Luciléa Alves Saramago

Enfermeira com sólida experiência em saúde e gestão, atualmente atuo como Especialista de Produtos em empresa fornecedora de materiais e equipamentos médico-hospitalares e Responsável Técnica, conduzindo treinamentos para equipes hospitalares no manuseio de equipamentos e utilização de insumos, além de auxiliar na elaboração de protocolos institucionais e realizar análises de custo-benefício para otimização de recursos, apresentações estratégicas para diversos públicos, desde diretorias, focando em vantagens econômicas, até equipes de engenharia clínica, médicas e de enfermagem, abordando benefícios tecnológicos e soluções assistenciais diretas alinhadas à segurança do paciente, normativas vigentes, processos de acreditação e auditoria. Minha expertise abrange a análise de editais para processos licitatórios, elaboração de peças processuais como pedidos de esclarecimento e impugnações, e acompanhamento de todas as fases licitatórias, incluindo a produção de recursos e o acompanhamento da execução contratual. Graduada em Enfermagem, com especializações em Licitações e Contratos, Gestão de Serviços em Neonatologia e Pediatria, Auditoria de Serviços de Saúde e Auditoria Ética e Compliance. Atualmente, cursando mestrado em Gestão da Saúde, Lean Healthcare, Qualidade e Inovação. Previamente, dediquei mais de 22 anos ao serviço público como Técnica de Enfermagem, com atuação direta na assistência a pacientes em Emergência (3 anos), UTI Adulto (9 anos) e UTI Neonatal (10 anos). Nesse período, participei ativamente de diversas comissões internas e, nos últimos dois anos, atuei no setor de Planejamento e Dimensionamento de Estoque, gerenciando a compra de insumos hospitalares, formulando descritivos e editais de compra, acompanhando processos e julgando itens e a execução de contratos.

Informações coletadas do Lattes em 21/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Gestão da Saúde Lean Healthcare, Qualidade e Inova

2025 - Atual

Harold Gillies University
Orientador:;

Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

2024 - 2025

Unisepe Uniao das Instituicoes de Servico, Ensino e Pesquisa
Título: Não obrigatório
Orientador: Não obrigatório

Especialização em Especialização Auditoria em Serviços de Saúde

2023 - 2024

DNA Pós-Graduação
Título: Não obrigatório
Orientador: Não obrigatório

Especialização em AUDITORIA, ÉTICA E COMPLIANCE NA SAÚDE

2021 - 2023

Faculdade Iguaçu
Título: Não obrigatório
Orientador: Não obrigatório

Especialização em Gestão dos Serviços de Enfermagem em Neonatal e Pediatria

2017 - 2018

Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras
Título: Posicionamento Terapêutico do Recém-Nascido Pré-Termo: Elaboração de POP
Orientador: Lilian Abreu

Graduação em Enfermagem

2006 - 2011

CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS
Título: Auditoria de Enfermagem: O Papel do Enfermeiro Auditor
Orientador: Carolina Saiberth Carfesan

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem na Gestão e Gerenciamento.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: LICITAÇÕES E CONTRATOS.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Auditoria.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Terapia Intensiva Neonatal.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Terapia Intensiva Adulto.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

ATUA MED MATERIAL MÉDICO HOSPITALAR LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermagem

2002 - 2022

Hospital de Clínicas de Uberlândia/Ebserh, HC-UFU/Ebserh

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermagem, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação na assistência direta a pacientes, nos setores de emergência por três anos, UTI adulto por nove anos, UTI neonatal por dez anos, também em sala de parto e no setor de planejamento e dimensionamento de estoques, atuando com com as compras dos insumos hospitalares, formulando descritivos, editais de compras, acompanhando processos, realizando julgamento de itens, acompanhando a execuçãodoscontratos.

2005 - 2007

SA Aiuditoria Técnica Hospitalar

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermagem, Carga horária: 40

Outras informações:
Auditoria técnica de contas hospitalares para várias operadoras de saúde, análise de custos e otimização dos gastos.