Mariany Silva Gomes de Araújo
Doutoranda no Departamento de História da Arte da Unifesp, bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela FIAM-FAAM e mestre em História da Arte também pela Unifesp. Atualmente, minha pesquisa investiga a tendência neobarroca que se apresenta não apenas como uma questão visual/estética, mas como categoria filosófica e política que informa uma arquitetura contemporânea dita "global". A pesquisa pretende analisar as obras selecionada em suas especificidades e em suas semelhanças e referências contextuais, para assim trazer à tona um regime escópico barroco que, entende-se, subjaz nestas produções.
Na pesquisa de mestrado, investiguei como o trabalho do estúdio de arquitetura Diller Scofidio+Renfro, sediado em Nova York, se relaciona com o do artista europeu Olafur Eliasson, principalmente quanto à forma que ambos tratam o espaço a partir do entrelaçamento da arquitetura com a arte imersiva. A pesquisa conseguiu demonstrar como tal espacialidade é permeada por fatores que ultrapassam o mero entretenimento, refletindo sobre o impacto dos espaços edificados em nossa percepção da informação, na produção de conhecimento, nos arranjos sociais atuais e em questões políticas que foram, em diferentes níveis, representados alegoricamente nessas instalações artísticas e arquitetônicas. Esta dissertação foi indicada para o prêmio do Departamento de História da Arte da Universidade no ano da sua defesa (2020).
Atividades extracurriculares: participo atualmente dos grupos de pesquisa- Grupo MAAR- Mídias, Afetos, Artes e Resistências, vinculado à Unifesp, com foco em estudos da Imagem e Cultura Visual e coordenado pela Prof. Yanet Aguilera; Grupo Warburg e Renascimentos, vinculado à Unifesp, coordenado pelo Prof. Cássio Fernandes; Grupo de Estudo de Experiência e Mística, vinculado à PUC-SP, coordenado pela Prof. Maria José Amaral, e Grupo de Estudos de Walter Benjamin, desenvolvido com discentes vinculados ao Departamento de Filosofia da USP. Participo também da Comissão do VII Encontro de Pesquisas de História da Arte da Unifesp (VII EPHA), da comissão da ?Revista Imagem?, do Departamento de História da Arte da Unifesp, e participei como representante discente da comissão interna para o promoção de equidade racial no processo seletivo do Departamento de História da Arte em 2022.
Profissionalmente, atuei por sete anos com projetos de arquitetura em parceria com escritórios brasileiros e internacionais. Tenho o português como língua nativa, proficiência em inglês e espanhol e conhecimentos básicos em italiano e francês.
Informações coletadas do Lattes em 09/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em História da Arte
2021 - Atual
Universidade Federal de São Paulo
Título: O valor do opaco - como as imagens iluminam uma intepretação possível à arquitetura contemporânea
Virginia Gil Araujo.
Mestrado em História da Arte
2018 - 2020
Universidade Federal de São Paulo
Título: Contornos imateriais - o espaço contemporâneo nas obras de Olafur Eliasson e Diller Scofidio+Renfro, Ano de Obtenção: 2020
Pedro Fiori Arantes.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2006 - 2011
FIAM-FAAM Centro Universitário
Título: Habitar no Centro, uma proposta para Nova Luz
Orientador: Luiz Carlos Ursini
Formação complementar
2021 - 2021
Extensão universitária em O estrangeiro em Freud e Walter Benjamin. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2018 - 2018
Modos de Produção do Espaço na Arte Contemporânea. (Carga horária: 135h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Arquitetura Contemporanea Internacional. (Carga horária: 18h). , Centro Pesquisas Urbanas, CENTRO, Brasil.
2016 - 2016
O Projeto Contemporâneo como Pesquisa em Arquitetura. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2016 - 2016
Arquitetura Contemporânea Paulista. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2016 - 2016
Arquitetura Moderna em São Paulo. (Carga horária: 20h). , Centro de Pesquisas Urbanas, CENTRO, Brasil.
2012 - 2012
Historia da Arte. (Carga horária: 140h). , Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
Organização de eventos
ARAUJO, M. S. G. . VII EPHA- Encontro Pesquisas em História da Arte. 2022. (Congresso).
Participação em eventos
"O patrimônio ressuscitado: três exemplos contemporâneos (Versailles, Les Tuileries, Saint-Denis)" , coordenado por Prof.ª Dr.ª Manoela Rossinetti Rufinoni,. 2022. (Seminário).
Seminario Labô de Verão.Progresso e declínio da experiência mística na primeira modernidade ? reflexões sobre loucura, limites e abismo. 2022. (Seminário).
VII EPHA- Encontro Pesquisas em História da Arte. Experiência Informe - Um Elo Revisitado Entre o Moderno e o Pós-moderno. 2022. (Congresso).
XII EHA -Encontro de História da Arte. Experiência Informe - Um Elo Revisitado Entre o Moderno e o Pós-moderno. 2022. (Congresso).
"Transmídia E Território" , Coordenado Por Prof. Dr. Camilo De Lellis Santos. 2021. (Seminário).
Arte E Monumentos: Entre o Esquecimento e a Memória; Palestrante: Prof. Dr. Paulo Duarte - FAV/UFG. 2021. (Seminário).
Artes Deste Século: A Experiência De Formação Da Coleção Triangular Palestrante: Ana Avelar - Unb" , Coordenado Por Profa. Dra. Virginia Gil Araujo. 2021. (Seminário).
Aula Magna: Da Reformulação Arquitetônica Ao Novo Programa De Exposições: Os Desafios Do Novo Museu Do Ipiranga", Coordenado Por Profa. Dra. Ilana Seltzer Goldstein. 2021. (Exposição).
Congresso Acadêmico Unifesp 2021. 2021. (Congresso).
Congresso Acadêmico Unifesp 2021. Experiências cruzadas-espaço e indeterminação na arte e na arquitetura contemporâneas. 2021. (Congresso).
Foto Cine Clube Bandeirante: Contextualização, Análise Das Fotografias E Atuação De German Lorca" , Coordenado Por Profa. Dra. Virginia Gil Araujo. 2021. (Seminário).
Imagem +Imagem = Linguagem; Prof. Dr. Wladimir Fontes, Coordenação E Mediação: Profa. Dra. Virgínia Gil Araujo. 2021. (Seminário).
Passagem ao Moderno: As ruínas reconfiguradas", coordenado por Prof. Dr. Andre Luiz Barros Da Silva. 2021. (Seminário).
Presente y futuro de los procesos alternativos transdisciplinares para el desarrollo Latinoamericano. 2021. (Simpósio).
Revisão Da Crítica Modernista Da Arte Brasileira; Palestrante: Prof .Dr. Luiz Armando Bagolin - IEB/USP. 2021. (Seminário).
Congresso Acadêmico Unifesp. Forum PAD - Estágio Docente. 2019. (Congresso).
Congresso Acadêmico Unifesp. 2019. (Congresso).
Epha- Encontro de Pesquisa em Historia da Arte.Contornos imateriais nas obras de Olafur Eliasson e Diller Scofidio+Renfro. 2019. (Encontro).
Palestra para Alunos da Graduação em História da Arte Unifesp.Contornos Imateriais nas obras de Olafur Eliasson e Diller Scofidio+Renfro,. 2019. (Outra).
Piranesi e as rovine parlanti: observações e interações com a Antiguidade Clássica durante o século XVIII, por Profa. Dra. ANGELA ROSCH RODRIGUES. 2019. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
ARAUJO, M. S. G. . O que é ser professor/a? Reflexões e perspectivas da docência. 1. ed. Sáo Paulo: V&V Editora, 2023. v. 1. 382p .
-
ARAUJO, M. S. G. . 'O Fazer e o Pensar - A Dimensão Estética da Experiência Docente'.. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes, 2022, Sao Paulo. Congresso Internacional Movimentos Docentes,, 2022. v. 5. p. 1689-1695.
-
ARAUJO, M. S. G. ; ARAUJO, M. S. G. . Experiência Informe - Um Elo Revisitado Entre o Moderno e o Pós-moderno nas Artes Visuais.. Revista Modos , 2023.
-
ARAUJO, M. S. G. . Progresso e declínio da experiência mística na primeira modernidade - reflexões sobre loucura, limites e abismo. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARAUJO, M. S. G. . Experiência Informe - Um Elo Revisitado Entre o Moderno e o Pós-moderno nas Artes Visuais.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, M. S. G. . Experiência Informe - Um Elo Revisitado Entre o Moderno e o Pós-moderno nas Artes Visuais.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, M. S. G. . Alegorias cruzadas - Estética, mídia e subjetividade na cidade contemporânea. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, M. S. G. . Experiências cruzadas-espaço e indeterminação na arte e na arquitetura contemporâneas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, M. S. G. . Contornos imateriais nas obras de DS+R e Olafur Eliasson. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, M. S. G. ; AMORIM, L. S. ; LAMEIRINHA, V. . Estágio PAD - Considerações e resultados. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, M. S. G. . Contornos indefinidos - o espaço contemporâneo nas obras de Olafur Eliasson e Diller Scofidio+Renfro 2020 (Dissertação Mestrado).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Warburg e Renascimentos, Descrição: Tenciona a pesquisa e divulgação de temáticas do Renascimento, bem como a produção do pesquisador alemão Aby Warburg e o círculo de pensadores ligados à formação da Biblioteca Warburg para a Ciência da Cultura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariany Silva Gomes de Araujo - Coordenador / Cassio da Silva Fernandes - Integrante.
-
2021 - Atual
Estudos Silvia Cusicanqui, Descrição: Estudo e divulgação da obra da autora boliviana Silvia Rivera Cusicanqui, especialmente acerca de visualidades e cosmologias nao ocidentais e perspectivas decoloniais sobre as imagens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariany Silva Gomes de Araujo - Coordenador / Yanet Aguilera Viruéz Franklin de Matos - Integrante.
-
2021 - Atual
Ética da Tecnologia, Descrição: Procura pensar os desdobramentos das novas tecnologias em aspectos como urbanismo e cidades inteligentes, limites da privacidade no mundo contemporâneo, crescente automatização do sistema jurídico e implicações mutuas entre realidade virtual e afetos no mundo atual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariany Silva Gomes de Araujo - Integrante / Davi Lago - Coordenador.
-
2021 - Atual
Experiência Mística e O Conhecimento: Amor, Desejo, Sofrimento e Êxtase, Descrição: O grupo procura reunir e desenvolver conteúdos em torno da experiência direta de Deus e suas vicissitudes que estejam em dialogo com as ciências humanas e suas fontes epistêmicas na produção do conhecimento. Nesse lugar de fronteira o elemento místico torna-se presença ontológica e compõe o sentido da contingência e finitude nos campos da linguagem e da escuta, nos quais o diálogo com o que transcende a razão e seus fundamentos se instala necessariamente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariany Silva Gomes de Araujo - Integrante / Maria José Caldeira do Amaral - Coordenador.
-
2019 - 2020
Cidades Transparentes, Descrição: O grupo teve por objetivo estudar o advento das cidades transparentes e seu dilema jurídico-político: como garantir a coexistência entre autonomia cidadã e segurança coletiva na era digital?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariany Silva Gomes de Araujo - Integrante / Davi Lago - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2020
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Membro grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Membro grupo de Pesquisa, Carga horária: 4
2012 - 2013
Débora Aguiar Arquitetos AssociadosVínculo: Funcionaria, Enquadramento Funcional: Profissional, Carga horária: 44
Outras informações:
Projetos e Mostras/ Exposições de Arquitetura residencial e comercial; atuação nas fases de Projeto e Implantação.
2013 - 2015
Ernst YoungVínculo: Funcionaria, Enquadramento Funcional: Profissional, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenação, criação e implantação de projetos internos de arquitetura e infra estrutura.
2021 - 2021
Universidade Federal de São PauloVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 60
Outras informações:
2021 - Estagio Docente realizado na Unidade Curricular (UC) "Preservando as Histórias das e nas Cidades: reflexões didáticas sobre o trabalho do historiador no campo do patrimônio edificado", no departamento de Historia, sob supervisão do Prof. Dr. Fernando Atique. Carga horaria total - 60 horas
2019 - Estagio Docente realizado na Unidade Curricular (UC) "Patrimônio e Museus: preservação e restauração", no departamento de Historia da Arte, sob supervisão da Prof. Dra. Manoela Rufinoni - Carga horaria total - 60 horas
Atividades
-
03/2021 - 06/2021
Estágios , Campus Guarulhos.,Estágio realizado, Carga horaria: 60 horas.
-
03/2019 - 06/2019
Estágios , Campus Guarulhos.,Estágio realizado, Carga horaria: 60 horas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mariany Silva Gomes de Araújo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?