Jonas Carapinta de Sousa
Atualmente é graduando em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Tem experiência nas áreas de Administração e Pesquisas Participativas, é coordenador estadual de expansão do programa CREAJr-RN, Coordenador Estadual do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos Jovem do Rio Grande do Norte - SEAJOVEM-RN, membro do Coletivo de Estudantes da Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros, representante discente no colegiado do curso de agronomia da UFERSA e atua no projeto de Sistemas para obtenção de húmus de minhoca com rejeito de dessalinização em comunidades rurais do município de Mossoró-RN.
Informações coletadas do Lattes em 05/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2018 - 2018
Receituário Agronômico e Anotações de Responsabilidade. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2018 - 2018
Produção de Artigo Cientifico. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2017 - 2017
Formação de Avaliador e regras de biosegurança. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2017 - 2017
Manejo de agrofloresta. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2017 - 2017
Vermicompostagem. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2017 - 2017
Formação de Avaliador de Feira de Ciência. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2017 - 2017
Curso de formação política e sindical. (Carga horária: 16h). , Sindicato dos Engenheiros Agrônomos do Rio Grande do Norte, SEA RN, Brasil.
2016 - 2016
ASSISTENTE DE CRÉDITO E COBRANÇA. (Carga horária: 160h). , SENAC - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SENAC, Brasil.
2015 - 2015
APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS. (Carga horária: 40h). , SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (RN), SENAR, Brasil.
2014 - 2015
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO. (Carga horária: 692h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SENAI/ DR/RN, Brasil.
2014 - 2014
EMPREENDORISMO. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SENAI/ DR/RN, Brasil.
2014 - 2014
INICIAÇÃO PROFISSIONAL EM LEGISLAÇÃO TRABALHISTA. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SENAI/ DR/RN, Brasil.
2014 - 2014
EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SENAI/ DR/RN, Brasil.
2014 - 2014
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SENAI/ DR/RN, Brasil.
2014 - 2014
PROPRIEDADE INTELECTUAL. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SENAI/ DR/RN, Brasil.
2014 - 2014
Recepcionista. (Carga horária: 160h). , SENAC - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SENAC, Brasil.
2012 - 2012
WINDOWS VISTA. (Carga horária: 16h). , PREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES, PREPARA, Brasil.
2011 - 2012
AUXILIAR DE ESCRITÓRIO. (Carga horária: 40h). , SESI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SESI, Brasil.
2007 - 2007
INGLÊS. (Carga horária: 40h). , Fundação Centro Federal de Ensino Tecnológico de Mossoró (RN), CEFET, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
SOUSA, J. C. . VIII FeiraRegional de Ciência para Todos no Semiárido Potiguar. 2018. .
SOUSA, J. C. . III SEMANA DE AGRONOMIA DA UFERSA. 2018. (Outro).
SOUSA, J. C. . XVI Encontro Regional de Agroecologia Nordeste. 2017. (Outro).
SOUSA, J. C. . II SEMANA DE AGRONOMIA DA UFERSA. 2017. (Outro).
SOUSA, J. C. . VII Feira Regional de Ciência para Todos no Semiárido Potiguar. 2017. .
SOUSA, J. C. . VI Feira Regional de Ciência para Todos no Semiárido Potiguar. 2016. .
SOUSA, J. C. . XVI Encontro Regional de Agroecologia Nordeste. 2017. (Outro).
SOUSA, J. C. . II SEMANA DE AGRONOMIA DA UFERSA. 2017. (Outro).
SOUSA, J. C. . VII Feira Regional de Ciência para Todos no Semiárido Potiguar. 2017. .
SOUSA, J. C. . VIII FeiraRegional de Ciência para Todos no Semiárido Potiguar. 2018. .
SOUSA, J. C. . VI Feira Regional de Ciência para Todos no Semiárido Potiguar. 2016. .
Participação em eventos
A UFERSA NA FESTA DO BODE. Apresentação do Curso de Agronomia da UFERSA. 2018. (Exposição).
III SEMANA DE AGRONOMIA DA UFERSA.Apresentação da coordenação da Terceira Semana de Agronomia da UFERSA. 2018. (Outra).
ENGA. 2017. (Seminário).
II SEMANA DE AGRONOMIA DA UFERSA.Apresentação da comissão organizadora da II SEAGRO. 2017. (Outra).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2018
Sistemas para obtenção de húmus de minhoca com rejeito de dessalinização em comunidades rurais do município de Mossoró-RN, Descrição: As comunidades rurais do município de Mossoró-RN, apresenta os problemas característicos da maioria das pequenas comunidades do Interior nordestino, sofrendo com os longos períodos de estiagem e apresentando preocupantes indicadores sócio-econômicos. A presença, ali, de equipamentos de dessalinização ameniza a carência de água potável, mas contribui com um novo problema, representado pelo despejo dos rejeitos altamente salinos, que contribuem para a desertificação e a erosão nas áreas mais próximas. Com o projeto de extensão objetiva-se desenvolver um sistema de produção de húmus de minhoca, utilizando o rejeito da dessalinização da água salobra como água de rega, propiciar uma nova fonte de renda, assim como contribuir para amenizar os problemas ambientais que surgem como efeito colateral do funcionamento dos dessalinizadores. Objetivo Geral: - Avaliar a sustentabilidade socioambiental, econômica e o potencial de uso do rejeito da dessalinização da água salobra na produção de húmus de minhoca em comunidades rurais do município de Mossoró-RN Objetivos específicos: - Estudar a viabilidade da produção de húmus de minhoca utilizando rejeito salino da dessalinização como água de rega; - Analisar a sobrevivência das minhocas sob sistema de produção de húmus utilizando rejeito salino da dessalinização como água de rega; - Analisar a viabilidade econômica da vermicompostagem e a produção de húmus de minhoca utilizando rejeito salino da dessalinização como água de rega; - Investigar os efeitos do húmus obtido utilizando rejeito salino da dessalinização como água de rega na produção de mudas de essências florestais do bioma Caatinga para reflorestamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jonas Carapinta de Sousa - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - Atual
Sindicato dos Engenheiros Agrônomos do Rio Grande do NorteVínculo: , Enquadramento Funcional:
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jonas Carapinta de Sousa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?