WAGNER DOS SANTOS ROCHA
Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí (2018) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (2021). Atualmente é professor de linguagens do Centro Educacional Contexto e professor substituto da Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: utopismos e distopismos na arte, literatura brasileira contemporânea, metaficção em narrativas contemporâneas e relações entre literatura e cinema.
Informações coletadas do Lattes em 17/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras
2019 - 2021
Universidade Estadual do Piauí
Título: Sob um céu à beira da queda: considerações sobre o processo de distopia no romance Sombras de reis barbudos, de J. J. Veiga
, Ano de Obtenção: 2021.José Wanderson Lima Torres.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Letras - Português
2015 - 2018
Universidade Estadual do Piauí
Título: Entre o soma e a vaporização comparação do gênero distópico através da análise de Admirável Mundo Novo e 1984
Orientador: Herbet Micael Araújo
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em Compreensão escrita em língua francesa: provas de proficiência. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Se débrouiller en français: comunicação oral em francês, niveau A1. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2020 - 2020
Distopias e suas reverberações em adaptações para o Cinema: 1984, Laranja M. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2017 - 2018
Extensão universitária em Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. (Carga horária: 150h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Metodologia Para a Produção de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
2016 - 2016
Letramento Literário na Infância e na Adolescência. (Carga horária: 20h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Organização de eventos
ROCHA, S. L. M. ; ROCHA, W. S. . III Simpósio Nacional de Letras/Português: Língua, Literatura e Ensino. 2017. (Outro).
Participação em eventos
3º Cine Fórum UEMS - Cinema, Literatura, Sociedade e Debate: o último ato!.The path of the May Queen: os estágios da Jornada do Herói da personagem Dani no filme Midsommar, de Ari Aster. 2021. (Outra).
3º Cine Fórum UEMS - Cinema, Literatura, Sociedade e Debate: o último ato!. 2021. (Outra).
I Encontro Internacional de Pesquisas em Letras: Língua, Literatura e Educação (ENIPEL) e III Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários e (ENAELL).Vivendo na indecisão das horas: diálogos entre literatura e política em José J. Veiga. 2021. (Encontro).
IV Congresso Internacional de Letras, Línguas e Literatura (CONIL). A distopia na literatura e no cinema: diálogos possíveis entre o romance Sombras de reis barbudos, de José J. Veiga e o filme Bacurau, de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. 2021. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Letras, Línguas e Literatura (CONIL). 2021. (Congresso).
Prévia do Colóquio Internacional de Análise do Discurso. 2021. (Outra).
Seminário Dez anos do PPGL/UESPI: produzindo conhecimento e formando pesquisadores. 2021. (Seminário).
8º Seminário Nacional e 2º Seminário Internacional de Língua e Literatura. 2020. (Seminário).
8º Seminário Nacional e 2º Seminário Internacional de Língua e Literatura.Bichos noturnos e pássaros agourentos: confluências do signo distópico nas narrativas de Sombras de reis barbudos e Bacurau. 2020. (Seminário).
Congresso Acadêmico Unifesp Virtual 2020 - Ciência e Universidade: Transformações para a Sociedade. 2020. (Congresso).
I Congresso Internacional de Ficção Especulativa (CONIFE) e II Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso (CONIFID). Sobre a necessidade de resistir: uma análise de Bacurau enquanto distopia crítica. 2020. (Congresso).
I Congresso Internacional de Ficção Especulativa (CONIFE) e II Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso (CONIFID). Tsuki no me: aproximações entre os conceitos de utopia e distopia a partir da série Naruto. 2020. (Congresso).
I Congresso Internacional de Ficção Especulativa (CONIFE) e II Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso (CONIFID). 2020. (Congresso).
II Congresso Nacional de Ensino-Aprendizagem de Línguas, Linguística e Literaturas e III Jornada de Letras do IFSP Avaré. O aprendizado em meio ao caos: análise de Sombras de reis barbudos como Bildungsroman. 2020. (Congresso).
II Congresso Nacional de Ensino-Aprendizagem de Línguas, Linguística e Literaturas e III Jornada de Letras do IFSP Avaré. Da escuridão dos muros às profundezas do céu: apontamentos sobre o poder em Sombras de reis barbudos, de José J. Veiga. 2020. (Congresso).
III Encontro de Literatura em Língua Inglesa: Distopia e Outros Bichos. 2020. (Encontro).
V Congresso Internacional de Literatura e Gênero. 2020. (Congresso).
V Congresso Internacional de Literatura e Gênero. As vidas entre lacunas: a imagem feminina na distopia a partir dos romances Nós e O conto da aia. 2020. (Congresso).
VI Colóquio Literatura e Utopia - 20 anos. 2020. (Outra).
XXXII Seminário Brasileiro de Crítica Literária, XXXI Seminário de Crítica do Rio Grande do Sul e V Encontro Nacional de Escrita Criativa. 2020. (Seminário).
I Congresso Internacional Faces de Eros. 2019. (Congresso).
III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade."O que importa agora é daqui pra frente": A história de Canudos retificada através da metaficção historiográfica em A casca da serpente, de José J. Veiga. 2019. (Simpósio).
VI Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas.Repensando o Mouro de Veneza: Raça e Preconceito em Otelo a partir do curta-metragem ?Dear Mr. Shakespeare?. 2019. (Encontro).
XIII Semana de Letras CESTI/UEMA.Palavras Ébrias Num Tempo Salteado: Memória, História e Ficção em A Noite da Espera, de Milton Hatoum. 2019. (Outra).
XIV Jornada de Estudos em Literaturas e Culturas Ibéricas.A Prosa Moralizante Ibérica Seiscentista: Uma Análise das Reflexões Sobre a Vaidade dos Homens, de Mathias Aires. 2019. (Outra).
I Encontro Piauiense dos Estudantes de Letras (EPIEL).AS ALEGORIAS DA ALEGORIA: A CONSTRUÇÃO RETÓRICA DO DISCURSO METAFÓRICO EM UTOPIA DE THOMAS MORE. 2018. (Encontro).
I Encontro Piauiense dos Estudantes de Letras (EPIEL).DA ESCRITA PARA A ESCRITA: A RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS LITERÁRIOS. 2018. (Encontro).
I Encontro Piauiense dos Estudantes de Letras (EPIEL). 2018. (Encontro).
IV Colóquio Internacional de Literatura e Gênero e I Colóquio de Imprensa Feminina.Os descaminhos contemporâneos de João Gilberto Noll: Uma análise do homoerotismo em Berkeley em Bellagio. 2018. (Outra).
III Simpósio Nacional de Letras/Português.CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ATRAVÉS DE INVERSÃO EM VENENOS DE DEUS, REMÉDIOS DO DIABO DE MIA COUTO. 2017. (Simpósio).
III Simpósio Nacional de Letras/Português. 2017. (Simpósio).
XVI Seminário de Iniciação Científica.A força da literatura homoerótica no Brasil: os descaminhos de João Gilberto Noll. 2017. (Seminário).
XVI Seminário de Iniciação Científica. 2017. (Seminário).
I Encontro Afro-PI: Artes, Saberes e Cultura Negra em Evidência. 2016. (Encontro).
I Jornada Filosófica da UESPI e I Congresso Nacional de Estética e Filosofia da Arte do Piauí. 2016. (Congresso).
I Jornada Filosófica da UESPI e I Congresso Nacional de Estética e Filosofia da Arte do Piauí.A filosofia moralizante de Mathias Aires. 2016. (Outra).
6º SALIPA - Salão do Livro de Parnaíba. 2015. (Outra).
I Encontro de Filosofia e Ciências Sociais da UESPI. 2015. (Encontro).
II Seminário Regional de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do PARFOR/UESPI. 2015. (Seminário).
II Simpósio Nacional de Letras/Português. 2015. (Simpósio).
Literatura Piauiense - Das origens aos nossos dias. 2015. (Outra).
Participação em bancas
CIARLINI, D. C. B.;ROCHA, W. S.; PEREIRA, M. M.. A superestrutura capitalista em Teodoro Bicanca, de Renato Castelo Branco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
CIARLINI, D. C. B.;ROCHA, W. S.; ALVES, J. M.. Uma leitura dos paratextos na obra infantil O vestido azul, de Sandra Aymone. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, R. A.; CONCEIÇÃO, J. A.;ROCHA, W. S.. Distopia, ethos e pathos: uma análise do discurso de Guy Montag em Fahrenheit 451. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
ROCHA, W. S.; ARAÚJO, H. M.; PEREIRA, M. M.. "Fazemos o que nos mandam": Intersecções entre alegoria do regime militar e distopia no romance Os pecados da tribo, de José J. Veiga. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
ROCHA, W. S.; COSTA, C. C. O.; ARAÚJO, H. M.. José J. Veiga e seus objetos turbulentos: perspectivas críticas da utopia em espelhos, cachimbos e lunetas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
ROCHA, W. S.; ROCHA, S. L. M.; PEREIRA, M. M.. A construção do mau-lugar na literatura brasileira contemporânea através da análise de Aquele mundo de Vasabarros, de José J. Veiga. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
ROCHA, W. S.; ROCHA, S. L. M.; COSTA, C. C. O.. Interfaces de um lugar "mau": perspectivas da literatura distópica em contos de José J. Veiga. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
PEREIRA, M. M.;ROCHA, W. S.; CARNEIRO, A. K. B.. A construção do Terror por meio do do Grotesco e do Absurdo no Ciclo do Terror, de Assis Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
PEREIRA, M. M.;ROCHA, W. S.; FONSECA, A. M. A.. Representações do gênero romance policial na obra Uma mulher no escuro, de Raphael Montes, por uma ótica investigativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
ROCHA, W. S.; PEREIRA, M. M.; ARAÚJO, H. M.. O duplo presente na obra Quando a noite cai, de Carina Rissi. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
ROCHA, W. S.; TORRES, F. L. L.; ROCHA, S. L. M.; SANTOS, L. M.. Do sentir ao conhecer: aspectos discursivos em canções de Cartola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
PEREIRA, M. M.;ROCHA, W. S.; CIARLINI, D. C. B.. O conceito deleuzo-guatarriano de Literatura menor e os epitáfios e últimos poemas na poesia tardia de Samuel Beckett. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
ROCHA, S. L. M.; SILVA, L. F.;ROCHA, W. S.. A aprendizagem e desenvolvimento da linguagem em criança com Síndrome de Down. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
ROCHA, S. L. M.; COSTA, É. A.;ROCHA, W. S.. Moda e Linguagem: uma análise da utilização do figurino histórico na construção das personagens durante a primeira temporada da série Bridgerton. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
TORRES, J. W. L.;ROCHA, W. S.; PORTO, T. C. O.. Os Simpsons: intertextualidade e construção de sentido. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
PEREIRA, M. M.; COSTA, C. C. O.;ROCHA, W. S.. O suicídio romantizado na literatura através das narrativas de Goethe e Bernardo Carvalho. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
PEREIRA, M. M.; COSTA, É. A.;ROCHA, W. S.. Romance policial no Brasil: a representação do detetive no personagem Mandrake de Rubem Fonseca. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
Orientou
Perspectivas utópico-críticas em Objetos Turbulentos, de José J; Veiga; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wagner dos Santos Rocha;
A constução do mau-lugar na literatura brasileira contemporânea através da análise de Aquele mundo de Vasabarros, de José J; Veiga; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wagner dos Santos Rocha;
Intersecções entre distopia e momento histórico: um olhar sobre "Os pecados da tribo", de José J; Veiga, como alegoria da ditadura militar; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wagner dos Santos Rocha;
Perspectivas distópicas em contos de José J; Veiga; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wagner dos Santos Rocha;
O duplo presente na obra Quando a noite cai, de Carina Rissi; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wagner dos Santos Rocha;
Do sentir ao conhecer: aspectos discursivos em canções de Cartola; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wagner dos Santos Rocha;
Produções bibliográficas
-
ROCHA, W. S. ; TORRES, J. W. L. . Bichos noturnos e pássaros agourentos: confluências do signo distópico nas narrativas de Sombras de reis barbudos e Bacurau. Revista Leitura , v. 68, p. 297-309, 2021.
-
ROCHA, W. S. ; ALMEIDA, G. D. S. ; PINHEIRO, C. A. . Da escuridão dos muros às profundezas do céu: apontamentos sobre poder, ordem e política em Sombras de reis barbudos, de José J. Veiga. Revista Desenredos , v. 35, p. 57-72, 2021.
-
TORRES, J. W. L. ; ROCHA, W. S. . Crônica de uma resistência anunciada: os traços da distopia crítica em Bacurau, de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Revista Gragoatá (UFF) , v. 26, p. 718-748, 2021.
-
ROCHA, W. S. ; SOUSA, D.R. . O aprendizado em meio ao caos: análise de Sombras de reis barbudos como Bildungsroman. AFLUENTE , v. 5, p. 122-141, 2020.
-
ROCHA, W. S. . A filosofia moralizante seiscentista em Mathias Aires. In: Shenna Luíssa Motta Rocha. (Org.). Florilégio: estudos de retórica e poética. 1ed.Teresina: EdUESPI, 2021, v. 1, p. 63-74.
-
ROCHA, W. S. . As alegorias da alegoria: a construção retórica do discurso metafórico em Utopia, de Thomas Mores. In: Shenna Luíssa Motta Rocha. (Org.). Florilégio: estudos de retórica e poética. 1ed.Teresina: EdUESPI, 2021, v. 1, p. 134-145.
-
ROCHA, W. S. ; TORRES, J. W. L. . Cobertos por um orvalho de cal: poder e distopia em ?A usina atrás do morro?, de José J. Veiga. In: Isis Diana Rost. (Org.). Literatura: Perspectivas Críticas. 1ed.São Luís: Editora Passagens, 2021, v. , p. 120-141.
-
ROCHA, W. S. . The path of the May Queen: os estágios da Jornada do Herói da personagem Dani no filme Midsommar, de Ari Aster. In: Renan da Silva Dalago; Victória Nantes Marinho Adorno; Cleriston Raíque Jara da Costa. (Org.). Aqui Jaz o Último Ato: 3º Cine-Fórum da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 1ed.Campo Grande: Cine-Fórum UEMS, 2021, v. 1, p. 925-937.
-
ROCHA, W. S. . Tsuki no me: aproximações entre os conceitos de utopia e distopia a partir da série Naruto. In: Naiara Sales Araújo; Herasmo Braga de Oliveira Brito; Fábio Henrique Novais de Mesquita; Gladson Fabiano de Andrade Sousa. (Org.). No percurso literário: diálogos e representações sociais. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2020, v. 3, p. 124-136.
-
ROCHA, W. S. ; PEREIRA, M. M. . A reinvenção de um velho personagem e os traços homoeróticos em Berkeley em Bellagio, de João Gilberto Noll. In: Marcílio Machado Pereira. (Org.). Panorama da Ficção Brasileira Contemporânea. 1ed.São Paulo: Max Limonad, 2019, v. 1, p. 94-105.
-
ROCHA, W. S. . Putabis autem uelle quicquid adhuc nescimus: análise comparativa dos relatos didáticos nas distopias Admirável mundo novo e 1984. In: II ENAELL - Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2019, Caxias. Anais do II Encontro de Estudos Linguísticos e Literários. Caxias: EDUEMA, 2019. v. 2. p. 547-563.
-
ROCHA, W. S. ; ALMEIDA, L. S. . Os descaminhos contemporâneos de João Gilberto Noll: uma análise do homoerotismo em Berkeley em Bellagio. In: IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO, 2019, Teresina. ANAIS DO IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO. Teresina: FUESPI, 2019. v. 1. p. 438-441.
-
ROCHA, W. S. . The path of the May Queen: os estágios da Jornada do Herói da personagem Dani no filme Midsommar, de Ari Aster. In: 3º Cine Fórum UEMS - Cinema, Literatura, Sociedade e Debate: o último ato!, 2021, Campo Grande. Caderno de Resumos do 3º Cine Fórum UEMS - Cinema, Literatura, Sociedade e Debate: o último ato!. Campo Grande: EduUEMS, 2021. v. 1. p. 127-127.
-
ROCHA, W. S. . Sobre a necessidade de resistir: uma análise de Bacurau enquanto distopia crítica. In: I Congresso Internacional de Ficção Especulativa (CONIFE) e II Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso (CONIFID), 2020, São Luís. Caderno de Resumos do I Congresso Internacional de Ficção Especulativa (CONIFE) e II Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso (CONIFID). São Luís: EDUFMA, 2020. p. 79-79.
-
ROCHA, W. S. . Tsuki no me: aproximações entre os conceitos de utopia e distopia a partir da série Naruto. In: I Congresso Internacional de Ficção Especulativa (CONIFE) e II Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso (CONIFID), 2020, São Luís. Caderno de Resumos do I Congresso Internacional de Ficção Especulativa (CONIFE) e II Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso (CONIFID). São Luís: EDUFMA, 2020. p. 142-142.
-
ROCHA, W. S. . Putabis autem uelle quicquid adhuc nescimus: análise comparativa dos relatos didáticos nas distopias Admirável mundo novo e 1984. In: II Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (ENAELL), 2019, Caxias, MA. Caderno de resumos do II Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. Caxias: EDUEMA, 2019. p. 36-37.
-
ROCHA, W. S. ; ALMEIDA, L. S. . Os descaminhos contemporâneos de João Gilberto Noll: uma análise do homoerotismo em Berkeley em Bellagio. In: IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO, 2018, Teresina. CADERNO DE RESUMOS DO IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO I COLOQUIO NACIONAL DE IMPRENSA FEMININA. Teresina: FUESPI, 2018. p. 192-192.
-
ROCHA, W. S. . A distopia na literatura e no cinema: diálogos possíveis entre o romance Sombras de reis barbudos, de José J. Veiga e o filme Bacurau, de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. . The path of the May Queen: os estágios da Jornada do Herói da personagem Dani no filme Midsommar, de Ari Aster. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. . Vivendo na indecisão das horas: diálogos entre literatura e política em José J. Veiga. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. . A máquina de criar verdades: uma análise dos traços distópicos em Quando a terra era redonda, de José J. Veiga. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. ; COSTA, É. A. . As vidas entre lacunas: a imagem feminina na distopia a partir dos romances Nós e O conto da aia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. . Bichos noturnos e pássaros agourentos: confluências do signo distópico nas narrativas de Sombras de reis barbudos e Bacurau. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. . O aprendizado em meio ao caos: análise de Sombras de reis barbudos como Bildungsroman. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. . Da escuridão dos muros às profundezas do céu: apontamentos sobre o poder em Sombras de reis barbudos, de José J. Veiga. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. . Sobre a necessidade de resistir: uma análise de Bacurau enquanto distopia crítica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. . Tsuki no me: aproximações entre os conceitos de utopia e distopia a partir da série Naruto. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. . Putabis autem uelle quicquid adhuc nescimus: análise comparativa dos relatos didáticos nas distopias Admirável mundo novo e 1984. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. . A prosa moralizante ibérica seiscentista: uma análise das Reflexões Sobre a Vaidade dos Homens, de Mathias Aires. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. . Repensando o Mouro de Veneza: raça e preconceito em Otelo a partir do curta-metragem ?Dear Mr. Shakespeare?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. ; CARVALHO, C. S. . Palavras ébrias num tempo salteado: memória, história e ficção em A Noite da Espera, de Milton Hatoum. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. . 'O que importa agora é daqui pra frente': a história de Canudos retificada através da metaficção historiográfica em A casca da serpente, de José J. Veiga. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. ; ROCHA, S. L. M. . As alegorias da alegoria: a construção retórica do discurso metafórico em Utopia de Thomas More. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. ; ALMEIDA, L. S. . Os descaminhos contemporâneos de João Gilberto Noll: análise do homoerotismo em Berkeley em Bellagio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. ; ALENCAR, A. C. ; ALMEIDA, L. S. . Da escrita para a escrita: a retextualização no ensino-aprendizagem de gêneros literários. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. . Dirty Little Secrets: Alfred Hitchcock e Psicose. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, W. S. ; COSTA, É. A. . Construção da identidade através de inversão em Venenos de Deus, Remédios do Diabo, de Mia Couto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. S. . A filosofia moralizante em Mathias Aires. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2017
Poesia e Pintura: Correspondências Retóricas no Século XVII, Descrição: Análise de correspondências retóricas na poesia e pintura. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Wagner dos Santos Rocha - Integrante / Shenna Luíssa Motta Rocha - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2016 - 2017
A força da literatura homoerótica no Brasil: os descaminhos de João Gilberto Noll, Descrição: O presente trabalho de pesquisa é da modalidade PIBIC-UESPI-AF, de 2016-2017, busca analisar as obras do escritor gaúcho João Gilberto Noll a fim de identificar traços de homoerotismo como forma de discutir a importância dessa representação na literatura brasileira contemporânea. Realizou-se leituras de obras teóricas e literárias, produção de artigo científico e apresentação em eventos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Wagner dos Santos Rocha - Integrante / Marcílio Machado Pereira - Coordenador.
-
2015 - 2016
Estudos de Retórica e Poética na Ibéria Seiscentista e no Brasil Colonial, Descrição: Análise de aspectos retórico-poéticos associados à literatura produzida na Ibéria Seiscentista e no Brasil durante o século XVII. Resultou na produção intitulada: "A filosofia moralizante de Mathias Aires". , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Wagner dos Santos Rocha - Integrante / Shenna Luíssa Motta Rocha - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Substituto do Curso de Licenciatura Plena em Letras/Português da UESPI - Campus Alexandre Alves de Oliveira (Parnaíba), aprovado por meio do Processo Seletivo Simplificado EDITAL PREG N 011/2021
2019 - 2021
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando do Programa de Pós-Graduação, Carga horária: 12
Outras informações:
Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
2019 - 2020
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações:
Estágio Docência durante o período de um semestre à frente da disciplina Literatura Piauiense, supervisionado pelo professor Dr. José Wanderson Lima Torres como parte das exigências da UESPI para o Bolsista de Mestrado CAPES.
2018 - 2018
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação como monitor da disciplina Crítica Literária sob orientação do prof. Dr. Luciano Ferreira da Silva.
2018 - 2018
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação como monitor da disciplina Literatura Ocidental sob orientação do prof. Dr. Marcílio Machado Pereira.
2017 - 2018
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID, Carga horária: 8
Outras informações:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) sob orientação do prof. Dr. Marcílio Machado Pereira
2016 - 2017
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12
Outras informações:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com o projeto de pesquisa intitulado: "A FORÇA DA LITERATURA HOMOERÓTICA NO BRASIL: OS DESCAMINHOS DE JOÃO GILBERTO NOLL" Sob a Orientação do Prof. Dr. Marcílio Machado Pereira.
Atividades
-
03/2024
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento da Língua Latina, Língua Portuguesa: Conteúdos e Metodologia, Estágio Supervisionado I
-
10/2023 - 01/2024
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa II, Prática de Pesquisa em Letras I, Literatura Infanto-Juvenil, Prática Pedagógica Interdisciplinar
-
04/2023 - 08/2023
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III, Prática de Pesquisa em Letras II
-
10/2022 - 02/2023
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura e Funcionamento da Língua Latina, Prática Pedagógica Interdisciplinar III, Prática de Pesquisa em Letras I
-
05/2022 - 08/2022
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento da Língua Latina, Língua Portuguesa: Metodologia e Conteúdos
2022 - Atual
Centro Educacional ContextoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Linguagens, Carga horária: 20
2022 - Atual
Centro Educacional ContextoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
2023 - 2024
Colégio Visão de ParnaíbaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de redação, Carga horária: 20
2021 - 2022
Museu do Mar do Delta do ParnaíbaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Produtor Cultural, Carga horária: 44
2016 - 2016
Serviço Social do ComércioVínculo: Serviço voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de WAGNER DOS SANTOS ROCHA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?