Renata Cristina Xavier da Silva

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Atualmente é Team Leader Senior - Fiat Automoveis - Matriz. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Custos.

Informações coletadas do Lattes em 01/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Contábeis

2016 - Atual

Universidade Paulista

Graduação em Engenharia de Produção

2007 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Redução de Custos em Logística Interna: estudo de caso em uma siderúrgica de tubos sem costura - laminação contínua.
Orientador: Antônio Mário Pinheiro de Azevedo
Bolsista do(a): Ministério da Educação, PROUNI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Organização de eventos

SILVA, R. C. X. . Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 2010. (Congresso).

SILVA, R. C. X. . Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 2009. (Congresso).

SILVA, R. C. X. . Semana de Engenharia de Produção da PUC. 2008. (Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Fiat Automoveis - Matriz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Team Leader Senior, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
World Class Manufacturing: Co-líder do pilar Cost Deployment (unidade Montagem) - Estudo das reações entre os fatores de custos e os processos que geram desperdícios e perdas; - Transformação das perdas em custos, quantificando-as; - Verificação do know-how para a redução de desperdícios e perdas; - Definição por prioridade dos projetos de redução de desperdícios e perdas conforme análise de custos/benefícios; - Monitoramento contínuo do progresso e dos resultados dos projetos de melhoramento.

2012 - 2013

Core Synesis

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor Júnior 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Marketing orientado para análise da concorrência e cenário de mercado atual e futuro; - Acompanhamento e desenvolvimento de estudos específicos para criação e conceituação de novos produtos, análise de segmentação e posicionamento de produtos do mercado atual e futuro; - Acompanhamento da pesquisa de mercado pós vendas e monitoramento dos indicadores de qualidade dos produtos em exercício; - Manipulação da base de dados utilizando a ferramenta SAS Enterprise Guide; - Criação de relatórios e análises estatísticas.

2009 - 2012

Vallourec e Sumitomo do Brasil, VS do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico III, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Gestão de Pessoas: definição de plano de carreira, critérios de promoção e remanejamento, desenvolvimento de pessoas, indicadores de polivalência, treinamentos, dentre outros; - Gestão de Custos: definição de indicadores, análises, definições de ações e monitoramento; - Grupos de Melhoria Contínua (participação como membro e líder): utilização da metodologia PDCA com aplicação das ferramentas de qualidade (pareto, Ishikawa, GUT, SETFI, dentre outras). Auxílio aos demais grupos da gerência através de auditorias internas; - Revisão de procedimentos operacionais; - Produtividade: estudo de potenciais ganhos e acompanhamento de plano de ação; - Teste de novos insumos: acompanhamento e monitoramento da qualidade; - Redução de Custo Logístico: atuação como líder da equipe, definindo indicadores e fazendo estudos através da simulação e melhoria da logística interna com foco em redução dos custos diretos.

2007 - 2008

Prudente Refeições LTDA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
- Cotação de preços; - Lançamentos de notas fiscais, fechamento de impostos (ICMS, IPI, etc), controle de notas pelo sistema SAP; - Reposição dos caixas das filiais.