de saúde pública e meio ambiente. 2020. (Outra).
Curso ISO 14001. 2020. (Outra).
CURSO DE DRENAGEM DE RODOVIAS. 2016. (Outra).
Seminário de Avaliação de Pontes Ferroviárias. 2008. (Seminário).
V ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE QUALIDADE DA CONSTRUÇÃO. 2008. (Encontro).
XIII REUNIÃO DO INSTITUTO DO CONCRETO - IBRACON. 2006. (Congresso).
X REUNIÃO DO INSTITUTO DO CONCRETO - IBRACON. 2003. (Congresso).
X REUNIÃO DO INSTITUTO DO CONCRETO - IBRACON. 2003. (Congresso).
IX REUNIÃO DO INSTITUTO DO CONCRETO - IBRACON. 2002. (Congresso).
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - 2013
Prefeitura Municipal de OlindaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Civil Fiscal de Obras, Carga horária: 44
Outras informações:
Fiscalização de projeto de contenção marítima, pavimentação asfáltica, drenagem, dragagem, manutenção de taludes e saneamento básico.
2011 - 2013
R&R EMPreendimentosVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Có-Responsável Técnico
Outras informações:
Construção de conjunto habitacional, onde a empresa era de capital espanhol, bem como acompanhamento de todos os serviços pertinentes à construção civil.
2013 - 2014
ATP EngenhariaVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Engenheiro Civil Residente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Trabalho em Angola fiscalização de serviços de construção civil, saneamento básico, pavimentação asfáltica, controle de pessoal, elaboração de cronograma físico-financeiro e relatórios
2014 - 2015
EdeconsilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Civil Residente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Execução de projetos de pavimentação e ampliação da BR-010, no perímetro da cidade de Imperatriz - MA.
2017 - 2017
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro civil, Carga horária: 44
Outras informações:
Execução de orçamentos, levantamentos e relatórios técnicos e fotográficos, cronogramas, memoriais descritivos, etc.
2020 - 2020
Secretaria Municipal de SaneamentoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro civil, Carga horária: 44
Outras informações:
Realização de fiscalização e acompanhamento de obras de drenagem, dragagem, saneamento, pavimentação asfáltica, construção civil, levantamento fotográfico e boletins de medições.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alvaro Marinho Alves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?