Gabriel Freitas Damasceno
Graduando em Biotecnologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi bolsista de iniciação científica no Instituto Tecnológico - Vale Desenvolvimento Sustentável (ITV - DS), atuando no projeto Usando Treinamento Cognitivo para o Desenvolvimento de Operadores de Alto Desempenho (POAD) nas áreas de Eletrofisiologia, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Processamento Digital de Sinais. Foi estagiário no Laboratório de Biologia Estrutural (LBE/UFPA) na linha de pesquisa de Microbiologia Estrutural. Atuou em pesquisas acerca da análise genômica e metagenômica no Laboratório de Engenharia Biológica (ENGBIO/UFPA). Possui experiência em programação na linguagem Python voltada ao processamento de dados científicos e em aprendizado de máquina (Machine Learning). Atualmente, sua principal linha de pesquisa na graduação está relacionada ao estudo eletrofisiológico, no contexto da caracterização de biomarcadores e dinâmicas corticais em dados de pacientes com epilepsia utilizando algoritmos de aprendizagem.
Informações coletadas do Lattes em 27/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Neurotecnologia.
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2019
Decodificação de registros eletroencefalográficos usando redes neurais recorrentes do tipo LSTM (Interfaces atencionais), Descrição: O projeto se insere na área de neurociência e biotecnologia. Mais especificamente em neurotecnologia, tendo como base a programação de algoritmos para decodificação de sinais provenientes da eletroencefalografia (EEG). No presente projeto, a decodificação de sinais do EEG será fundamental para relacionar os marcadores cognitivos do EEG e comportamento. Ou seja, marcadores eletroencefalográficos de operadores de alto e baixo desempenho. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gabriel Freitas Damasceno - Integrante / Bruno Duarte Gomes - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Pará, Laboratório de Neurofisiologia Eduardo Oswaldo Cruz. , Rua Augusto Corrêa - até 937 - lado ímpar, Guamá, 66075110 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32016819, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - Atual
Laboratório de Neurofisiologia Eduardo Oswaldo CruzVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
2018 - 2019
Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento SustentávelVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
2019 - 2019
Laboratório de Biologia EstruturalVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 8
Outras informações:
Estágio supervisionado na área de microbiologia estrutural com foco na identificação da resistência da parede celular do bacilo Mycobacterium smegmatis a peróxido de hidrogênio e a análise da liberação dos glicolipídeos lipomanana (LM) e lipoarabinomanana (LAM) em meio condicionado.
2019 - 2019
Laboratório de Engenharia BiológicaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8
Outras informações:
Estágio supervisionado na área de engenharia biológica com eixo na análise, controle de qualidade, montagem e classificação (binning) de dados genômicos e metagenômicos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gabriel Freitas Damasceno e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?