MARIANA GAMA E SILVA

Acadêmica do 8º período do curso de Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi voluntária do projeto: Gestão da Rede Socioassistencial, Condições de Trabalho e Perfil das Equipes de Referência no Estado do Rio Grande do Norte capacitados no Programa CAPACITASUAS/ UERN-2014. Também Integrante do núcleo de estudos da mulher Simone de Beauvoir (NEM).

Informações coletadas do Lattes em 06/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Serviço Social

2013 - 2017

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: A voz das mulheres: a Lei Maria da Penha em suas vidas
Orientador: Fernanda Marques de Queiroz

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio Nossa senhora da Conceição

Formação complementar

2017 - 2017

Violência sexual contra criança. (Carga horária: 26h). , Learncafe Ensino Online Eireli-Me, LEO, Brasil.

2017 - 2017

Dailogando Sobre a Lei Maria da Penha turma 01A. (Carga horária: 60h). , Intituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

"III Seminário sobre a Pessoa Idosa". 2016. (Seminário).

II Semana do (a) Fera da FASSO/UERN. 2016. (Outra).

I Seminário Estadual Serviço Social e Direitos Sociais. 2016. (Seminário).

Oficina [EU FAÇO BONITO]. 2015. (Oficina).

X Conferência Municipal de Assistência Social de Apodi. 2015. (Outra).

XXXVIII Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social-ERESS. 2015. (Encontro).

"Serviço Social na Educação: O que é? O que faz?. 2014. (Outra).

Produções bibliográficas

  • FREIRE, F. T. F. ; MEDEIROS, M. H. ; PINTO, M. G. ; SILVA, M. G. . 'REEDUCAÇÃO DE HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES: experiências no Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher-Mossoró-RN. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Gestão da rede socioassistencial, condições de trabalho e perfil das equipes de referencia nos município do Estado do Rio Grande do Norte capacitados no Programa CAPACITASUAS UERN 2014, Descrição: Descrição: A proposta tem como finalidade desenvolver um processo investigativo acerca das estratégias de gestão da rede socioassistencial, condições de trabalho e perfil das equipes de referencia nos município do Estado do Rio Grande do Norte capacitados no Programa CAPACITASUAS UERN 2014. Este compreende um momento de aproximação da Faculdade de Serviço Social/UERN aos sujeitos que participaram do processo de efetivação da política de capacitação permanente dos trabalhadores da assistência social, demandada pelo Ministério de Desenvolvimento e Combate a Fome (MDS) efetivada pela Faculdade de Serviço Social e Pró-reitora de Extensão. É uma pesquisa que avaliará a capacidade instalada nos municípios, as potencialidades e as dificuldades de efetivação da política municipal de assistência social, bem como viabilizará a identificação dos espaços de atuação dos egressos do curso de serviço social no RN. Portanto, compreende um momento impar em que um programa de extensão universitária impulsiona a efetivação do processo investigativo, já que gerou também a necessidade de ofertar disciplina na graduação possibilitando a aproximação de discentes de graduação aos conteúdos ministrados no CAPACITASUAS, no qual se promoveu a capacitação dos gestores e trabalhadores da assistência social. É sem dúvida um momento de materialização das funções básicas da universidade (ensino, pesquisa e extensão) e de produção de conhecimento já que a assistência social é objeto de estudo e de atuação do assistente social, portanto espaço sócio-ocupacional em que egressos do curso de serviço social da UERN atuam. Esta proposta será desenvolvida em dois anos, nos municípios em que foi desenvolvido o CAPACITASUAS UERN 2014, cujo procedimento metodológico será a pesquisa documental e de campo, associado a revisão de literatura que fundamentará a análise de conteúdo. A equipe de pesquisadores será composta por professoras e discentes da UERN, bem como teremos colaboradoras externas egressas da FASSO/UERN que participaram do programa, estimulando aproximação e efetivação das praticas investigativa e de formação em nível de graduação e de pós-graduação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Dariana Maria Silvino - Coordenador / Suzaneide Ferreira da Silva Menezes - Integrante / Márcia da Silva Pereira Castro - Integrante / Gilcélia Batista de Góis - Integrante / Joana D´arc Lacerda Alves Felipe - Integrante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Mariana Gama e Silva - Coordenador / Dariana Maria Silvino - Integrante / Suzaneide Ferreira da Silva Menezes - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Faculdade de Servico Social. , Rua Desembargador Dionísio Filgueira, Centro, 59610090 - Mossoró, RN - Brasil, Telefone: (84) 33152210

Experiência profissional

2015 - 2017

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional: