Pietra Raíssa Silva

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais com formação complementar em Gestão Pública (2019). Atualmente é Consultora em Programas e Projetos Sociais na Herkenhoff & Prates. Foi pesquisadora associada ao Centro de Criminalidade e Segurança Pública (2018), bolsista dos projetos A trajetória de vida de adolescentes e jovens envolvidos nos crimes de roubo e políticas de prevenção" e Segurança nos transportes coletivos em Belo Horizonte" e membro da Empresa Júnior de Ciências Sociais - Meios/UFMG (2017). Também foi estagiária na Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública em pesquisa sobre a Letalidade Policial no Estado de Minas Gerais (2016). Tem interesse pelos seguintes temas: criminalidade e violência, Políticas de segurança pública, instituições policiais, policiamento comunitário, Guardas Municipais e Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos.

Informações coletadas do Lattes em 25/12/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Sociais

2015 - 2019

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A Guarda Municipal de Belo Horizonte e o uso da arma de fogo
Orientador: Corinne Davis Rodrigues

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Escola Estadual Presidente Dutra

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2019

Extensão universitária em Gestão Pública. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2017 - 2017

Grupos Focais. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2017 - 2017

Human Subject Research. , Collaborative Institutional Training Initiative, CITI, Estados Unidos.

2017 - 2017

Estatística Básica aplicada às Ciências Sociais. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2017 - 2017

NVIVO. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2016 - 2016

Declaração dos direitos humanos, uma linguagem ocidental. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2016 - 2016

Indicadores Sociais aplicados às Políticas Públicas. (Carga horária: 12h). , Centro de Capacitação e Pesquisa em Projetos Sociais, CECAPS, Brasil.

2016 - 2016

Elaboração de Projetos Sociais. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2016 - 2016

SPSS Básico. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2016 - 2016

Produção de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2016 - 2016

Introdução ao R. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Crime.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Valéria Cristina de Oliveira

RODRIGUES, C. D.;OLIVEIRA, V. C.. A Guarda Municipal de Belo Horizonte e o uso da arma de fogo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Corinne Davis Rodrigues

A GUARDA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE E O USO DA ARMA DE FOGO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Corinne Davis Rodrigues;

Bráulio Figueiredo Alves da Silva

Embeddedness delinquencial na erosão do capital; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, P. R. . A Guarda Municipal de Belo Horizonte e o uso da arma de fogo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Segurança nos transportes coletivos em Belo Horizonte, Descrição: O objetivo é compreender como é a sua experiência como parte da comunidade UFMG ao se deslocar de ônibus em direção e no interior do campus da universidade. Sua contribuição é essencial para pensarmos em formas mais eficazes de melhorar a sua segurança e a dos demais passageiros que dependem do sistema de transporte coletivo na nossa cidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pietra Raissa Silva - Integrante / Bráulio Figueiredo Alves Silva - Integrante / Lucas Caetano Pereira de Oliveira - Integrante / Elenice de Souza Oliveira - Coordenador.

  • 2015 - 2018

    A trajetória de vida de adolescentes e jovens envolvidos nos crimes de roubo e políticas de prevenção, Descrição: Esse projeto consiste na aplicação de teorias criminológicas do curso de vida para compreensão do fenômeno da delinquência juvenil, em particular, acerca das trajetórias dos jovens e adolescentes reincidentes no crime de roubo. A opção pela abordagem teórica e metodológica da criminologia do curso de vida permite compreender não apenas os fatores causais que explicam a entrada na atividade infracional, mas também, a sua permanência e a dificuldade de desistência uma vez nela ingressada. A primeira etapa consiste na análise quantitativa, ou seja, na descrição da atividade infracional de uma amostra de jovens e adolescentes judicializados. O objetivo será realizar uma análise exploratória para identificar padrões infracionais, como indicadores de níveis diferenciados de engajamento infracional. Na segunda etapa, serão analisados os termos de audiência, relatórios técnicos sobre a execução das medidas socioeducativas, laudos das equipes técnicas. Essa etapa é fundamental para a proposta da pesquisa, pois consiste na identificação da trajetória em três níveis de análise. Com essa pesquisa, buscaremos contribuir teórica e metodologicamente para o campo de pesquisa sobre delinquência juvenil no Brasil. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pietra Raissa Silva - Integrante / Bráulio Figueiredo Alves Silva - Coordenador / Lucas Caetano Pereira de Oliveira - Integrante / Frederico Couto Marinho - Integrante / Rafael Paiva Rodrigues - Integrante / Mariana Teixeira - Integrante / Stephanie Marques Moura Franco Belga - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais. , Universidade Federal de Minas Gerais, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 36572796

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

INSTITUTO DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO - HERKENHOFF & PRATES

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação no projeto de Diálogo Social, voltado para o relacionamento com comunidades impactadas pelo rompimento da Barragem de Fundão. Definição de parâmetros técnicos e metodológicos para os serviços e produtos de responsabilidades da Consultoria; apoio à elaboração de estratégias e planos de ação; elaboração de ferramentas e instrumentos para o registro das ações e atendimentos realizados no âmbito do projeto; definição do enquadramento conceitual e conteúdos e estruturação de produtos, regulares e ad hoc, a serem entregues pela consultoria no âmbito do projeto; apoio à realização de procedimentos administrativos, como organização e catalogação de documentos e evidências de atividades realizadas nos territórios.

2017 - 2019

INSTITUTO DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO - HERKENHOFF & PRATES

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação em projetos de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e em programas e projetos nas áreas de Educação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade

2015 - 2018

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisadora associada ao Centro de Criminalidade e Segurança Pública - CRISP (2018), bolsista dos projetos "A trajetória de vida de adolescentes e jovens envolvidos nos crimes de roubo e políticas de prevenção" e "Segurança nos transportes coletivos em Belo Horizonte"

Atividades

  • 09/2016 - 12/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia e Antropologia.,Linhas de pesquisa

2017 - 2017

Programa de Treinamento Intensivo em Metodologia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 30

Atividades

  • 04/2017 - 05/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Sociologia, Departamento de Sociologia.,Atividade realizada, Revisão e consolidação do material didático; acompanhamento e resolução de dúvidas durante as aulas; resolução dos exercícios avaliativos; transcrição de áudios de entrevistas e facilitação dos grupos de trabalho durante as aulas..

2016 - 2016

Secretaria de Estado da Defesa Social de Minas Gerais

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Atividades

  • 03/2016 - 08/2016

    Estágios , Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública.,Estágio realizado, Atuação na análise e tipificação dos delitos cometidos por e contra agentes de Segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Agentes Penitenciários e Corpo de Bombeiros em Minas Gerais); produção de apresentações e relatórios analíticos.