Jean Carlos Silva Cunha

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2014). Mestrando em Ensino de História pela Universidade Regional do Cariri - URCA.(ProfHistória/URCA). Atualmente é professor do Centro Educacional São Francisco. Bolsista CAPES com desenvolvimento de estudos com ênfase em: História e religiosidade popular; História e Gênero; Memória e Identidade; Ensino de História.

Informações coletadas do Lattes em 27/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional em Ensino de História

2018 - Atual

Universidade Regional do Cariri
Título: Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão: Gênero, Memória e Ensino de História, Ano de Obtenção:
Orientador: Cícero Joaquim dos Santos
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural.

Graduação em História

2009 - 2014

Universidade Estadual do Maranhão
Título: ENTRE O SAGRADO E O PROFANO: um olhar sobre a festa de Santa Maçalina em São Mateus do Maranhão na contemporaneidade
Orientador: Veruska Lauriana da Silva de Carvalho

Formação complementar

2018 - 2018

Historia e Patrimônio Cultural. (Carga horária: 10h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.

2018 - 2018

Minicurso Espaço, Memória e Identidade. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Participação em eventos

III Seminário Nacional de História e Contemporaneidades. 2018. (Seminário).

I Seminário Nacional de História Social dos Sertões. 2018. (Seminário).

Minicurso de História e Patrimônio Cultural. 2018. (Outra).

XIX Semana de História.Mulheres do Babaçu: A ancestralidade da quebra do coco no interior do Maranhão e o ensino de história. 2018. (Simpósio).

X Semana Nacional de História.' Guenta coração vei sofredor!' : Narrativas e sensibilidades das quebradeiras de coco babaçu no Maranhão e as possibilidades para o ensino de história. 2018. (Seminário).

XVI Encontro Estadual de História do Ceará.Entre o Sagrado e o Profano: Um olhar sobre a festa de Santa Maçalina em São Mateus do Maranhão na contemporaneidade. 2018. (Encontro).

I Feira de Ciencias, Arte, História e Cultura. Educação, Diversidade e Ciências. 2013. (Feira).

III Simpósio de História do Maranhão Oitocentista. 2013. (Simpósio).

I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades. 2013. (Seminário).

III Encontro de História do Império Brasileiro. 2012. (Encontro).

II Simpósio de História do Maranhão Oitocentista. 2011. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • CUNHA, J. C. S. . ' Guenta coração vei sofredor!' : Narrativas e sensibilidades das quebradeiras de coco babaçu no Maranhão e as possibilidades para o ensino de história. In: X Semana Nacional de História, 2018, Cajazeiras -PB. Anais da X Semana Nacional de História UFCG/CFP. Cajazeiras - PB: UACS ? Unidade Acadêmica de Ciências Sociais. UFCG ? Universidade Federal de Campina Grande, 2018. p. 374-384.

  • CUNHA, J. C. S. . Mulheres do babaçu: a ancestralidade da quebra do coco no interior do Maranhão e o ensino de história. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CUNHA, J. C. S. . Entre o Sagrado e o Profano: Um olhar sobre a festa de Santa Maçalina em São Mateus do Maranhão na contemporaneidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CUNHA, J. C. S. . ' Guenta coração vei sofredor!' : Narrativas e sensibilidades das quebradeiras de coco babaçu no Maranhão e as possibilidades para o ensino de história. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CUNHA, J. C. S. . Religiões Afro-brasileiras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

CUNHA, J. C. S. ; SANTOS, Joaquim dos ; NUVENS, J. C. D. . História e Gênero: Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018. (Coord. Simpósio Temático).

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

centro educacional sao francisco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor

2016 - 2017

CENTRO EDUCACIONAL EXITUS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2018 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.