André Rick Gonçalves Dias

Possui graduação em Ciência e Tecnologia e em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e especialização em Estruturas de Concreto e Fundações pelo Instituto Navigare/Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba (UNIFATEC-PR). Atualmente é Superintendente de Obras na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de São Luís/MA.Desenvolve e analisa projetos de engenharia, em especial os de estruturas de concreto armado e elétricos de baixa tensão; atua com a gestão e fiscalização de contratos de obras e serviços de engenharia, como manutenção de prédios e logradouros públicos, construções de creches, escolas, unidades básicas de saúde, obras de arte especiais, praças e quadras de esportes.

Informações coletadas do Lattes em 22/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Estruturas de Concreto e Fundações

2020 - 2022

Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba
Título: Estabilização de taludes com o uso de solo-cimento ensacado (rip-rap): um estudo de caso na Travessa do Correio, Anjo da Guarda - São Luís/MA

Graduação em Engenharia Civil

2018 - 2019

Universidade Federal do Maranhão
Título: Carbonatação e dureza superficial do concreto: um estudo de caso no elevado Alcione Nazaré - São Luís/MA
Orientador: Maria Luiza Lopes de Oliveira Santos

Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

2014 - 2017

Universidade Federal do Maranhão
Título: Estudo de oscilações não lineares via funções elípticas de Jacobi
Orientador: Thiago Prudêncio de Oliveira

Formação complementar

2020 - 2020

Curso Online Software QiElétrico 2020. (Carga horária: 30h). , QiSat - Cursos aplicados à engenharia e arquitetura, QISAT, Brasil.

2020 - 2020

Curso Online Software QiHidrossanitário 2020. (Carga horária: 30h). , QiSat - Cursos aplicados à engenharia e arquitetura, QISAT, Brasil.

2020 - 2020

Curso Online Software Eberick 2020. (Carga horária: 30h). , QiSat - Cursos aplicados à engenharia e arquitetura, QISAT, Brasil.

2019 - 2019

MS Project + Planejamento de Obras. (Carga horária: 40h). , SPOT Cursos e Treinamentos, SPOT, Brasil.

2019 - 2019

Projeto de Combate à Incêndio - Até 750 m². (Carga horária: 20h). , SPOT Cursos e Treinamentos, SPOT, Brasil.

2019 - 2019

Orçamentista de Obras e Consultor em Licitações. (Carga horária: 20h). , Upgrade Consultoria e Treinamentos, UP, Brasil.

2018 - 2019

Curso de Inglês Regular Flex. (Carga horária: 170h). , Minds English School, MINDS, Brasil.

2018 - 2018

Panorama sobre Orçamentação de Obras. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2018 - 2018

Noções sobre Tecnologias do Concreto. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2017 - 2017

Concepção Estrutural de Edifícios em Concreto Armado. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2017 - 2017

Resistência dos Materiais. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2017 - 2017

AUTOCAD 2D 2017. (Carga horária: 25h). , Ecad Cursos, ECAD, Brasil.

2016 - 2016

Soluções Sanitárias e Tecnologias Apropriadas para o Abastecimento de Água. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2015 - 2016

Língua Inglesa: Habilidades Liguísticas para Intercâmbio. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2015 - 2015

Dicção, Desinibição e Oratória. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2015 - 2015

MS Excel 2010 - Avançado. (Carga horária: 20h). , Escola Virtual da Fundação Bradesco, EVFB, Brasil.

2015 - 2015

Técnicas Básicas para Execução de Estruturas de Concreto Armado. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

2º Congresso Brasileiro de Licitações e Contratos dos Municípios. 2023. (Congresso).

I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação.O Pêndulo Simples em Regime Não Linear: Uma Análise com Funções Elípticas de Jacobi e Integrais Elípticas. 2019. (Simpósio).

II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação.Análise do Comportamento Numérico de Funções Elípticas de Jacobi com o Keisan Online Calculator. 2017. (Simpósio).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - A Matemática está em Tudo.Oscilação Não Linear do Pêndulo: Teoria e Experimento. 2017. (Outra).

XXIX Seminário de Iniciação Científica - UFMA.Estudo de Oscilações Não Lineares via Funções Elípticas de Jacobi. 2017. (Seminário).

III Semana de Engenharia do Maranhão - UFMA. 2015. (Outra).

Produções bibliográficas

  • DIAS, ANDRÉ RICK GONÇALVES ; DE OLIVEIRA, THIAGO PRUDÊNCIO . O pêndulo simples em regime não linear: uma análise com funções elípticas de Jacobi e integrais elípticas / The simple pendulum in nonlinear regime: an analysis with Jacobi elliptic functions and elliptic integrals. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 96374-96389, 2021.

  • DIAS, A. R. G. ; PRUDÊNCIO, T. . O Pêndulo Simples em Regime Não Linear: Uma Análise com Funções Elípticas de Jacobi e Integrais Elípticas. In: I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2019, São Luís. Anais do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (I ? SINTDE ? 2019). São Luís: EDUFMA, 2019. v. 1. p. 4609-4621.

  • DIAS, A. R. G. ; PRUDÊNCIO, T. . Análise do Comportamento Numérico de Funções Elípticas de Jacobi com o Keisan Online Calculator. In: II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2017, São Luís. Anais do II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. São Luís: EDUFMA, 2017. v. 2. p. 1689-1694.

  • DIAS, A. R. G. ; PRUDÊNCIO, T. . Estudo de Oscilações Não Lineares via Funções Elípticas de Jacobi. In: XXIX Seminário de Iniciação Científica, 2017, São Luís. Caderno de Resumos do XXIX Seminário de Iniciação Científica. São Luís: EDUFMA, 2017. p. 225-225.

  • DIAS, A. R. G. ; PRUDÊNCIO, T. . O Pêndulo Simples em Regime Não Linear: Uma Análise com Funções Elípticas de Jacobi e Integrais Elípticas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, A. R. G. ; PRUDÊNCIO, T. . Análise do Comportamento Numérico de Funções Elípticas de Jacobi com o Keisan Online Calculator. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, A. R. G. ; PRUDÊNCIO, T. . Oscilação Não Linear do Pêndulo: Teoria e Experimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, A. R. G. ; PRUDÊNCIO, T. . Estudo de Oscilações Não Lineares via Funções Elípticas de Jacobi. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Estudo de Oscilações Não Lineares via Funções Elípticas de Jacobi, Descrição: Este projeto teve como objetivo a análise de oscilações não lineares usando técnicas de funções elípticas de Jacobi, que são funções que surgem a partir de funções inversas das integrais elípticas completas de primeira espécie. A teoria dessas funções é de grande importância para o estudo fenômenos oscilatórios, pois satisfazem diversas equações diferenciais que descrevem problemas físicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Rick Gonçalves Dias - Integrante / Thiago Prudêncio de Oliveira - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 15

Outras informações:
Bolsista voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

2018 - 2019

Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário em Engenharia Civil, Carga horária: 20

Outras informações:
Lotado na Seção de Manutenção Predial. Responsável por acompanhar e controlar as atividades de engenharia e arquitetura, relativas a projetos e execução de reformas, além de fiscalizar contratos relativos a serviços e obras de engenharia.

2018 - 2019

Prática Engenharia Jr.

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Engenheiro Júnior, Carga horária: 6

Outras informações:
Lotado na diretoria de projetos. Responsável pela elaboração de projetos arquitetônicos e de instalações elétricas.

2018 - 2018

Prática Engenharia Jr.

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Membro Trainee, Carga horária: 6

Outras informações:
Lotado na diretoria de comunicação. Responsável por atividades envolvendo venda de serviços, busca e tratamento de clientes e análise de mercado.

2019 - 2020

SÃO PAULO EMPREENDIMENTOS

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Engenharia, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração de projeto arquitetônico, elétrico e hidrossanitário, orçamento, planejamento e controle de obras.

2019 - 2019

SÃO PAULO EMPREENDIMENTOS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário em Engenharia Civil, Carga horária: 30

Outras informações:
Elaboração de projeto arquitetônico, elétrico e hidrossanitário, orçamento, planejamento e controle de obras.

2020 - 2021

Fácil Soluções de Engenharia

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Sócio Diretor / Engenheiro Projetista, Carga horária: 20

Outras informações:
Elaboração e supervisão de projetos de engenharia (arquitetônico, estrutural, elétrico e hidrossanitário), orçamento de obras e regularização de imóveis.

2020 - 2020

LSS Design

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Engenheiro Civil, Carga horária: 44

Outras informações:
Elaboração de projetos elétricos e estruturais em concreto armado de residências de alto padrão.

2021 - Atual

Prefeitura de São Luís

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Superintendente de Obras, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão e fiscalização de contratos de obras e serviços de engenharia, como manutenção de prédios e logradouros públicos, construções de creches, escolas, unidades básicas de saúde, obras de arte especiais, praças e quadras de esportes.

2021 - 2021

Prefeitura de São Luís

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Fiscalização de Obras, Carga horária: 40

Outras informações:
Controle e fiscalização de obras, como praças, mercados, pontes e etc.; execução de obras de contenção em áreas de risco; e elaboração de orçamentos e análise de medições.