João Paulo Barros Seixas
Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade Maurício de Nassau(2011). Atualmente é Coordenador de Comunicação do Instituto InterCidadania. Tem experiência na área de Comunicação.
Informações coletadas do Lattes em 12/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Comunicação Social
2007 - 2011
Faculdade Maurício de Nassau
Orientador: Marcella Macêdo Sampaio de Souza
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Participação em eventos
Festival Pernambuco Nação Cultural.Oficina de Jornalismo Colaborativo. 2011. (Oficina).
Expoidea - A Feira do Futuro.Oficina de Jornalismo On Line. 2010. (Oficina).
Teia - Encontro Nacional dos Pontos de Cultura. 2010. (Encontro).
Primer Encuentro Nacional de Creadores de Contenidos Digitales.Apresentação do Pontão de Cultura Digital iTeia. 2010. (Encontro).
Avaliar trabalhos de audiovisual no Primer Encuentro Nacional de Creadores de Contenidos Digitales.Avaliar trabalhos de audiovisual. 2010. (Encontro).
Teia PE - Encontro dos Pontos de Cultura de Pernambuco. 2010. (Encontro).
Porto Musical. 2009. (Seminário).
Seminário do Sistema Nacional de Cultura. 2009. (Seminário).
Feira Música Brasil. 2009. (Outra).
Seminário Culturas Populares - Memória e Diversidade. 2008. (Seminário).
Imprensa no 3º Milênio. 2001. (Congresso).
Participação em bancas
SEIXAS, J. P. B.. Avaliação de trabalhos no Primer Encuentro Nacional de Creadores de Contenidos Digitales. 2010. Ministério da Cultura da Colômbia.
Produções bibliográficas
-
SEIXAS, J. P. B. . Plano de Comunicação Estratégica para o Instituto InterCidadania. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SEIXAS, J. P. B. . Oficina de Jornalismo Colaborativo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SEIXAS, J. P. B. . Apresentação do Portal Colaborativo iTeia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SEIXAS, J. P. B. . Oficina de Jornalismo On Line. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SEIXAS, J. P. B. . Boletim Digital do Engenho Cultural (Newsletter). 2008.
SEIXAS, J. P. B. . Novo Boletim da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura. 2008.
SEIXAS, J. P. B. . Engenho Cultural. 2008.
SEIXAS, J. P. B. . Blog Macaxeira Com Charque. 2007.
SEIXAS, J. P. B. . Novo Clipping Digital da Caderno 1 - Comunicação Integrada. 2007.
SEIXAS, J. P. B. . Festival Pernambuco Nação Cultural. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SEIXAS, J. P. B. . Oficina de Jornalismo Colaborativo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SEIXAS, J. P. B. . Material Didático - Oficina Jornalismo Colaborativo. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para suporte nas aulas da Oficina de Jornalismo Colaborativo).
SEIXAS, J. P. B. . Jornal iTeia. 2011. (Editoração/Outra).
SEIXAS, J. P. B. . Blog Comunicando Soluções - Instituto InterCidadania. 2011. (Editoração/Outra).
SEIXAS, J. P. B. . Boletim iTeia. 2010. (Editoração/Periódico).
SEIXAS, J. P. B. . Boletim da Regional Nordeste do Ministério da Cultura. 2008. (Editoração/Periódico).
SEIXAS, J. P. B. . Boletim Engenho Cultural. 2008. (Editoração/Periódico).
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - 2010
Portal PinzónVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Gestor de Comunicação - Editor Chefe do Porta, Carga horária: 50
Outras informações:
Iniciei um planejamento de comunicação neste veículo e discutimos a volta de seu jornal impresso.
2010 - 2010
Assessor Sérgio XavierVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação do Candidato, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Já fazia parte do Instituto InterCidadania, mas pedi uma pausa nos trabalhos desta Oscip para acompanhar profissionalmente o candidato a governador de Pernambuco, pelo Partido Verde, Sérgio Xavier. - Assessor responsável pela agenda de eventos políticos diária do candidato. - Assessor responsável pela agenda de imprensa do candidato (debates, reuniões, palestras...) - Sugestão e organização de eventos. - Atendimento a imprensa. - Acompanhamento em debates em instituições de ensino, associações, federações, fóruns e em veículos de comunicação (todos os debates e entrevistas na TV RedeTV, TV Clube, Rede Globo, TV Jornal e Rede Tribuna). - Suporte na comunicação de visitas ao Recife da candidata à presidência Marina Silva. - Ajuda na produção do site do candidato e na animação das redes sociais. - Alimentação do site do candidato (www.sergioxavier.com.br) com conteúdos produzidos durante a agenda diária de eventos (fotos, vídeos e textos). - Responsável pelo Twitter do Partido Verde em Pernambuco (durante as eleições - via celular - in loco - e computador). - Responsável pela atualização de parte da agenda do candidato com candidatos proporcionais (Deputados estaduais, federais e senadora) e membros do partido.
2010 - Atual
Instituto InterCidadaniaVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Coordenador de Comunicação, Carga horária: 40
Outras informações:
Estando no Instituto pude finalmente terminar minha faculdade (depois de anos de atraso por questões financeiras) e me realizar idealizando novos processos, construindo novas redes de informações (de cultura, meio ambiente, tecnologia, inclusão digital, empresas, ongs, secretarias e ministérios...), pesquisar sobre temas que gosto e atuo, como Economia Solidária, Economia Criativa, Economia da Cultura, Colaboração, tecnologias sociais... Com o tempo disponível que tenho pela variação de projetos realizados, pretendo voltar a estudar e corro atrás de incentivos para isso. - Criação do Plano de Comunicação Estratégica para o Instituto InterCidadania (projeto de conclusão de curso superior). - Construção da nova plataforma de comunicação do portal do Instituto Intercidadania. www.intercidadania.org.br (Blog Comunicando Soluçoes: http://www.intercidadania.org.br/category/blog/ - Finalizando programação.), consultoria de comunicação digital a parceiros do Instituto. - Assessoria de Comunicação do Instituto e de todos os seus projetos. - Criação de projetos em Economia Criativa pelo Instituto - Projeto iTeia (www.iteia.org.br): Alimentação, moderação, animação de redes , engajamento com a mídia, envio de newsletters, envio de releases, criação de redes de comunicação midialivrista sustentável na web, atendimento a usuários do portal, participação na gestão do projeto, viagens representando o Portal iTeia (Colômbia Apresentação do projeto que representou o Brasil no I Encuentro de Creadores de Contenidos Digitales; Ceará Encontro Nacional dos Pontos de Cultura; cidades pernambucanas em projetos parceiros do iTeia). http://www.iteia.org.br/joaopaulo - Produtora Cultural Colaborativa (Arranjo produtivo criativo e sustentável de sete Pontos de Cultura de PE) - Participação da comunicação compartilhada na Expoidea - http://www.iteia.org.br/expoidea e no Festival Pernambuco Nação Cultural em nove cidades de todas as regiões do Estado.
2008 - 2010
Ministério da Cultura NordesteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiário de Comunicação, Carga horária: 30
Outras informações:
Passei alguns meses atuando na Caderno 1 e na Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura - RRNE MinC, que fica situada no Bairro do Recife.ao mesmo tempo. Foram dois anos onde pude aprender e empreender sobre políticas públicas, atuação do setor público na sociedade, diversidade cultural, cultura digital, novas tecnologias livres para a comunicação, Economia da Cultura e Economia Criativa. Pude viajar e participar de vários eventos pelo MinC: seminários, congressos, reuniões, coletivas, visitas de ministros e de presidente. Nesta passagem, conseguimos criar um novo formato de comunicação em rede para atuar em várias secretarias de cultura estaduais, municipais, coletivos culturais, produtoras e Pontos de Cultura do nordeste. Seguem detalhes: Responsável pela produção de notas para o Boletim da RR/NE MinC (mala-direta) destinatários de todo nordeste, - Produção de textos para página nacional do ministério (http://www.cultura.gov.br/site/ author/joaopaulominc/). - Contribuição para construção da nova página da Representação Nordeste (http:/ /www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/regional-nordeste- representacoes-regionais/). - Produção do novo boletim (newslleter). - Cobertura e mailling de todo nordeste (lista de contatos da imprensa NE). - Produção, cobertura e divulgação de seminários, debates, visitas do ministro e/ ou secretários ao Nordeste. - Coberturas ao vivo (via web) de eventos promovidos pela Representação Nordeste, MinC Brasília e/ou secretarias de cultura do Nordeste.
2008 - 2009
Engenho CulturalVínculo: Empreendedor, Enquadramento Funcional: Diretor Geral, Carga horária: 50
Outras informações:
Inicialmente era apenas um blog que falava de Cultura e Meio Ambiente. Depois agreguei alguns amigos e fizemos reuniões para tornar o Engenho uma ONG também com atuação na Cultura e Meio Ambiente, com o foco na cidade de Jaboatão dos Guararapes. Comecei um trabalho de levantamento de todos os agentes culturais e ambientais da cidade para nos colocar à disposição de uma construção de uma rede de parcerias e trocas solidárias de serviços afim de fortalecer este setores criativamente, em contato com comerciantes e pequenas/micro empresas da região.
2007 - 2008
Caderno 1 - Comunicação IntegradaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor de Clipping Digital - Atendimento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Devido ao trabalho reconhecido na SX Brasil, cheguei na Assessoria de Comunicação Caderno 1 já como supervisor. Com o tempo, fizemos melhorias no setor a começar pela criação de controles (planilhas) de qualidade com o objetivo de apresentar, ao final de 3 meses, que precisaríamos aumentar a equipe de estagiários que liderava. Com esta meta batida, partimos para a criação de um novo produto na empresa. Já que o clipping digital era enviado gratuitamente para os clientes, iniciamos um trabalho de melhorias para que se tornasse viável a geração de receitas, tornando-o produto. Agreguei outros profissionais de fora da empresa nesta ação e conseguimos atender alguns clientes, como o Shopping Recife e Sebrae PE, diferentemente do que fazíamos antes, com alguns sucessos.
2005 - 2007
Sx Brasil Comunicação DigitalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Informação - Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Quando voltei para a faculdade, iniciei como estagiário na SX Brasil. Com alguns meses fui elevado ao cargo de Coordenador de Qualidade e, outros poucos meses depois, por implementação de um jogo corporativo (Game News) na empresa, onde consegui adequar qualidade no ambiente de trabalho a qualidade do serviço prestado pelos colaboradores, fui promovido (com carteira assinada) a Supervisor de Qualidade de Análise de Informação. Fui o único, naquele momento, "não jornalista" da equipe de 4 supervisores.
2003 - 2007
C&A Modas - Banco IBIVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Promotor de Vendas de produtos financeiros, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Iniciei como promotor de vendas de produtos financeiros do Banco IBI (banco que atua dentro da C&A Modas). Vendia os cartões crédito da instituição, títulos e seguros. Por conta de uma boa carteira de clientes que fiz com as vendas, e a prêmios que a loja ganhou, virei o primeiro consultor de um determinado produto nesta loja (situada no Shopping Guararapes). Depois virei líder do setor de cobrança, onde conseguimos criar um plano de ação diferenciado para lidar com os devedores, buscando sempre a negociação. Ao fim de minha passagem, passei o último ano como Líder da Análise de Crédito desta mesma loja. Lá conseguimos ressignificar o trabalho de análise dos próximos clientes com uma visão de parceria com a equipe de vendas. O lema intermo era: "A análise começa na venda", assim conseguimos resultados importantes a nível Nordeste, o que me levou para inaugurar outras lojas, uma delas na cidade de Natal (RN).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de João Paulo Barros Seixas e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?