Deise da Luz Santos

Professora nas áreas de Negócios Digitais e Marketing. Atualmente, trabalho como professora em tempo integral no Grupo Alura e como Mentora de Carreiras nas áreas de Negócios, Design e Marketing. Minha formação de base é a Publicidade e Propaganda e meu mestrado é em Design Estratégico. O Design Estratégico permite transitar no mundo dos negócios e inovação, ampliando a dimensão empresarial para uma construção que se baseia no usuário, na organização, no ecossistema e na sociedade. Também tenho um MBA na área de Comunicação Digital e estou cursando um MBA na área de Gestão de Pessoas: Carreira, Liderança e Coaching. Esses aprendizados complementam meu repertório de atuação profissional e permitem a articulação entre ensino, negócios e carreira. Naturalmente, estou migrando para a área da tecnologia para tratar de ambas as temáticas.

Informações coletadas do Lattes em 27/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Design

2017 - 2019

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Ecossistemas criativos e inovação sociocultural: uma cartografia dos processos de difusão da cultura da sustentabilidade na moda, Ano de Obtenção: 2019
Karine de Mello Freire.

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

2011 - 2016

Centro Universitário Metodista
Título: COMÉRCIO VIRTUAL: Os clubes de compra por assinatura
Orientador: Prof. Me. Claudia Bromirsky Trindade

Formação complementar

2021 -

MBA em Gestão de Pessoas: Carreira, Liderança e Coaching. (Carga Horária: 360h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2017 - 2018

MBA em MBA - COMUNICAÇÃO E MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS. (Carga Horária: 360h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil. , Palavras-chave: comunicação digital; fashion revolution.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Design Estratégico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Social.

Participação em eventos

Semana Acadêmica Fundasul - 2019.Branding na nova era nos Negócios. 2019. (Encontro).

Semana Fashion Revolution 2019.Comunicação e Estética para Quebrar Padrões. 2019. (Encontro).

The Making of Collaborative Cities - Ezio Manzini. 2018. (Encontro).

#3 Design para Democracia: Mesa Redonda sobre "Ética, Design e Democracia"..#3 Design para Democracia: Mesa Redonda sobre "Ética, Design e Democracia".. 2017. (Outra).

#5 Design para Democracia: Visões sobre Práticas e Processos de Design.#5 Design para Democracia: Visões sobre Práticas e Processos de Design. 2017. (Outra).

Design Unisinos 10 Anos + Flaviano Celaschi. 2017. (Encontro).

FIC - Festival da Interatividade e Comunicação. 2017. (Seminário).

Formação de Docentes - IPA. 2017. (Encontro).

TEDxUNISINOS. 2017. (Encontro).

Aula Inaugural - Publicidade e Propaganda 2016/1.A importância da Agência Experimental no processo de colocação no mercado de trabalho.. 2016. (Encontro).

Digitalks - Fórum de Marketing Digital. 2015. (Seminário).

Google Mobile Day. 2015. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ana Paula Gomes Lima

LUZ, Deise da; DINIZ, F.. Jornalismo Digital: SEO para Jornalistas e Técnicas que Aumentam a Encontrabilidade Digital. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Luiza Hiller Spolaore Fonseca

LUZ, Deise da; MORALES, C.. O Perfil do Atendimento nas Agências de Publicidade no Município de Porto Alegre. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

SANTOS, D. L.. Prêmio TOP de Marketing ADVB. 2019. Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil.

Orientou

Nathalia Peixoto

Influenciadores Digitais e o Ativismo Social: Feminismo no Canal do Youtube Nunca de Pedi Nada; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Negócios Digitais) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Deise da Luz Santos;

JULIANA FONTANS DE FREITAS

Design Thinking como Ferramenta de Inovação na Gestão Familiar; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Deise da Luz Santos;

Brunna Lima de Oliveira

Jornalismo Cultural: Um Estudo de Caso da Revista Digital Clandestina; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Deise da Luz Santos;

Produções bibliográficas

  • LUZ, Deise da ; FREIRE, K. M. . ARTEFATOS PRODUCENTES E ATIVISMO DE DESIGN: Uma contribuição para o processo de difusão da cultura da sustentabilidade na moda. FÓLIO (CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA) , v. 5, p. Revista FÃlio, 2019.

  • SANTOS, D. L. ; FREIRE, K. M. . ARTEFATOS PRODUCENTES E ATIVISMO DE DESIGN: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE DIFUSÃO DA CULTURA DA SUSTENTABILIDADE NA MODA. FÓLIO (CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA) , v. 2, p. 10-21, 2019.

  • FREIRE, K. M. ; LUZ, Deise da . Organizações Colaborativas e Comunicação Digital: um estudo sobre o Fashion Revolution. In: 14° Colóquio de Moda, 2018, Curitiba - Paraná. 14° Colóquio de Moda, 2018.

  • LUZ, Deise da ; FREIRE, K. M. ; BORBA, G. S. . Inovação de Significado na Moda: A Influência dos Processos Criativos e do Propósito de Marca. In: 13° P&D Design, 2018, Joinville - Santa Catarina. 13° P&D Design, 2018.

  • LUZ, Deise da ; FREIRE, K. M. . Organizações Colaborativas: Uma reflexão sobre o potencial de inovação social na moda. In: Fashion Revolution Forum, 2018, São Paulo. Fashion Revolution Forum, 2018. v. 1.

  • LUZ, Deise da . O Ativismo de Design por meio de Organizações Colaborativas na Moda. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUZ, Deise da . Pesquisa Ação como Método de Auto-crítica na Pesquisa em Design. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUZ, Deise da ; NICOLETTI, M. ; KLEIN, A. R. ; TAVARES, J. C. . Pôster 'Design: Un nuevo tiempo' em MX 2017 Design Conference. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

LUZ, Deise da ; KLEIN, A. R. . Design Estratégico para Reposicionamento de Marca. 2018.

LUZ, Deise da ; NICOLETTI, M. ; LORENZON, M. ; MARTINS, L. . Ecossistemas criativos, colaboração e gestão: como construir um novo mercado de moda?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LUZ, Deise da ; QUEIROZ, J. L. ; FREIRE, K. M. . MODAMUDAMUNDO. 2018; Tema: Moda, sustentabilidade, colaboração e inovação sociocultural. (Blog).

LUZ, Deise da . Google Adwords 1° Edição. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUZ, Deise da . Google Adwords 2° Edição. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUZ, Deise da . A utilização das redes sociais digitais na área da saúde. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUZ, Deise da . Carreiras do Marketing Digital. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUZ, Deise da . Estratégias e Táticas em E-mail Marketing. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TONETO, L. M. ; COSTA, F. C. X. ; LUZ, Deise da . Positive Design. 2017. (Workshop).

LUZ, Deise da . Digital 360: Um tour pelas áreas do marketing digital. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUZ, Deise da . Digital 360: Um tour pelas áreas do marketing digital. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    Ecossistema da Moda Sustentável do Rio Grande do Sul, Descrição: Descrição: O atual cenário de transformações e avanços tecnológicos impõe novas práticas de aprendizagem, sociabilidades e modelos de negócios que atendam às demandas para o desenvolvimento sustentável, ou seja, projetos colaborativos, compartilhados, ecologicamente corretos. No setor da Moda, identifica-se o surgimento de um movimento que estimula modos mais sustentáveis e conscientes de se produzir: slow fashion, que anda direção oposta aos modos de produção em massa e da busca pela reprodução de modelos de negócio globalizados. Um dos pilares do movimento é a valorização da mão-de-obra, predominantemente feminina, que vive em condições de grande vulnerabilidade social ou até mesmo em condições análogas à escravidão. Retomar a consciência no consumo de moda de todos os processos e impactos envolvidos nessa cadeia de produção de valor é o maior benefício desse movimento para a sociedade. O presente projeto busca compreender modos de promover descontinuidades locais promissoras nos atuais padrões de produção e consumo deste setor, em prol de modos de vida sustentáveis, capazes de contribuir para mudanças sistêmicas. Compreendendo os novos modos de vida sustentáveis como construções humanas, destaca-se a importância do conhecimento de design para a elaboração de dispositivos capazes de construir uma nova cultura de sustentabilidade. Uma tendência sociocultural que emerge dos estudos do sociólogo Michel Maffesoli, identificada por Visona (2017), é o ?estar junto com?. As formas de produção e consumo colaborativos surgem como uma tendência que se manifesta em diferentes formatos: casas colaborativas, coworkings, cosewing. Esses negócios, mais abertos e colaborativos, são formatos alternativos de criação e produção em moda, comparados às facções, cooperativas e costureiras, podendo ser considerados dispositivos sociotécnicos capazes de transformar a cultura da moda em direção à sustentabilidade. Nesta direção, surge o questionamento: e se propuséssemos modelos de negócios pautados por uma lógica econômica no qual a utilização da criatividade, da colaboração e do compartilhamento de recursos fossem os principais ativos para o desenvolvimento econômico local, em processos produtivos circulares, que respeitam a natureza e que valorizem o comércio justo? Em que espaços poderíamos propor tais modelos? Para buscar respostas a esses questionamentos, encontramos no design estratégico um caminho para a experimentação de espaços alternativos para a incubação de negócios sustentáveis na moda, considerando o fortalecimento do ecossistema criativo que a mantém. Design estratégico é uma abordagem projetual que envolve todo o ecossistema de atuação no desenvolvimento de estratégias para a ação organizacional em direção a inovação e a sustentabilidade. (FRANZATO, et. al, 2015). Um ecossistema criativo é definido como um sistema de atores, que compartilham um determinado meio sociocultural e desenvolvem processos criativos com o intuito de gerar dispositivos sociotécnicos (artefatos, processos ou sistema), originais, inovadores e possivelmente transformadores (FRANZATO, et. al, 2015)... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Deise da Luz Santos - Integrante / Marcella Lorenzon - Integrante / Liege Martins - Integrante / Cariane Camargo - Integrante / janine ledur queiroz - Integrante / inarai trentini trombini - Integrante / Karine de Mello Freire - Coordenador., Financiador(es): INSTITUTO LOJAS RENNER - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

CAELUM

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora em Tempo Integral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora no curso de Negócios Digitais. Disciplinas Ministradas: Projeto Integrador - Empreendedorismo Digital e Propósito

2019 - 2021

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Horista, Carga horária: 22

Outras informações:
Professora na Faculdade de Comunicação Social - FACS Disciplinas Ministradas: - Marketing Digital - Cultura Digital - Métricas e Avaliação de Resultados - Atendimento e Planejamento de Campanha - Mídia - Projeto Experimental I Membro do Projeto InovaRitter - HUB de Inovação da UniRitter

2018 - 2021

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER

Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor Horista

Outras informações:
Professora no MBA em Negócios Digitais. Disciplina ministrada: Empreendedorismo e Inovação Professora no MBA em Marketing. Disciplina ministrada: Marketing de Serviços e Varejo Professora no MBA em Gestão Empresarial. Disciplina ministrada: Gestão do Encontro de Serviços

2020 - Atual

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Horista

Outras informações:
Professora do curso de Especialização em Negócios Digitais. Disciplina Ministrada: Marketing Digital

2017 - 2019

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Aluna do Mestrado em Design, Enquadramento Funcional: Membro do Grupo de Pesquisa, Carga horária: 3

Outras informações:
Ecossistema da Moda Sustentável do RS

2018 - 2018

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista

Outras informações:
Curso de Extensão - Estratégias de Posicionamento em Redes Sociais para Pequenas e Médias Empresas

2018 - 2018

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Escola da Indústria Criativa - Disciplina Ministrada: Cidadania Social e Soluções Criativas

2018 - 2018

4ED - Escola de Design

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 6

Outras informações:
Curso: Coolhunting - Pesquisa e Planejamento de Marcas

2017 - 2018

4ED - Escola de Design

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 6

Outras informações:
Curso: Marketing Digital Disciplinas Ministradas: - Social Media - Marketing de Conteúdo - Google Adwords - Google Analytics - Gestão do Marketing Digital

2017 - Atual

HeadLab - Consultoria de Negócios e Comunicação

Vínculo: Fundadora e Consultora, Enquadramento Funcional: Fundadora e Consultora, Carga horária: 10

Outras informações:
Gestão de Marcas Atua na pesquisa e desenvolvimento de marcas para clientes do ramo da moda. Possui experiência de mais de 10 anos no processe de planejamento de marcas de moda. Gestão de Comunicação Atua no desenvolvimento e operação de rotinas de comunicação, tendo, nos últimos anos, foco maior em comunicação digital. Clientes já atendidos: Bebecê Calçados, Piccadilly Calçados, Revoada (Moda Sustentável), Casabem Móveis e Gruppen Tecnologia da Informação.

2017 - 2017

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Consultora de Negócios, Carga horária: 15

Outras informações:
Consultora do SEBRAE no projeto TMD (Thinking Making Doing) em parceria com a UNISINOS. O TMD tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de um ecossistema colaborativo entre organizações já existentes ou em desenvolvimento. - Desenvolvimento de proposta de valor para a organização e para o ecossistema. - Desenvolvimento de matriz de cruzamento de valores entre organizações - Desenvolvimento de possíveis ações para o crescimento da organização - Participação em reuniões e workshops A metodologia utilizada no projeto é referente ao design estratégico.