Filipe Cazuza Cavalcanti

Graduando em Engenharia de computação, entusiasta tanto em software quanto em hardware. Tenho como principal área de pesquisa atualmente engenharia de software, sistemas embarcados e visão computacional

Informações coletadas do Lattes em 22/12/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em engenharia de computação

2016 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Ifpb

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Escola Professor Manuel de Queiroz

Formação complementar

2015 - 2015

Auxiliar de Escritório, Atendimento ao cliente Promotor de vendas. (Carga horária: 12h). , Dinamica cursos, DMC, Brasil.

2015 - 2015

Telemarkting, Telefonista, recepcionista. , Dinamica cursos, DMC, Brasil.

2014 - 2015

montagem e manutenção de computadores. (Carga horária: 120h). , fox line imformatica, FXLN, Brasil.

2013 - 2014

operador de micro computadores. (Carga horária: 120h). , fox line imformatica, FXLN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Produções bibliográficas

  • SANTOS, K. F. ; CAVALCANTI, F. C. ; ALBUQUERQUE, L. S. . Extraindo Vocabulário de Sistemas Digitais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Protótipo de um equipamento para exames cardiológicos, Descrição: Desde sua criação no início do século passado por Willem Einthoven, o eletrocardiograma (ECG) se tornou rapidamente como um dos principais exames utilizados e propagados na prática da clínica médica. Por meio do ECG é possível obter informações relevantes não apenas para as doenças do coração, mas também, para diversos quadros sistêmicos (REIS et al., 2013). A ampla utilização desse exame é associada ao baixo custo e simplicidade de realização, mantendo a relevância no diagnóstico de doenças cardiovasculares, essas cardiopatias são responsáveis por mais de 30% das mortes no mundo (WORLD, 2016). O equipamento proposto inova na coleta de alta precisão da rítmica cardíaca, capaz de realizar os exames de eletrocardiograma de repouso e de esforço, Holter e Looper. O médico especialista poderá acessar esses exames por meio da telemedicina utilizando um dispositivo portátil conectado à Internet. Por exemplo, durante a realização dos exames o médico especialista, que não esteja presente, poderá interagir com o sistema de forma a acompanhar o paciente remotamente, em tempo real, por intermédio de um dispositivo portátil conectado à Internet. Desta forma, regiões menos favorecidas, onde tradicionalmente, o quantitativo de médicos especialistas é menor, um agente de saúde poderá realizar o exame e o médico acompanhará o procedimento remotamente. Neste contexto, uma clínica médica, posto de saúde, hospital ou alguma unidade de saúde afastada de centros urbanos, poderá diversificar e ampliar o volume de exames cardíacos, evitando que os pacientes tenham que se deslocar de sua região para a realização desses exames. A redução do custo do equipamento é proporcionada devido à utilização de dispositivos portáteis que são comumente utilizados em centros de diagnósticos e por profissionais da área de saúde. Neste caso, um médico cardiologista que possua um smartphone, poderá adquirir apenas o dispositivo básico e utilizar o navegador web do seu smartphone para operacionalizar o equipamento in loco ou remotamente. Este conjunto de características faz com que a produtividade e a qualidade no processo de diagnóstico do médico cardiologista aumentem exponencialmente, em regiões desfavorecidas, acabando assim com o principal gargalo da detecção precoce de arritmias cardíacas e infartos (TELEMEDICINA, 2018). Com base no protótipo desenvolvido, em fase futura, em parceria com instituições públicas/privadas, almeja-se o refinamento e validação do produto e o registro junto aos órgãos competentes para que possa ser comercializado.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Filipe Cazuza cavalcanti - Integrante / George Silveira Sobral - Coordenador / Alberto da Silva Felix - Integrante.

  • 2018 - Atual

    OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE BOMBEAMENTO COM MÚLTIPLOS ARRANJOS DAS BOMBAS HIDRÁULICAS E DOS PAINÉIS FOTOVOLTAICOS, Descrição: OBJETIVOS Obter informações inovadoras do comportamento de sistemas de bombeamento com associações em série e em paralelo alimentados por energia solar fotovoltaica com painéis em associação elétrica. Objetivo geral Avaliar o desempenho hidráulico, energético e econômico de sistemas de bombeamento de água alimentado com painéis fotovoltaicos em associação na Cidade de Campina Grande-PB. Objetivos específicos Obter a curvas características das associações das bombas hidráulicas em série e em paralelo; Avaliar o desempenho energético do painel solar individualmente; Avaliar o desempenho energético dos painéis solares associados em série e em paralelo; Analisar o desempenho do hidráulico e energético do sistema de bombeamento; Avaliar a viabilidade econômica do sistema em diferentes associações de bombas e de painéis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Filipe Cazuza cavalcanti - Coordenador / Kennedy Flavio Meira de Lucena - Integrante / Leonardo Silva de Souza - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Sistema de Monitoramento de Vagas de Estacionamento Utilizando Visão Computacional, Descrição: Com o crescente desenvolvimento das regiões urbanas, e consequentemente o aumento da frota automotiva, vários são os problemas ocasionados para a população, como congestionamentos, poluição ambiental e sonora, falta de espaços, entre outros. Estacionamentos ?inteligentes? foram uma das primeiras soluções para diminuir o congestionamento nas grandes cidades (GALLIVAN, 2011; HIRAHARA; IKEUCHI, 2003). Diferentes soluções foram implementadas e com o avanço nas pesquisas notou-se que alguns sistemas baseados no sensoriamento de cada vaga (basicamente um sensor em cada vaga de estacionamento) torna-se inviável quando aplicado em larga escala, devido ao elevado custo de implementação e manutenção (SEVILLANO; MARMOL; FERNANDEZ-ARGUEDAS, 2014). Justifica-se a importância dessa proposta de pesquisa por trazer uma abordagem usando visão computacional para o monitoramento de vagas de estacionamento com o intuito de reduzir custos, uma vez que câmeras podem captar imagens de grandes áreas e com isso o monitoramento de um conjunto de vagas pode ser feito com um único equipamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Filipe Cazuza cavalcanti - Coordenador / Moacy Pereira Da Silva - Integrante / Leonardo Silva de Souza - Integrante / Fagner de Araujo Pereira - Integrante / JONATHAS JERÔNIMO BARBOSA - Integrante.

  • 2018 - Atual

    OTIMIZAÇÃO DA CURVA GRANULOMÉTRICA DA MISTURA DE AGREGADOS PARA CONCRETO ECO EFICIENTE, Descrição: A otimização da mistura dos agregados no concreto é uma importante ferramenta para dosagens de concretos eco eficientes, visto que o empacotamento das partículas reduz significativamente o consumo de cimento nos traços de concreto. O desenvolvimento de uma ferramenta computacional para auxiliar a mistura dos agregados contribuirá significativamente com pesquisas posteriores na área de concretos eco eficientes, pois resolvido o problema de otimizar as misturas, serão investigadas outras variáveis relacionadas ao esqueleto granular na dosagem desses concretos. Esta pesquisa reforça as ações de sustentabilidade na indústria da construção, uma vez que as demandas cada vez maiores de materiais à base de cimento nos países em desenvolvimento provocam um aumento significativo da porcentagem das emissões globais de CO2 da indústria do cimento.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Filipe Cazuza cavalcanti - Coordenador / JONATHAS JERÔNIMO BARBOSA - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Equipamento multifuncional para exames cardiológicos, Descrição: Os equipamentos para exames médicos que estão disponíveis no mercado possuem alto valor agregado, variando de R$ 3.000,00 a R$ 12.000,00 dos modelos mais simples aos mais sofisticados respectivamente. Muitos são desenvolvidos para realizar um único tipo de exame e a grande maioria não possuem o conceito de telemedicina implementado nos equipamentos. O projeto tem como objetivo final desenvolver um equipamento que seja capaz de realizar 5 exames cardiológicos, que possa ser operado remotamente e que possua um custo acessível. O equipamento proposto inova na coleta de alta precisão da rítmica cardíaca por meio de um aparelho multifuncional, capaz de realizar os exames de eletrocardiograma de repouso, eletrocardiograma de esforço, looper, holter e monitoramento cardíaco. O médico especialista poderá acessar esses exames por meio da telemedicina utilizando um dispositivo portátil conectado à Internet. Por exemplo, durante a realização dos exames de looper e holter, o médico especialista, que não esteja presente, poderá interagir com o sistema de forma a acompanhar o paciente remotamente, em tempo real, por intermédio de um dispositivo portátil conectado à internet. Tal equipamento poderá ampliar e tornar os exames preventivos em cardiologia acessível no Brasil. Este conjunto de características faz com que a produtividade e a qualidade no processo de diagnóstico do médico cardiologista aumentem exponencialmente, em regiões desfavorecidas, acabando assim com o principal gargalo da detecção precoce de arritmias cardíacas e infartos. Com base no protótipo que será desenvolvido, em fase futura, em parceria com iniciativa privada, almeja-se o refinamento e validação do produto e o registro junto aos órgãos competentes para que possa ser comercializado. Desta forma, regiões menos favorecidas, onde tradicionalmente, o quantitativo de médico especialista é menor, um agente de saúde poderia realizar o exame e o médico acompanharia o procedimento remotamente. Neste contexto, uma clínica médica, posto de saúde, hospital ou alguma unidade de saúde afastada de centros urbanos, poderá diversificar e ampliar o volume de exames cardíacos, evitando que paciente tenham que se deslocar de sua região para a realização desses exames.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Filipe Cazuza cavalcanti - Integrante / George Silveira Sobral - Coordenador / Leandro de Souza Albuquerque - Integrante / Caio Fernandes Gabi - Integrante / Alberto da Silva Felix - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2017 - Atual

    Equipamento Multifuncional Para Exames Cardiológicos, Descrição: Trata-se de um co-projeto de hardware e software com conceitos de telemedicina, de baixo custo, capaz de realizar 5 (cinco) exames cardiológicos, sendo eles: Holter; Looper, Monitoramento Cardíaco; ECG de esforço; ECG de repouso. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Filipe Cazuza cavalcanti - Coordenador / George Silveira Sobral - Integrante / Leandro de Souza Albuquerque - Integrante / Caio Fernandes Gabi - Integrante / Alberto da Silva Felix - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Equipamento Multifuncional Para Exames Cardiológicos, Descrição: Trata-se de um co-projeto de hardware e software com conceitos de telemedicina, de baixo custo, capaz de realizar 5 (cinco) exames cardiológicos, sendo eles: Holter; Looper, Monitoramento Cardíaco; ECG de esforço; ECG de repouso. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Filipe Cazuza cavalcanti - Coordenador / George Silveira Sobral - Integrante / Leandro de Souza Albuquerque - Integrante / Caio Fernandes Gabi - Integrante / Alberto da Silva Felix - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Equipamento Multifuncional Para Exames Cardiológicos, Descrição: Trata-se de um co-projeto de hardware e software com conceitos de telemedicina, de baixo custo, capaz de realizar 5 (cinco) exames cardiológicos, sendo eles: Holter; Looper, Monitoramento Cardíaco; ECG de esforço; ECG de repouso. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Filipe Cazuza cavalcanti - Coordenador / George Silveira Sobral - Integrante / Leandro de Souza Albuquerque - Integrante / Caio Fernandes Gabi - Integrante / Alberto da Silva Felix - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Ifpb

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - 2016

SpeedyBel Telecomunicações

Vínculo: funcionario, Enquadramento Funcional: técnico em imformatica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalhei na empresa SpeedyBel Telecomunicações como técnico em informatica focado na área de redes de computadores.

2014 - 2015

fox line imformatica

Vínculo: estagio de professor, Enquadramento Funcional: professor de manutenção, Carga horária: 4

2018 - 2018

CTIS Tecnologia - Matriz

Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor trainee, Carga horária: 20

2019 - 2020

Sogo

Vínculo: Desenvolvedor, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Pleno, Carga horária: 40

2020 - Atual

Nova Tendência

Vínculo: Desenvolvedor, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Pleno, Carga horária: 40