Tarcísio Rodrigues Puggian

Especialista em Comunicação e Marketing (IBMR), Graduado em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto (PUC-Rio). Atualmente atua como Servidor Público na Universidade Estadual de Goiás na área de Comunicação, onde desenvolve projetos de comunicação visual para divulgação acadêmica. Durante 6 anos atuou como docente na FAETEC-RJ nas áreas de design e informática. Sua trajetória profissional contempla o design como ferramenta de transformação socioambiental e educacional.

Informações coletadas do Lattes em 18/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Comunicação e Marketing

2021 - 2022

IBMR
Título: Desenvolvimento de Projeto de Experiência

Graduação em Desenho Industrial

2014 - 2018

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2003

Colegio Estadual de Magé

Formação complementar

2024 - 2024

Caminhos da Criatividade. (Carga horária: 8h). , Escola de Governo - Goiás, ESCOLA DE GOVERN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.

Outras produções

PUGGIAN, T. R. . Identidade Visual do Fórum Juventude e Cidadania. 2018. Computação Gráfica.

PUGGIAN, T. R. . Identidade Visual do Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação. 2018. Computação Gráfica.

PUGGIAN, T. R. . Sinalização Visual do Festival Halleluya. 2017. Computação Gráfica.

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2019

    Baixada das águas: conflitos ambientais, educação e políticas públicas na região hidrográfica da Baía de Guanabara, Descrição: O objetivo deste projeto é investigar os conflitos socioambientais relacionados ao complexo fluxo das águas na Região Hidrográfica da Baia de Guanabara (RHBG), identificando as estratégias desenvolvidas pelas próprias comunidades para garantir o acesso à água potável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tarcísio Rodrigues Puggian - Coordenador / Guilherme Ribeiro de Souza - Integrante / Cleonice Puggian - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2019

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2018

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 30

Outras informações:
Desenvolvimento a aplicação de aulas sobre Comunicação Visual, Teoria da Cor, Tipografia e Tratamento de imagens, Illustrator, Photoshop e Indesign entre outros tópicos relativos à área.

2021 - 2023

RIOSOLIDÁRIO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 40

Outras informações:
Planejamento e desenvolvimento de peças gráficas impressas e digitais para campanhas e eventos, além de auxílio na organização de estratégias e ações para a instituição.

2023 - Atual

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Gestão Governamental, Carga horária: 40

Outras informações:
Planejamento e desenvolvimento de materiais de comunicação visual para campanhas e eventos, além de auxílio na organização de estratégias de comunicação e marketing para a instituição.