Charlles Brito Santos de Aquino
Farmacêutico-Bioquímico, graduado pela Universidade Ceuma - MA, Mestre pelo Programa de Saúde do Adulto (PPGSAD) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com projeto desenvolvido sobre o Envolvimento de papilomavírus humano (HPV) na carcinogênese de cabeça e pescoço nos hospitais para tratamento público de câncer do Estado do Maranhão, um estudo retrospectivo com base em dados de prontuários e análise de biologia molecular. Especialista em Oncologia pela Universidade Ceuma - MA, e Garantia e Controle de Qualidade Aplicado a Industria Farmacêutica pelo Instituto Racine SP. Atualmente Supervisor Corporativo de Farmácia Nacional da Empresa Rede D'Or Oncologia D'Or.
Informações coletadas do Lattes em 22/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Saúde do Adulto
2019 - 2021
Universidade Federal do Maranhão
Título: Envolvimento de Carcinoma Epidermóide de Cabeça e Pescoço em Pacientes com Papilomavírus Humano em São Luis MA, Ano de Obtenção: 2021
Flávia Castello Branco Vidal.
Especialização em andamento em Oncologia Multiprofissional
2016 - Atual
Universidade Ceuma
Título: Acompanhamento Farmacoterapêutico de pacientes com Mieloma Multiplo em uso de Carfilzomibe
Orientador: Ligia Maria Mendes Gonçalves
Especialização em Garantia e Controle de Qualidade Aplicado a Indústria Farmacêutica e de Cos
2017 - 2017
Instituto Racine
Título: Sem monografia
Orientador: Sem orientador
Graduação em Farmácia
2006 - 2010
Universidade Ceuma
Título: Estudo Fitoquímico e Biosensaio Toxicológico da Artênia Salina Leach em Extratos das Cascas do fruto da Laranjeira
Orientador: Paula Lauande
Formação complementar
2024 -
MBA em MBA Análise de Dados. (Carga Horária: 400h). , Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
2022 - 2023
Gestão de Pessoas. Liderança em Tempos de Incertezas. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2022 - 2022
Marcketing Digital. , ESCOLA SUPERIOR DE EMPREENDEDORISMO SEBRAE-SP, ESE SEBRAE-SP, Brasil.
2022 - 2022
Antineoplasicos Orais. , Aché Laboratórios Farmacêuticos, ACHÉ, Brasil.
2019 - 2019
Farmácia Clinica. (Carga horária: 80h). , Portal Educação, E, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Preparo de Medicamentos Antineoplasicos Injetáveis. (Carga horária: 8h). , Instituto Nacional do Câncer, INCA, Brasil.
2015 - 2016
Curso IPGN ? Iniciando um Pequeno Grande Negócio. , Serviço Barsileiro de Apoio as Micro e Pequena Empresas do Maranhão, SEBRAE/MA, Brasil.
2012 - 2012
Farmácia Hospitalar. , Portal Educação, E, Brasil.
2012 - 2012
farmácia Magistral. , Portal Educação, E, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Oncologia.
Participação em eventos
I SIMPÓSIO DE ONCOLOGIA - ONCOLOGIA D'OR UDI HOSPITAL. 2019. (Simpósio).
IV CONGRESSO DE ONCOLOGIA DO HOSPITAL SÃO DOMINGOS. 2019. (Congresso).
MEETING THE MINDS - ONCOLOGIA E HEMATOLOGIA. 2019. (Congresso).
3RD INTERNACIONAL WORKSHOP OF HPV-RELATED TUMOR. 2018. (Congresso).
Blue Line - Otimizando a gestão de clinicas. 2018. (Encontro).
Seminário de Oncologia - Oncologia de Forma Clara. 2018. (Seminário).
Congresso de Oncologia do Hospital São Domingos. 2016. (Congresso).
II Congresso de Oncologia do Hospital São Domingos. 2016. (Congresso).
II Simpósio da SOBRAFO - RJ. 2016. (Simpósio).
V Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA. 2016. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia ? SOBRAFO. 2016. (Congresso).
VI Summit de Enfermagem e Farmácia Oncológica. 2016. (Seminário).
Seminário SOBRAFO de Incorporações Tecnológicas. 2015. (Seminário).
XIX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica - SBOC. 2015. (Congresso).
IV Congresso de Farmácia Hospitalar em Oncologia do INCA. 2014. (Congresso).
Sábado da Dor. 2014. (Seminário).
VII Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia ? SOBRAFO. 2014. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Oncologia Clinica - SBOC. 2013. (Congresso).
II Congresso de Oncologia do Hospital Adenora Belo. 2012. (Congresso).
Orientou
Avaliação da Adesão Farmacoterapêutica ao tratamento com Tamoxifeno e Letrozol em Mulheres com Câncer de Mama; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Ceuma; Orientador: Charlles Brito Santos de Aquino;
Possíveis Ativos a serem utilizados em formulações na hidratação preventiva da síndrome mão-pé; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Charlles Brito Santos de Aquino;
Produções bibliográficas
-
AQUINO, C. B. S. ; VIDAL, F. C. B. . Prevalence of HPV genotypes and assessment of their clinical relevance in laryngeal squamous cell carcinoma in a northeastern state of Brazil?a retrospective study. PeerJ , v. 13684, p. 9, 2022.
-
AQUINO, C. B. S. . Capecitabina - Orientações de Tratamento ORAL. Revista Ciência e Experiência, 01 maio 2024.
-
AQUINO, C. B. S. ; VIDAL, F. C. B. . ENVOLVIMENTO DO PAPILOMAVIRUS HUMANO (HPV) EM CARCINOMA EPIDERMOIDE DE CABEÇA E PESCOÇO EM HOSPITAIS DE CÂNCER DE SÃO LUIS MARANHÃO. In: III WORKSHOP DE DOENÇAS CRÔNICAS E NEGLIGENCIADAS, 2019, São Luís. III WORKSHOP DE DOENÇAS CRÔNICAS E NEGLIGENCIADAS, 2019.
-
AQUINO, C. B. S. ; SANTOS, E. M. S. ; VIANA, J. F. C. . AVALIAÇÃO DA ADESÃO FARMACOTERAPÊUTICA AO TRATAMENTO COM TAMOXIFENO EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA. In: V CONGRESSO DA SAÚDE E BEM-ESTAR, 2017, SÃO LUIS. ANAIS DO V CONGRESSO DA SAÚDE E BEM-ESTAR, 2017.
-
AQUINO, C. B. S. . Simpósio Farmacêutico - Instituto Taubaté de Ensino Superior. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
AQUINO, C. B. S. . Técnicas de Administração DeoDecapeptyl - Laboratório Ache. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AQUINO, C. B. S. . A Atuação do Farmacêutico na Oncologia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AQUINO, C. B. S. . Palestra Medicamentos e Tratamento Oncológico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AQUINO, C. B. S. . O Papel do Farmacêutico na Terapia Oncológica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AQUINO, C. B. S. . O Papel do Farmacêutico na Oncologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AQUINO, C. B. S. . O Farmacêutico Clinico Oncológico na Segurança do Paciente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AQUINO, C. B. S. . A Profissão Farmacêutica (Palestra Motivacional). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AQUINO, C. B. S. . Um Universo Chamado Farmácia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
AQUINO, C. B. S. . I Simpósio de Farmácia Clínica: O papel do Farmacêutico Clínico na Segurança do Paciente. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Envolvimento do Papilomavírus Humano (HPV) na Progressão de Lesões Papilomatosas e Malignas de Cabeça e Pescoço em Pacientes do Estado do Maranhão, Descrição: Os estudos em relação a presença das variantes dos HPV 16 e HPV 18 no Brasil ainda são escassos (Villa et al., 2000; Sichero et al., 2007; Sichero et al., 2012; Freitas et al., 2014). O interesse neste tópico vem crescendo muito nos últimos anos, tendo em vista o possível papel de determinadas variantes na história natural da infecção e possíveis variações no prognóstico dos carcinomas em diferentes estágios de evolução. Mesmo em trabalhos realizados no mundo, muitas destas questões permanecem ainda não esclarecidas e muitos achados são contraditórios, tornando fundamentais novas e contínuas abordagens a cerca desse tema. Evidências sugerem que variantes de um mesmo tipo de HPV podem interferir biologicamente e etiologicamente no desenvolvimento do câncer, ou seja, no potencial infectivo do vírus, na persistência em longo prazo, no desenvolvimento de lesões precursoras e por fim, no processo invasivo das células contendo HPV (Cornet et al., 2013; Mammmas et al., 2014; Mendes de Oliveira & Levi, 2016). A importância clínica do HPV no câncer de cabeça e pescoço ainda é bastante discutida. Segundo estudos, o HPV parece estar envolvido principalmente na tumorigênese dos carcinomas orofaríngeos e esofágicos (Nowinska et al., 2017). O número de estudos realizados para analisar a presença do HPV em lesões malignas e pré-malignas na população maranhense estão crescendo (Nunes et al., 2014; Vidotti et al., 2014; de Sousa et al., 2015; Guimarães et al., 2017; Nascimento et al., 2018), porém ainda não há dados sobre lesões de cabeça e pescoço. Uma vez que a vacina previne especificamente apenas alguns tipos de HPV, especialmente os tipos -6, -11, -16 e -18, o conhecimento da distribuição dos tipos de HPV no estado do Maranhão seria de extrema importância para avaliação do impacto da vacina na população. Este trabalho tem por objetivo analisar o papel do papilomavírus humano na progressão de lesões papilomatosas e lesões malignas de cabeça e pescoço em pacientes de São Luís, Maranhão. Além disso, descrever o perfil sociodemográfico da população de estudo; Avaliar a prevalência da infecção pelo HPV nas lesões malignas e benignas; Descrever os tipos mais prevalentes do vírus; Descrever as variantes dos HPV 6, 11, 16 e 18 encontradas nas lesões; Correlacionar a presença, o tipo e a variante do HPV com as características clínicas e histopatológicas dos tumores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Charlles Brito Santos de Aquino - Coordenador / Iagho José Lima Diniz - Integrante / Flávia Castello Branco Vidal - Integrante / Ana Maria Almeida Silva Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro de Oncologia Médica, Centro de Oncologia Médica Ltda., Avenida Professor Carlos Cunha, Jaracaty, 65076820 - São Luís, MA - Brasil, Telefone: (98) 32133600, Ramal: 3616, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Centro de Oncologia MédicaVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Farmacêutico
2014 - 2015
HOSPITAL SÃO DOMINGOSVínculo: Farmacêutico, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 24
2011 - 2012
ExtrafarmaVínculo: Farmacêutico, Enquadramento Funcional: Assistência Farmac6eutica, Carga horária: 40
2010 - 2011
Azevedo Barros Farmácia do Trabalhador do BrasilVínculo: Farmacêutico, Enquadramento Funcional: Assistência Farmacêutica, Carga horária: 44
2010 - 2010
Muniz Laboratórios LtdaVínculo: Farmacêutico, Enquadramento Funcional: Análises Clínicas, Carga horária: 40
2018 - 2018
HOSPITAL DE CÂNCER TARQUÍNIO LOPES FILHOVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor da disciplina de Quimioterapia, Carga horária: 20
2024 - Atual
Rede D'OR São Luiz S.A.Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor Corporativo de Farmácia, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Charlles Brito Santos de Aquino e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?