Gilma Beatriz da Silva Renovato
Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Informações coletadas do Lattes em 26/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Filosofia
2015 - 2020
Universidade Estadual da Paraíba
Título: O Enraizamento como necessidade mais importante da alma humana na concepção de Simone Weil
Orientador: Maria Simone Marinho Nogueira
Formação complementar
2018 - 2018
Extensão universitária em Filosofia no Mercado. (Carga horária: 160h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2018 - 2018
Cultura e diálogos marxistas: um viés sobre o modo de produção capitalista. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2018 - 2018
I coloquio nacional de filosofia na idade média. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em A Filosofia Medieval: influencias e repercussões. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2017 - 2017
Fatos e verdades: Hume e a interdição da passagem do ser para o deve ? ser. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2017 - 2017
Simone Weil e a ética da miséria humana. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2017 - 2017
Conferencia: Literatura italiana no medievo tardio e suas recursões. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2017 - 2017
Conferencia: Três mulheres imersas no infinito.. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2017 - 2017
Figuração, poder e educação na perspectiva de Norbert Elias. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2017 - 2017
Conferencia: Jurisdição judicial em Tomás de Aquino. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2017 - 2017
Mística e subjetividade: a idealização do individuo a partir do divino. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2017 - 2017
Conferencia: Considerações sobre a interpretação de Agostinho de Hipona. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2017 - 2017
A vida é curta? Uma reflexão sobre a vida segundo Sêneca. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2016 - 2016
Sobre o perspectivismo Nietzschiano e a sabedoria do corpo. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2016 - 2016
II Encontro Regional de Filosofia.. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2016 - 2016
Nietzsche e Wagner. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Produções bibliográficas
-
RENOVATO, G. B. S. . Um percurso para o amor em Beatriz de Nazaré. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RENOVATO, G. B. S. ; NOGUEIRA, M. S. M. . A filosofia de Simone Weil: uma mística da ação e da contemplação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RENOVATO, G. B. S. . Simone Weil e a mística da ação e da contemplação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2018
A Filosofia de Simone Weil: Uma Mística da Ação e da Contemplação, Descrição: Tem-se como objetivo geral mostrar que na filosofia de Simone Weil a mística se apresenta revestida profundamente pela ação e pela contemplação. Para tanto, acreditamos que a qualificação do problema a ser abordado consiste em apresentar a filosofia weiliana como uma mística da ação e da contemplação, procurando as categorias destes dois aspectos ao longo da sua densa obra, na busca de atestar a intuição ?pré-mística? no pensamento da filósofa francesa, quando ela ainda não havia tido um experienciar místico nem se interessado pelos místicos O problema a ser abordado, portanto, deverá responder, no mínimo, a três perguntas: 1. É possível afirmarmos de uma determinada filosofia que ela é mística ou que a mística é filosófica como acreditamos ver no pensamento weiliano? 2. Há, em obras anteriores a dos últimos anos da vida de Simone Weil, categorias que podemos chamar de contemplativas e que, portanto, atestam uma intuição ?pré-mística? em boa parte dos textos weilianos? 3. É aceitável afirmar que a mística weiliana se reveste de categorias da ação e suas reflexões sobre o trabalho, por exemplo, se revestem por categorias do âmbito da contemplação?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gilma Beatriz da Silva Renovato - Integrante / Maria Simone Marinho Nogueira - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gilma Beatriz da Silva Renovato e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?