Tobias Gustavo da Silva Soares

Estudante Saúde Coletiva Bacharelado, com experiência na áreas de meio ambiente e saúde, desenvolvi em 2017 o projeto PANCs na escola, que ocorreu numa escola publica de Foz do Iguaçu, propiciando aos estudantes secundaristas, acesso as questões ambientais pertinentes em seu territorio e uma aproximação sobre o termo PANC (Plantas Alimenticias Não Convencionais) além de atuar em questões intersetoriais em anos anteriores que culminou na utilização de uma composteira domestica, onde realizo experimentos práticos com uso de biofertilizante e adubo orgânico. Após participar de um projeto municipal intitulado CompostaSP que distribuiu duas mil composteiras para os moradores da cidade, gerando um coletivo de ativismo ambiental e trocas de saberes. Atualmente, integrante do projeto de pesquisa pela Universidade Federal de Integração Latino Americana, intitulado Lixo, Resíduos Sólidos ou Materiais? Estudo sobre descarte nos Países Baixos, no rumo de uma economia circular - que constitui em sua pesquisa o estudo da Economia Circular e o lixo orgânico e compostagem urbana na Holanda e no Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Saúde Coletiva

2015 - Atual

Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduação interrompida em 2015 em Naturologia

2012 - Interrompido

Universidade Anhembi Morumbi
Ano de interrupção: 2015

Graduação interrompida em 2012 em Design

2011 - Interrompido

Universidade Sao Judas Tadeu
Ano de interrupção: 2012

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

EE IRENE DE LIMA PAIVA

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 -

Extensão universitária em ALLES KLAR? CURSO DE ALEMÃO PARA COMUNIDADE. , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Curso de Tai Chi Chuan. (Carga horária: 105h). , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.

2017 - 2017

Oficina didática-participativa sobre danças e músicas da América Latina. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.

2017 - 2017

1º Simpósio de Neurociências Aplicada da Tríplice Fronteira. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.

2017 - 2017

Parto natural e suas possibilidades. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.

2017 - 2017

VII Semana da Consciência Negra e Diversidade Cultural. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.

2015 - 2015

Vivências e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde. (Carga horária: 120h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2014 - 2014

NUTRIÇÃO AYURVEDICA. (Carga horária: 40h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2014 - 2014

FLORAIS DA CALIFÓRNIA. (Carga horária: 18h). , ESSÊNCIAS FLORAIS, EF, Brasil.

2013 - 2013

QUICK MASSAGE. (Carga horária: 15h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2013 - 2013

REFLEXÕES SOBRE AS ESPECIFICIDADES DA TERAPIA FLORAL. (Carga horária: 4h). , ASSOCIAÇÃO DOS TERAPEUTAS FLORAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO - SPFLOR, SPFLOR, Brasil.

2012 - 2012

ARTE TERAPIA; TRATAMENTO E AUTOCONHECIMENTO. (Carga horária: 2h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2010 - 2011

Técnico em Comunicação Visual. (Carga horária: 1500h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Esperanto

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Plantas Medicinais.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Residuos Solidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2018. (Congresso).

III SEMANA ACADÊMICA DE SAÚDE COLETIVA.A Etnográfia como técnica de pesquisa em Saúde Coletiva. 2018. (Encontro).

II SAMU - SEMANA ACADÊMICA DE MEDICINA DA UNILA. 2018. (Encontro).

VIII Encontro Nacional de Estudantes da Saúde Coletiva.PANCS na escola educação ambiental e soberania alimentar com plantas alimentícias não convencionais em Foz do Iguaçu - PR. 2018. (Encontro).

I CONGRESSO DE MEDICINA E PRÁTICAS INTEGRATIVAS UNIFESP. 1ª JORNADA DE PRÁTICAS CONTEMPLATIVAS - UNIFESP. 2014. (Congresso).

V CONGRESSO BRASILEIRO DE NATUROLOGIA. III FÓRUM CONCEITUAL DE NATUROLOGIA. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ludmila Mourão Xavier Gomes

Orientação de extensão no projeto QUALIFICAÇÃO DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE; 2017; Orientação de outra natureza; (Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ludmila Mourão Xavier Gomes;

Barbara Maisonnave Arisi

Economia Circular: lixo orgânico e compostagem urbana na Holanda e no Brasil; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Barbara Maisonnave Arisi;

Carmen Justina Gamarra

Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Saúde Coletiva, no FUNDACAO PARQUE TECNOLOGICO ITAIPU - BRASIL - 07; 769; 688/0001-18- - Foz do Iguaçu PR; ; 2019; Orientação de outra natureza; (Saude Coletiva) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Carmen Justina Gamarra;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOARES, T. G. S. ; MOREIRA, J. S. . PANCS na Escola: Educação Ambiental e soberania Alimentar com Plantas Alimentícias Não Convencionais em Foz do Iguaçu - PR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Solid residue or Resource: waste management in the Netherlands moving towards a circular economy, Descrição: Economia Circular: lixo orgânico e compostagem urbana na Holanda e no Brasil - Em grandes centros urbanos, se agrava consideravelmente o problema de como lidar com o lixo (ou resíduos sólidos, como se referem os engenheiros sanitários e ambientais). Com o imenso crescimento das cidades que chegam a agrupar contingentes humanos de 20 milhões de pessoas, como São Paulo, ou 2 milhões na grande Amsterdã, crescem também os desafios para o manejo de lixo. As preocupações ambientais ocupam espaço na agenda de pesquisa acadêmica e no planejamento de políticas públicas em níveis municipais e nacionais. A saúde dos ecosssistemas globais é pesquisada e divulgada sob a etiqueta de 'agenda verde'. Essa pesquisa será dedicada à uma agenda reversa e complementar chamada 'agenda marrom', dedicada a estudar as implicações derivadas da poluição, do descarte, da mobilidade de materiais nas cadeias de produção e consumo urbano, especialmente aquelas relacionadas ao lixo urbano em cidades na Holanda, um país rico e localizado no Norte Global.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tobias Gustavo da Silva Soares - Integrante / BARBARA MAISSONNAVE ARISI - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - PR - Brasil. , Avenida Sílvio Américo Sasdelli, 1842, Vila Residencial A, 85866000 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil, Telefone: (11) 29429209

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2015

Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Vínculo: , Enquadramento Funcional: