Francisco da Cruz

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Participação, idealizador e coordenador geral da I FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA MOISÉS ALVES REIS em 2022 (ESCOLA DO CAMPO), experiência em Tics (com ênfase em aplicações com software GeoGebra e aplicativos). Experiências em aplicações matemática no estudo da dengue em Codó, docente formador do projeto Globe e Agência Espacial Brasileira - AEB (com área de atuação em lançamentos e produção de foguetes de garrafas pets).Experiência em educação básica (Fundamental e Médio). Noções em redes de grafos e modelagem matemática (ênfase em Biomatemática) e estudo de doenças e mosquito da dengue.

Informações coletadas do Lattes em 18/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

2021 - Atual

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Graduação em Matemática

2012 - 2022

Instituto Federal do Maranhão
Título: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO: A Modelagem Matemática no Ensino Médio como Metodologia Facilitadora do Ensino Aprendizagem de Função Linear Através do Caso da Fatura de Energia Elétrica no Instituto Federal do Maranhão ? IFMA em Codó Maranhão.
Orientador: JETRO IALEN MOREIRA BENTO

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

CE Colares Moreira

Formação complementar

2023 - 2023

Atendimento Educacional Especializado: Ensino Médio. (Carga horária: 90h). , Secretaria de Educação Básica no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Minist, SEB - AVAMEC, Brasil.

2023 - 2023

Formação ao Mundo do Trabalho. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Minist, SEB - AVAMEC, Brasil.

2022 - 2022

curso Formação em Matemática e suas Tecnologias. (Carga horária: 180h). , SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SEB, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Uma breve introdução aos Sistemas Dinâmicos. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2021 - 2021

Fundamentos de Estatística. (Carga horária: 60h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em MAE831 Tópicos Especiais em Matemática Aplicada III: Challenges in biomathe. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Matemática, UFJ, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em MAE831 Tópicos Especiais em Matemática Aplicada III: Challenges in biomathe. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

A Matemática da COVID-19. 2020. (Outra).

I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: TRAJETÓRIAS TEÓRICAS E INVESTIGAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL EDUCACIONAL. 2020. (Seminário).

Modelagens Matemáticas em Epidemiologia e Dinâmica de Populações. 2020. (Outra).

WEBINAR: ESTUDOS E PROJEÇÕES SOBRE A EVOLUÇÃO DA PANDEMIA EM DIFERENTES REGIÕES. 2020. (Outra).

WEBINAR: MODELOS MATEMÁTICOS PARA EPIDEMIAS. 2020. (Outra).

II SEMINÁRIO DE PRÁTICA CURRICULAR: PRÁTICA DE ENSINO E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE. 2019. (Seminário).

IV CIRCUITO PEDAGÓGICO- ÁFRICA: INTELECTUAIS, SABERES E CULTURA. 2019. (Outra).

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SNCT 2019) - X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL (MOICIEN 2019) -.Minicurso - Matemática descomplicada com o uso do GeoGebra.. 2019. (Outra).

II FEIRA LITERÁRIA DE CODÓ-FLIC/2018. 2018. (Feira).

I FEIRA LITERÁRIA DE CODÓ - FLIC/2017. 2017. (Feira).

Semana Maranhense de Ciência e Tecnologia ? SEMACITEC. UEMA. 2013. (Seminário).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Centro de Estudos Superiores de Codó - CESC/UEMA de. 2013. (Seminário).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Centro de Estudos Superiores de Codó-CESCD/UEMA. 2013. (Seminário).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Centro de Estudos Superiores de Codó-CESCD/UEMA:. 2013. (Seminário).

V MOICIEN. 2012. (Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    MODELAGEM MATEMÁTICA COMO TENDÊNCIA PARA FACILATAR APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ELEMENTARES NO CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL I NA LICENCITURA EM MATEMÁTICA, Descrição: Este projeto é um ensaio teórico fundamentado na concepção da modelagem matemática inserida no ensino de Cálculo Diferencial Integral I e sua relevância para desenvolver habilidades e a criatividade para investigar problemas presente no cotidiano dos indivíduos alvos desta investigação. As didáticas usadas para ensinar cálculo no IFMA campus Codó não conseguiu desenvolve a curiosidade ou o interesse em pesquisar problemáticas presente no cotidiano da a sociedade codoense e que seja relevantes para a cidade, mas com a inclusão da modelagem na disciplina de cálculo I, busca-se romper essa dicotomia em ensino-aprendizagem por intermédio da aplicação dos modelos matemáticos a partir das funções matemática elementares para estudar os fenômenos, representar e interpretar uma diversificada conjuntura corrente na cotidianidade social do Ifma e de Codó MA. A análise desses impactos passa pela aplicação (quando for necessário, será realizada a criação de modelo matemático) de modelos matemáticos gerados pelas funções elementares aplicados em especial ao meio ambiente e demografia local. No âmbito demográfico, será desenvolvido estudo acerca do consumo de energia e os meios para o uso consciente da eletricidade e os impactos da geração energia. No espaço demográfico, fica condicionada ao aumento populacional. A demografia de populacional deve ser uma preocupação constante, pois, o aumento populacional carece de novas demandas e de recursos de grande magnitude.A utilização da modelagem para o ensino possui um percurso desafiador e ao mesmo tempo um impulso para todos os sujeitos envoltos no processo. A prática educacional condicionada pelo educar através da pesquisa, possibilita aos aprendizes uma compreensão mais robusta acerca das funções matemática elementares e a presença na cotidianidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco da Cruz - Integrante / Waleson da Silva Rosa - Integrante / Raimundo dos Santos Marcolino - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria de Educação de Água Doce do Maranhão, URE CODÓ - CENTRO DE ENSINO MARIA JOSE DIAS TROVAO. , RUA JOAQUIM TEIXEIRA, S/N, TRESIDELA., 65415000 - Coroatá, MA - Brasil, Telefone: (99) 988067376

Experiência profissional

2021 - 2022

IFMA CAMPUS CODÓ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: DISCENTE, Carga horária: 12

2021 - Atual

Secretaria Municipal de Educação Ciência, Tecnologia e Inovação SEMECTI, SEMECTI CODÓ

Vínculo: DOCENTE, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 25

2022 - Atual

Secretaria de Educação do Maranhão

Vínculo: DOCENTE, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 20