Marco André Moraes Sales Filho

Médico generalista formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) em 2020, membro fundador e ex- diretor financeiro da Atlética Bahiana de Medicina, organizador do I Intermed Bahia, ex-vice presidente da LAEC(Liga acadêmica de Emergências Clínicas), bolsista PIBIC/FAPESB ( 2017/2018), tendo seu trabalho premiado como TOP 10 em Congresso Nacional de Asma e DPOC. Atualmente exerce atividades médico-assistenciais na UTI Cardiológica do Hospital Geral Roberto Santos, UTI`s Clínicas do Hospital Santa Izabel(Santa Casa- BA), do Hospital Alayde Costa(referência em Nefrologia). Atuou em unidades de Urgência e Emergência do Hospital Eduardo Ribeiro e na UPA de Brotas, assim como em Ambulância Avançada a serviço da prefeitura de Lauro de Freitas. Atuou, em 2020, na linha de frente no combate a Covid-19, nas UTI`s do Hospital Ernesto Simões Filho, Hospital Municipal de Salvador e no Centro de Combate Intensivo ao Coronavírus de Camaçari. Durante a formação foi monitor de Semiologia Médica(2017) e participou durante 04 anos do projeto social na Academia Champion com atletas de alto rendimento infanto/juvenil e profissional.

Informações coletadas do Lattes em 07/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Medicina

2014 - 2020

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Título: A Eficácia da relação VEF3/VEF6 comparada a relação VEF1/CVF no diagnóstico de obstrução de vias aéreas
Orientador: Aquiles Assunção Camelier

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2013

Colégio Modulo

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2011

Colégio Antônio Vieira

Ensino Fundamental (1º grau)

2003 - 2010

Colégio Antônio Vieira

Formação complementar

2020 - 2020

Estágio Radiologia. (Carga horária: 160h). , Hospital Santa Izabel, HSI, Brasil.

2020 - 2020

Estágio Oncologia - Opcional. (Carga horária: 160h). , Hospital Santa Izabel, HSI, Brasil.

2019 - 2019

ACLS ? Suporte Avançado de VidaCardiovascular. (Carga horária: 16h). , American Heart Association, AHA, Estados Unidos.

2019 - 2019

Estágio - Emergências Clínicas. (Carga horária: 36h). , Hospital da Bahia, HB, Brasil.

2019 - 2019

Estágio Clínica Médica. (Carga horária: 32h). , Ambulatório Docente Assistencial da Bahiana - Clínica Médica, ADAB, Brasil.

2014 - 2019

Teste do Progresso. , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

2017 - 2017

XI Congresso Brasileiro de Asma e VII Congressos Brasileiros de DPOC e Taba. (Carga horária: 20h). , Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, SBPT, Brasil.

2017 - 2017

Curso Pré-Congresso de Imagem ? XI Congresso Brasileiro de Asma e VII Con. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, SBPT, Brasil.

2017 - 2017

Monitoria de Semiologia Médica e Mental 1. (Carga horária: 100h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

2016 - 2017

Liga Acadêmica de Emergências Clínicas. (Carga horária: 150h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

2016 - 2017

Vice-presidente da Liga Acadêmica de Emergências Clínicas. (Carga horária: 150h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

2016 - 2016

1º Minicurso de Atendimento Médico Pré-hospitalar às Emergências Clínicas. (Carga horária: 8h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

2005 - 2010

Língua Inglesa. , Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Terapia Intensiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Urgência e Emergência.

Organização de eventos

MACIEL, A. A. ; ZATTI, M. M. ; LESSA, I. ; SALES FILHO, M. A. M. . I Intermed Bahia. 2016. (Festival).

Participação em eventos

XVI Jornada de Iniciação Científica/ PIBIC e XIII MCC ? Mostra Cultural Científica. A Eficácia da relação VEF3/VEF6 comparada a relação VEF1/CVF no diagnóstico de obstrução de vias aéreas. 2018. (Congresso).

Curso Pré- Congresso de Imagem -XI Congresso Brasileiro de Asma e VII Congressos Brasileiros de DPOC e Tabagismo. 2017. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Asma e VII Congressos Brasileiros de DPOC e Tabagismo. 2017. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Asma e VII Congressos Brasileiros de DPOC e Tabagismo. A Eficácia da relação VEF3/VEF6 comparada a relação VEF1/CVF no diagnóstico de obstrução de vias aéreas. 2017. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Asma e VII Congressos Brasileiros de DPOC e Tabagismo. Impacto da limitação de fluxo aéreo conforme estadiamento espirométrico GOLD 2017 na qualidade de vida de paciente com DPOC. 2017. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Asma e VII Congressos Brasileiros de DPOC e Tabagismo. Impacto do estadiamento baseados em sintomas e exacerbações GOLD 2017 na qualidade de vida de pacientes com DPOC atendidos ambulatorialmente. 2017. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Asma e VII Congressos Brasileiros de DPOC e Tabagismo.A Eficácia da relação VEF3/CVF comparada a relação VEF1/CVF no diagnóstico de obstrução de vias aéreas. 2017. (Seminário).

XIII Jornada de Iniciação Científica/ PIBIC e XII MCC ? Mostra Cultural Científica.A Eficácia da relação VEF3/VEF6 comparada a relação VEF1/CVF no diagnóstico de obstrução de vias aéreas. 2017. (Seminário).

XIII Jornada de Iniciação Científica/ PIBIC e XII MCC ? Mostra Cultural Científica.Impacto da sensação de dispneia na percepção da qualidade de vida em portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica. 2017. (Simpósio).

XIII Jornada de Iniciação Científica/ PIBIC e XII MCC ? Mostra Cultural Científica. A Eficácia da relação VEF3/CVF comparada a relação VEF1/CVF no diagnóstico de obstrução de vias aéreas : um estudo de acurácia. 2017. (Exposição).

Congresso Nacional de Conhecimento e Cones. 2015. (Congresso).

Projeto Candeal - qualidade de vida dos agentes comunitários. 2015. (Outra).

Feira de Saúde no ADAB - Colesterol. Colesterol alto- o que podemos comer?. 2014. (Feira).

Produções bibliográficas

  • SALES FILHO, M. A. M. ; CAMELIER, A. A. . A Eficácia da relação VEF3/CVF comparada a relação VEF1/CVF no diagnóstico de obstrução de vias aéreas : um estudo de acurácia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALES FILHO, M. A. M. ; HIAGO, A. ; CAMELIER, A. A. . Impacto da sensação de dispneia na percepção da qualidade de vida em portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALES FILHO, M. A. M. ; CAMELIER, A. A. . A Eficácia da relação VEF3/VEF6 comparada a relação VEF1/CVF no diagnóstico de obstrução de vias aéreas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HIAGO, A. ; CAMELIER, A. A. ; SALES FILHO, M. A. M. . Impacto da sensação de dispneia na percepção da qualidade de vida em portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALES FILHO, M. A. M. ; CAMELIER, A. A. ; HIAGO, A. . Impacto da limitação de fluxo aéreo conforme estadiamento espirométrico GOLD 2017 na qualidade de vida de paciente com DPOC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALES FILHO, M. A. M. ; HIAGO, A. ; CAMELIER, A. A. . Impacto do estadiamento baseados em sintomas e exacerbações GOLD 2017 na qualidade de vida de pacientes com DPOC atendidos ambulatorialmente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALES FILHO, M. A. M. ; CAMELIER, A. A. ; HIAGO, A. . A Eficácia da relação VEF3/VEF6 comparada a relação VEF1/CVF no diagnóstico de obstrução de vias aéreas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SALES FILHO, M. A. M. ; GALVAO, B. F. C. . I Minicurso de Manejo de Emergências Clínicas. 2017. .

Prêmios

2019

Terceiro Lugar - Sessão de Revisão em Cardiologia, Hospital Santa Izabel.

2017

TOP 10 Pôster - A eficácia da relação VEF3/VEF6 comparada a relação VEF1/CVF no diagnóstico de obstrução de vias aéreas, XI Congresso Brasileiro de Asma e VII Congressos Brasileiros de DPOC e Tabagismo e Pneumoceará.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Academia Champion

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2020 - Atual

Hospital Santa Izabel

Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Plantonista UTI Clínica, Carga horária: 12

2020 - Atual

Hospital Geral Roberto Santos

Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Plantonista UTI Cardiológica, Carga horária: 12

2020 - Atual

Hospital Alayde Costa

Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Plantonista UTI Clínica/ Cirúgica, Carga horária: 12

2020 - 2020

Centro de combate ao Coronavírus- CICC

Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Plantonista UTI COVID, Carga horária: 36

2020 - 2020

UPA DE BROTAS

Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Plantonista Emergência, Carga horária: 24

2020 - 2020

Hospital Geral Ernesto Simões Filho

Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Plantonista UTI Clínica, Carga horária: 24

2020 - 2020

HOSPITAL MUNICIPAL DR. EDUARDO RIBEIRO BAHIANA

Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Plantonista Emergência, Carga horária: 6

2020 - 2020

PA Santo Amaro de Ipitanga

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Plantonista Ambulância Avançada, Carga horária: 24

2017 - 2018

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsita PIBIC/ Fapesp, sendo submetido apresentação relatórios, apresentação do projeto em formato de pôster eletrônico" A Eficácia da relação VEF3/VEF6 comparada à relação VEF1/CVF no diagnóstico de obstrução de vias aéreas", na XIII Jornada de Iniciação Científica/PIBIC e XII Mostra Cultural Científica, no ano de 2017. O banco de dados foi utilizado para projetos derivados, como a avaliação da acurácia da relação VEF3/CVF, no diagnóstico de obstrução das vias aéreas. Posteriormente, o projeto foi apresentado em forma de comunicação oral na na XVI Jornada de Iniciação Científica/PIBIC e XIII Mostra Cultural Científica, no ano de 2018, sendo aprovador pelo comitê avaliador. Estudo transversal que avalia a não-inferioridade de um novo método diagnóstico utilizando a referência o padrão- ouro( relação de Tiffeneau), o estudo apresenta uma base fisiopatólogica plausível que poderia detectar precocemente lesões incipientes, para adoção do "VEF3" em detrimento ao "VEF1" e propõe a adoção do "VEF6" em detrimento a "CVF", com benefícios em relação ao prolongamento do exames que podem gerar intercorrências(síncope, lipotímia, desconforto respiratório ao paciente).