Amanda Diaz Rossini

Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2014/2015). Atualmente é mestranda em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo e colabora com a pesquisa do Instituto Butantan.

Informações coletadas do Lattes em 30/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Biotecnologia

2016 - Atual

Universidade de São Paulo
Orientador:;

Graduação em Abi - Ciências Biológicas

2010 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: Imagens de MicroCT aplicadas à análise do aerênquima da raiz de cana-de-açúcar.
Orientador: Marcos Silveira Buckeridge

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Botânica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia Geral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Irene da Silva Soares

SOARES, I. S.. Caracterização de duas proteínas de Leptospira interrogans e avaliação do seu envolvimento na relação patógeno-hospedeiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Biotecnologia) - Universidade de São Paulo.

Rosa Maria Silva

SILVA, R. M.; VASCONCELLOS, S. A.; CARVALHO, C. R. G.; NASCIMENTO, A. L. T. O.. Caracterização de uma proteína de Leptospira interrogans e avaliação do seu envolvimento na relação patógeno-hospedeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Biotecnologia) - Universidade de São Paulo.

Silvio Arruda Vasconcellos

NASCIMENTO, A. L. T. O.; CARVALHO, C. R. G.;VASCONCELLOS, S.A.; SILVA, R.M.. Caracterização de uma proteina de Leptospira interrogans e avaliação do seu envolvimentona relação patógeno-hospedeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade de São Paulo.

Cristiane Rodrigues Guzzo Carvalho

GUZZO, C. R.; Nascimento A. L. T. O.; Silva, R.M.; VASCONCELLOS, S. A.. Caracterização de uma proteína de Leptospira interrogans e avaliação do seu envolvimento na relaçào patógeno-hospedeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Instituto Butantan.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Lucia Tabet Oller do Nascimento

Caracterização de duas proteínas de Leptospira interrogans e avaliação do seu envolvimento na relação patógeno-hospedeiro; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Interunidades Em Biotecnologia) - Instituto de Ciências Biomédicas Usp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Lucia Tabet Oller do Nascimento;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    ?Caracterização de duas proteínas de Leptospira interrogans e avaliação do seu envolvimento na relação patógeno-hospedeiro.?, Descrição: Leptospirose é uma zoonose de importância mundial considerada como um grande problema de saúde pública. No Brasil, surtos ocorrem principalmente nos períodos chuvosos em áreas metropolitanas que apresentam infraestrutura inadequada, o que favorece a proliferação de roedores que são os principais reservatórios da doença. Medidas atuais voltadas para o controle da doença são questionáveis em vários aspectos. O desenvolvimento de novas estratégias para impedir a expansão e controle da leptospirose é necessário. A identificação de proteínas da membrana externa conservadas são os principais alvos de pesquisa. Essa localização na superfície da bactéria é de extrema importância pelo fato de facilitar a interação com o hospedeiro. Deste modo, diversos estudos têm buscado caracterizar e identificar as proteínas de superfície presentes nos diversos sorovares de Leptospira interrogans. Assim, o presente projeto tem como objetivo avaliar as propriedades funcionais de dois genes (LIC10920 e LIC10734) identificados nas sequências do genoma de Leptospira interrogans sorovar Copenhageni. Estes genes serão amplificados a partir do DNA genômico de L. interrogans, e os insertos de DNA serão clonados em vetores apropriados utilizando E. coli como sistema hospedeiro de expressão. As proteínas recombinantes serão purificadas por cromatografia de afinidade a metal, analisadas quanto a sua estrutura pela técnica de dicroísmo circular e a imunogenicidade será avaliada em camundongos. Após essa etapa, as proteínas recombinantes serão avaliadas quanto à reatividade com anticorpos presentes nos soros de pacientes diagnosticados com leptospirose e quanto suas interações com componentes da matriz extracelular e componentes do plasma.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Amanda Diaz Rossini - Coordenador / Ana Lucia Tabet Oller do Nascimento - Integrante.

  • 2014 - 2014

    ?Imagens de MicroCT aplicadas à análise do aerênquima da raiz de cana-de-açúcar?., Descrição: Estágio de Iniciação Científica no Laboratório de Fisiologia Ecologia de Plantas (LAFIECO), no Instituto de Biociências da USP. Estudo com aerênquima de raiz de cana-de-açúcar e imagens de microtomógrafo, em colaboração com o desenvolvimento da produção de Etanol de segunda geração.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Amanda Diaz Rossini - Coordenador / Marcos Silveira Buckeridge - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Butantan, Centro de Biotecnologia. , Avenida Vital Brasil, 1500, Butantã, 09811410 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 1198202301, Fax: (11) 982023019

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Instituto Butantan

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Mestranda

  • 2015 - 2015

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Monitor de exposição

    Outras informações:
    Monitor de exposição de lazer e cultura sobre conteúdos de Biologia e Física, relacionados à Luz, em projeto de extensão da Universidade de São Paulo.

    Atividades

    • 01/2013 - 11/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biociências, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2010 - 10/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Biomédicas, .,Linhas de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Monsanto Company Brasil

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em Assuntos Regulatórios., Carga horária: 30

    Outras informações:
    Atuação no setor de Qualidade de Biotecnologia. Administração de SOP?s e documentação entregue aos Licenciados de soja, milho e algodão; e o status de aprovação nos testes de proficiência. Gerenciamento dos treinamentos presenciais e online. Auxílio no processo de verificação do isolamento dos campos da Monsanto. Finalização de auditorias de Stewardship. Classificação e monitoramento de reclamações dos clientes. Cadastro e registro (ANVISA, IBAMA e MAPA) de herbicidas. Revisão e tradução de documentos.

  • 2012 - 2014

    Colégio Pueri Domus

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitor de Biologia (Ensino Médio)., Carga horária: 30

    Outras informações:
    Estágio de monitoria de aulas de Biologia e Ciências, substituição de professores de Ensino Médio e Fundamental II, plantonista de dúvidas de Biologia e Ciências; elaboração, correção e aplicação de provas. Auxílio em atividades didáticas diversas.

  • 2012 - 2012

    Colégio Bandeirantes

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Feira de Ciências (Ensino Médio, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Temporário de orientação de projetos de Ciências no Ensino Médio, organização de Feira de Ciências e assistência de coordenação de Ensino Médio.

  • 2011 - 2012

    Colégio e Curso Etapa

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Corretor de Provas, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Estágio de correção, elaboração e aplicação de provas.

  • 2010 - 2011

    Aliança Educacional

    Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Professor e plantonista de Biologia e Ciências.

  • 2010 - 2010

    Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Outras informações:
    Pesquisa, coleta e organização de dados da população da cidade de São Paulo, em colaboração com o Censo 2010.

  • 2007 - 2008

    Universidade Nove de Julho

    Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Temporário

    Outras informações:
    Ação de início de ano letivo. Auxílio na matrícula, cadastramento no sistema da SPTrans, recepção e orientação de alunos.