Alexandre Carlos de Albuquerque Santos

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1974). Atualmente é superintendente de área do Instituto Brasileiro de Administração Municipal. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo com enfase nas seguintes: Concepção e avaliação de Propostas e Projetos, negociação com clientes e coordenação técnica e gerencial de trabalhos multidisciplinares (áreas de desenvolvimento social e urbano). Assessoria técnica a entidades governamentais nacionais e a organizações internacionais de fomento nos campos do Desenvolvimento Local, Social e Urbano. Elaboração e avaliação Projetos e Programas de Mobilização Comunitária para o desenvolvimento local Gestão e avaliação de projetos e programas sociais Coordenação de equipes de elaboração de Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano e Regional e de Planos de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável. Experiência de 30 anos em atividades didáticas de pós-graduação (coordenação de programas e projetos, módulos em cursos de pós-graduação, palestras em eventos, cursos de mestrado e em entidades públicas) nas áreas de políticas públicas urbanas e sociais, gestão e avaliação de projetos e programas.

Informações coletadas do Lattes em 18/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

1970 - 1974

Universidade Santa Úrsula
Título: Não se aplica
Orientador: Não se aplica

Formação complementar

1978 - 1978

ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO URBANO. , Instituto Brasileiro de Administração Municipal, IBAM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Produções bibliográficas

  • SANTOS, T. A. ; SOUZA, R. ; LIRA, V. B. . CAMINHOS PARA A MUNICIPALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO. 01. ed. Rio de Janeiro: IBAM, 2008. v. 01. 96p .

  • SANTOS, T. A. . DIÁLOGOS DO TURISMO UMA VIAGEM DE INCLUSÃO. 01. ed. BRASILIA: MINISTÉRIO DO TURISMO, 2006. v. 01. 356p .

  • SANTOS, T. A. ; GERSHON, D. ; SOUZA, R. ; ALTO, M. A. . GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E DIREITOS HUMANOS. 01. ed. Rio de Janeiro: IBAM, 2005. v. 01. 76p .

Outras produções

SANTOS, T. A. . Programa Parcerias entre Sociedade Civil e Estado. 2002.

SANTOS, T. A. . Organização da Superintendência Geral do Instituto Brasileiro de Administração Municipal ? IBAM. 1998.

SANTOS, T. A. . Escola Nacional de Serviços. 1996.

SANTOS, T. A. . Ministério da Ação Social. 1992.

SANTOS, T. A. . Escola Nacional de Serviços Urbanos - ENSUR / IBAM. 1987.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Brasileiro de Administração Municipal. , Rua Buenos Aires - até 179 - lado ímpar, Centro, 20070021 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 21429750

Experiência profissional

2004 - Atual

Instituto Brasileiro de Administração Municipal

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: SUPERINTENDENTE DE ÁREA

2002 - 2004

Comunitas

Vínculo: ASSESSOR, Enquadramento Funcional: PESSOA JURÍDICA, Regime: Dedicação exclusiva.