Ana Clésia de Oliveira
Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2019). Mestra em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (2023) - PPGLL da Universidade Federal de Goiás - UFG.
Informações coletadas do Lattes em 12/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras e Linguística
2021 - 2022
Universidade Federal de Goiás
Título: "Ser professora de inglês" na pandemia da covid19: diálogos, valorações e identidades em um estudo de caso, Ano de Obtenção: 2023
Profa. Dra. Carla Janaina Figueredo.
Graduação em Graduação em Letras - Inglês
2015 - 2018
Universidade Estadual de Goiás
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Graduação em Letras - Português
2015 - 2018
Universidade Estadual de Goiás
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2025 - 2025
Introdução à Revisão Textual em Língua Portuguesa. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2020 - 2021
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2020 - 2021
Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2020 - 2020
Vygotsky: a interação no ensino aprendizagem de línguas.. (Carga horária: 2h). , Parábola Editorial/UFG, UFG, Brasil.
2020 - 2020
Português. (Carga horária: 60h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2020 - 2020
A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Língua Inglesa. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, AVAMEC, Brasil.
2020 - 2020
Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs. (Carga horária: 60h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / MEC, CAPES/MEC, Brasil.
2020 - 2020
A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, AVAMEC, Brasil.
2017 - 2017
Fotografia e Cotidiano. (Carga horária: 5h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2017 - 2017
Inglês Módulo I e II. (Carga horária: 120h). , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Libras Básico Nível II. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Libras Básico Nível I. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
OLIVEIRA, A. C. . VII Congresso Acadêmico Científico, IV Fórum Regional de Pesquisa e III Mostra de Extensão. 2017. (Congresso).
Participação em eventos
Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias (CELT 2022). formação inicial de professores/as de língua inglesa a partir de contribuições da linguística aplicada crítica. 2022. (Congresso).
XVIII Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas (ENFOPLE): Educação Linguística Antirracista e Branquitude: Reconhecendo Corpos e Experiências para Além da Sala de Aula,.FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DE CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA,. 2022. (Encontro).
IV SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGLL.SER PROFESSORA DE INGLÊS ANTES E APÓS A PANDEMIA DA COVID-19: DIÁLOGOS, VALORAÇÕES E IDENTIDADES EM UM ESTUDO DE CASO. 2021. (Seminário).
I Colóquio de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UEG/Campus Porangatu (I Cesli).A importância do estágio na formação do professor de Língua Inglesa: Uma análise sob o viés da práxis pedagógica. 2018. (Outra).
I Colóquio de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UEG/Campus Porangatu (I Cesli).Descobrindo a literatura através da análise de poemas de Cora Coralina. 2018. (Outra).
IV Encontro de Bolsistas Pró-Licenciatura. A Vez e a Voz das Ideias. 2018. (Congresso).
V CEPE - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG.Desconstruções de Gênero e Sexualidade. 2018. (Oficina).
VIII Congresso Acadêmico Científico: Os diferentes espaços da violência. As perspectivas para o ensino de Línguas e suas práticas. 2018. (Congresso).
VIII Congresso Acadêmico Científico: Os diferentes espaços da violência. 2018. (Congresso).
VI Seminário de Letras, Língua e Educação: A Docência em Foco.Minicurso: Abordagens comunicativas no Ensino de Língua Inglesa. 2018. (Seminário).
VI Seminário de Letras Língua, Literatura e Educação: A docência em Foco.A Contribuição dos Métodos Comunicativos na construção da oralidade em Língua Inglesa. 2018. (Seminário).
Encontro Internacional e VIII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste - Gelco. Transnacionalizaçao, multi e interculturalidade linguística e literária. 2017. (Congresso).
I Colóquio de Pesquisa (COPES). 2017. (Outra).
IV CEPE Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG.Fotografia e Cotidiano: Uma intertextualidade. 2017. (Oficina).
IV CEPE Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG - Seminário de Iniciação Cientifica. A Inferência do PIBID no segundo ciclo de alfabetização do ensino fundamental em detrimento a evolução da leitura. 2017. (Congresso).
VII Congresso Acadêmico Científico, IV Fórum Regional de Pesquisa III Mostra de Extensão. A Teoria Sociointeracionista e o Ensino de Língua Inglesa. 2017. (Congresso).
VII Congresso Acadêmico Científico, IV Fórum Regional de Pesquisa III Mostra de Extensão. A Contribuição dos Métodos Alternativos no Ensino de Línguas. 2017. (Congresso).
VII Congresso Acadêmico Científico, IV Fórum Regional de Pesquisa III Mostra de Extensão. O PIBID como fonte de aperfeiçoamento da leitura no segundo ciclo da Alfabetização. 2017. (Congresso).
V Seminário de Letras - Língua, Literatura e Educação: A humanização no exercício da docência.A literatura como válvula de escape: a linha tênue entre representação e realidade. 2017. (Seminário).
V Seminário de Letras - Língua, Literatura e Educação: A humanização no exercício da docência.O PIBID como intervenção nas séries do Ensino Fundamental em detrimento a evolução da leitura.. 2017. (Seminário).
V Seminário de Letras - Língua, Literatura e Educação: A Humanização no Exercício da Docência. 2017. (Seminário).
10° Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo. 2016. (Exposição).
IV Seminário de Letras - Pesquisa e Extensão: A humanização no exercício da docência. 2016. (Seminário).
V Congresso Acadêmico Científico II Fórum Regional de Pesquisas I Mostra de Extensão: Interculturalidade Formação em Debate. 2015. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, A. C. . SUJEITOS E ESPAÇOS EDUCACIONAIS: OLHARES DISCURSIVOS, INTERDISCIPLINARES E CRÍTICOS. 1. ed. Itapiranga/SC: Editora Schreiben, 2024. v. 1. 362p .
-
OLIVEIRA, A. C. ; FIGUEREDO, C. J. . ?SÓ O PROFESSOR NÃO QUER TRABALHAR?: UMA ANÁLISE SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE NA PANDEMIA. ?SÓ O PROFESSOR NÃO QUER TRABALHAR?: UMA ANÁLISE SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE NA PANDEMIA. 1ed.Belém - Pará: RFB, 2022, v. 4, p. 139-152.
-
ALENCAR, A. C. O. ; OLIVEIRA, A. C. ; COSTA, D. M. ; REIS, J. ; SILVA, D. J. M. ; BORGES, M. J. A. A. ; PEREIRA, T. V. ; CARDOSO, E. T. . O PIBID COMO PONTO DE REFLEXÃO NO OFÍCIO DE PROFESSOR DAS ACADÊMICAS-BOLSISTAS LETRAS UEG PORANGATU. In: João Roberto Resende Ferreira; Roberto Barcelos Souza; Sabrina do Couto de Miranda. (Org.). UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA, FRONTEIRAS A ULTRAPASSAR: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID/UEG. 1a.ed.Goiânia: Editora Vieira, 2018, v. 01, p. 73-82.
-
OLIVEIRA, A. C. . Descobrindo a Literatura através da análise de Poemas de Cora Coralina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. C. . A importância do Estágio na formação do professor de Língua Inglesa: Uma análise sob o viés da Práxis Pedagógica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. C. ; ALENCAR, A. C. O. ; SILVA, V. E. ; REIS, J. . As perspectivas para o ensino de Línguas e suas práticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, A. C. ; REIS, J. ; SILVA, D. J. M. ; BORGES, M. J. A. A. ; ALENCAR, A. C. O. . A Contribuição dos Métodos Comunicativos na construção da oralidade em Língua Inglesa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, A. C. . A Literatura como válvula de escape: a linha tênue entre a Representação e Realidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. C. ; ALENCAR, A. C. O. . O PIBID como intervenção nas séries finais do Ensino Fundamental em detrimento a Evolução da Leitura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. C. ; ALENCAR, A. C. O. ; COSTA, D. M. ; BORGES, M. J. A. A. . O PIBID como fonte de aperfeiçoamento da Leitura no segundo ciclo da Alfabetização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. C. ; ALENCAR, A. C. O. ; SILVA, V. E. . A Teoria Sociointeracionista e o Ensino de Língua Inglesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. C. . A Inferência do PIBID no segundo ciclo de alfabetização do ensino fundamental em detrimento a evolução da leitura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, A. C. . A contribuição dos Métodos Comunicativos na construção da oralidade em Língua Inglesa. 2018. .
-
Silva, Valdilene Elisa da. ; OLIVEIRA, A. C. ; ALENCAR, A. C. O. ; REIS, J. . As perspectivas para o ensino de línguas e suas práticas. 2018. .
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2018
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Descrição: Promover a integração entre futuros professores e educação básica. Contribuir com o desenvolvimento dos alunos de educação básica por meio da aplicação prática dos conteúdos necessários a cada série. Conhecer, desenvolver e refletir, de modo teórico e prático, sobre o trabalho docente no contexto educacional a partir de atividades diretamente ligadas ao ambiente da escola básica de ensino fundamental/médio, relacionadas ao ensino e à aprendizagem de língua inglesa de maneira inovadora. Refletir teórico e colaborativamente, com professor formador e professora supervisora, sobre as práticas assumidas em sala de aula de ensino fundamental/médio, buscando promover planos de intervenção com o intuito de provocar mudanças no contexto de ensino, aperfeiçoando as habilidades comunicativas, a saber leitura, produção escrita, compreensão auditiva e produção oral do professor em formação; Realizar estudos e pesquisas inerentes às práticas pedagógicas em língua inglesa envolvendo educação, tecnologia e linguagem, enfocando uma perspectiva do ensino de língua inglesa de modo aplicado, buscando fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação, e que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Clésia de Oliveira - Integrante / Ana Cláudia Oliveira Alencar - Integrante / Taiza Viana Pereira - Integrante / Ericka Tauanny Cardoso - Integrante / Kellen Cristina Rodrigues Teles - Integrante / Lara Pereira de Oliveira - Integrante / Jordana Reis - Integrante / Maria José Alves de Araújo Borges - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2018
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Professora Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês do Centro de Idiomas, Carga horária: 8
2017 - 2017
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Língua Inglesa, Carga horária: 8
Outras informações:
Monitora de Língua Inglesa no Curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás
2015 - 2015
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Teoria Literária, Carga horária: 8
Outras informações:
Monitora de Teoria Literária no Curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás
2018 - 2018
Escola Evangelica Presbiteriana de PorangatuVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 40
2020 - 2022
Escola Infantil São JoséVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 40
2024 - Atual
Colégio UNO SALESVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 5
2021 - 2022
Escola Vila LumeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 20
2022 - 2025
Colegio ShallonVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Clésia de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?