Felipe Samuel Rodrigues Vieira
Graduando do curso de Ciências Sociais (Bacharelado) na UFPB, com ênfase na área de Sociologia Política.
Áreas de interesse: Política; Hegemonia; Relações de Poder; Materialismo; Modernidade; Movimentos Sociais; Cibercultura; TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação); Sociologia da Arte.
Projeção acadêmica: analisar as transformações do mundo contemporâneo frente à realidade histórico-social interposta estruturalmente nas relações de poder. Realização profissional e acadêmica consiste na intensa busca pela compreensão da realidade social e os fenômenos da humanidade concomitantes ao avanço científico.
Informações coletadas do Lattes em 05/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Participação em eventos
Seminários de Pesquisa - Materialismo e Modernidade.Força e consenso como fundamentos do Estado: hegemonia e revolução passiva. 2018. (Seminário).
CICLO DE DEBATES: 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA: 1917-2017.A filosofia da praxis de A. Gramsci como uma concepção revolucionária. 2017. (Encontro).
VIII EPMARX/UFPB.Poesia e marxismo em P. Pasolini: estudo do poema "as cinzas de Gramsci". 2016. (Encontro).
VIII EPMARX/UFPB.A crise econômica internacional e a situação política na América Latina. 2016. (Encontro).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2017
Força e consenso como fundamentos do Estado: hegemonia e revolução passiva, Descrição: O objetivo específico deste plano baseou-se na investigação dos Cadernos do Cárcere no que tange: 1. Ao conceito de hegemonia e a relação com os elementos de força e de consenso; 2. Ao conceito de revolução passiva e sua relação com a democracia; 3. Ao conceito de Estado e de política no pensamento de Antonio Gramsci. A partir do estudo dos conceitos gramscianos fundamentais para o desenvolvimento deste tema buscou-se conhecer com profundidade a relação entre hegemonia, revolução passiva e democracia, de maneira a esclarecer de modo satisfatório as diferentes composições que podem adquirir em cada realidade histórica a relação entre as classes sociais, o Estado e os partidos políticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Felipe Samuel Rodrigues Vieira - Coordenador / Luciana Aparecida Aliaga Azara de Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
Histórico profissional
Experiência profissional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Felipe Samuel Rodrigues Vieira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?