Ceila Matheus Tavares

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (2003) e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho de São Paulo ? SP (2008). Especialização em Psicopedagogia Educacional pela FACULDADE DE ITÁPOLIS de Itápolis - SP (2011).Mestranda em Educação pela Universidade de Araraquara (2018). Professora efetiva da EE João Gomieri Sobrinho em Palmares Paulista,SP.

Informações coletadas do Lattes em 13/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Processos de Ensino, Gestão e Inovação

2018 - Atual

Universidade de Araraquara
Título: Sobre o Ensino da Matemática na Educação Básica: um estudo bibliográfico a partir de publicações da ANPEd, Ano de Obtenção:
Orientador: Profa.Dra. Maria Betanea Platzer
Coorientador: .. Palavras-chave: Matemática; Revisão bibliografica; Educação Básica; ANPEd.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

2016 - 2017

Instituição de Ensino São Francisco
Título: ALFABETIZAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO
Orientador: PAOLA KIARA GUERREIRO

Especialização em Especialização em Psicopedagogia Educacional

2010 - 2011

FACITA - Faculdade de Itápolis
Título: DIFICULDADES NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM
Orientador: Iara Silvia Arfelli Martins

Graduação em Ciências Biológicas

2014 - 2015

Universidade Metropolitana de Santos

Graduação em Pedagogia

2007 - 2009

Universidade Nove de Julho

Graduação em Matemática

2000 - 2003

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva
Orientador: Dr. Euripedes Alves da Silva

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Teoria dos Números.

Participação em eventos

A indisciplina no Ensino Fundamental II ? superando uma escola de aparências. 2018. (Outra).

Aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara - UNIARA.Palestra "Ensino Médio e Juventude". 2018. (Outra).

Ciclo de Palestras do Programa de Pós-graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.Ciclo de Palestras. 2018. (Outra).

Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2018. (Congresso).

I Ciclo de Palestras do Programa de Pós-graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.I Ciclo de Palestras. 2018. (Outra).

Observação de qualificação/defesa de tese -Helena Silva de Oliveira. 2018. (Outra).

Observação de qualificação/defesa de tese - Juliana Duarte Oliveira. 2018. (Outra).

V ENPE - ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO.Sobre o ensino da matemática na educação básica: Um estudo bibliográfico a partir de publicação da ANPEd. 2018. (Encontro).

XIII Congresso de Iniciação Científica da Uniara. Sobre o ensino da matemática na educação básica: Um estudo bibliográfico a partir de publicação da ANPEd. 2018. (Congresso).

XXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Pavimentações e Caleidoscópios Virtuais por meio do Cabri-Géomètre II. 2003. XXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Pavimentações e Caleidoscópios Virtuais por meio do Cabri-Géomètre II. 2003. 2003. (Congresso).

XIV Semana da Matemática e Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Matemática. XIV Semana da Matemática e Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Matemática. 2002. (Congresso).

Ciclo de Oficinas Pedagógicas. 2001..Ciclo de Oficinas Pedagógicas. 2001. (Oficina).

IV Semana da Matemática. 2001. IV Semana da Matemática. 2001. (Congresso).

III Semana da Matemática. 2000.. III Semana da Matemática. 2000. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • TAVARES, C. M. ; PLATZER, M. B. . Sobre o ensino da matemática na educação básica: Um estudo bibliográfico a partir de publicação da ANPEd. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TAVARES, C. M. ; PLATZER, M. B. . Sobre o ensino da matemática na educação básica: Um estudo bibliográfico a partir de publicação da ANPEd. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, S. T. ; TAVARES, C. M. ; CASAGRANDE, P. ; LOURENCO, M. L. ; FERNANDES, J. P. ; SILVA, E. A. . Pavimentações e Caleidoscópios virtuais por meio do Cabri Géomètre II. 2003.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, C. M. ; CASAGRANDE, P. ; LOURENCO, M. L. ; FERNANDES, J. P. ; ALMEIDA, S. T. . Pavimentações e Caleidoscópios Virtuais por meio do Cabri-Géomètre II. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAVARES, C. M. ; CASAGRANDE, P. ; LOURENCO, M. L. ; SILVA, E. A. ; FERNANDES, J. P. ; TAVARES, C. M. . Geometria das Transformações para o Ensino Fundamental. 2002.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Sobre o Ensino da Matemática na Educação Básica: um estudo bibliográfico a partir de publicações da ANPEd, Descrição: Consideramos que a Educação Básica deverá proporcionar aos alunos autonomia e criticidade em relação a práticas competentes e significativas de habilidades com o conteúdo de Matemática. Diante desse contexto, o presente trabalho, que está em processo de realização, visa a investigar estudos publicados na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), nos anos de 2008 a 2017, que versam sobre o conteúdo de Matemática, verificando como essa área do conhecimento está sendo estudada por pesquisadores na atualidade de nossa sociedade. Para tanto, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico, buscamos conhecer e analisar as contribuições científicas disseminadas especialmente no Grupo de Trabalho intitulado Educação Matemática, GT-19, que integra a ANPEd. Para o desenvolvimento e mapeamento dos trabalhos, utilizamos inicialmente alguns descritores contemplados nas publicações investigadas, como: Matemática, aprendizagem, Educação Básica, professor e aluno. Os textos selecionados serão organizados e analisados a partir da definição de eixos temáticos a serem elaborados após a finalização dessa primeira etapa do estudo. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para debates e estudos acerca do ensino de Matemática pelos alunos que frequentam a Educação Básica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Ceila Matheus Tavares - Coordenador / Maria Betanea Platzer - Integrante / DIRCE CHARARA MONTEIRO - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • ESCOLA ESTADUAL JOAO GOMIERI SOBRINHO, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. , Rua Aurora,70, Cohab II, 15828000 - Palmares Paulista, SP - Brasil, Telefone: (17) 35871137

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade de Araraquara

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2017

Escola Estadual João Gomieri Sobrinho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2011

Escola Estadual João Gomieri Sobrinho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR II, Carga horária: 40

2006 - 2009

Escola Estadual João Gomieri Sobrinho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR II, Carga horária: 40

2005 - 2005

Escola Estadual João Gomieri Sobrinho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - Atual

EE Nicola Mastrocola

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Prefeitura Municipal de Catanduva

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 25

2013 - 2014

EMEI Padre Simon Aspeitaz Peres

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Educação Infantil, Carga horária: 25

2014 - 2015

Escola Municipal Marisa Aparecida Vera Dervelan

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Bercarista, Carga horária: 25

2016 - 2016

Escola Municipal Waldemar Martins Aydar

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 20