Edward Martins Jr

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Faculdade de Administração e Informática (2004), tendo destaque na FAITEC do ano de 2004 como 1º lugar e nos anos anteriores com o 2º e 3º lugar. Profissional com grande experiência, foi consultor sênior da Accenture e Everis na construção de sistemas de grande porte e aplicações de desempenho extremas. Foi sócio e CTO na Startup Go-James, onde liderou todo o desenvolvimento tecnológico da plataforma tendo como desafio o motor de precificação baseado em layers de áreas poligonais, melhor rota e geolocalização. Entre suas maiores realizações destacam-se as implantações estratégicas como o catálogo de produtos financeiros do Itaú e a Integração Porto Seguro, além de consultoria plena nas maiores seguradoras do Brasil. Atualmente é líder da área de data e gestor de proteção de dados na empresa Jexia, empresa de software baseada na Holanda - UE. Possui as seguintes certificações de privacidade e proteção de dados pessoais: - EXIN Privacy & Data Protection Foundation - EXIN Privacy and Data Protection Practitioner

Informações coletadas do Lattes em 27/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Bacharelado em Ciencia da Computação

1999 - 2003

Faculdade de Administração e Informática
Título: Speech Recognition Integrated System
Orientador: Fabio Gavião

Formação complementar

2018 - 2018

EXIN Privacy & Data Protection Foundation. (Carga horária: 16h). , EXIN - Exam- and certification institute, EXIN, Holanda.

2018 - 2018

EXIN Privacy and Data Protection Practitioner. (Carga horária: 24h). , EXIN - Exam- and certification institute, EXIN, Holanda.

2014 - 2014

Curso Desenvolvimento móvel com iOS. (Carga horária: 40h). , Caelum, CAELUM, Brasil.

2006 - 2006

METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E ENTREGA. (Carga horária: 80h). , QCenter, QC, Estados Unidos.

2004 - 2004

Developing Microsoft ASP.NET Web Applications Using Visual Studio .NET - 20. (Carga horária: 120h). , BRAS FIGUEIREDO, B&F, Brasil.

2001 - 2001

Linux. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Administração e Informática, FAI, Brasil.

2001 - 2001

Técnicas para o Desenvolvimento do Raciocínio. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Administração e Informática, FAI, Brasil.

2000 - 2000

Novell do Academics. (Carga horária: 20h). , Novell do Brasil, NB, Brasil.

2000 - 2000

Administração da Informação nas Organizações da Sociedade Globalizada. (Carga horária: 16h). , Faculdade de Administração e Informática, FAI, Brasil.

1999 - 1999

Curso de Redes TCP/IP. (Carga horária: 16h). , Liveware Tecnologia a Serviço Ltda, LIVEWARE, Brasil.

1999 - 1999

Introdução a Objetos Distribuídos e CORBA. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Administração e Informática, FAI, Brasil.

1997 - 1998

Eletrônica. (Carga horária: 1200h). , Colégio META de 2º Grau, META, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

FAITEC. FAITEC - Feira de Tecnologia da FAI - MG. 2015. (Feira).

FAITEC. Jurado dos trabalhos dos alunos do curso de ciências da computação durante a feira de tecnologia - FAITEC - FAI - MG. 2015. (Feira).

Produções bibliográficas

  • MARTINS JUNIOR, E. E. . Machine Learning com Algorithmia API e Go - Nudity Detection. Machine Learning com Algorithmia API e Go - Nudity Detection, 17 jul. 2017.

  • MARTINS JUNIOR, E. E. . Machine Learning com IBM Watson Conversation & Go: tudo a ver!. Machine Learning com IBM Watson Conversation & Go: tudo a ver!, 28 abr. 2017.

  • MARTINS JUNIOR, E. E. . Realizando o processo de análise de sentimento do Twitter em Go. Realizando o processo de análise de sentimento do Twitter em Go, 15 fev. 2017.

  • MARTINS JUNIOR, E. E. . Trabalhando com o protocolo TCP/IP usando Go. Trabalhando com o protocolo TCP/IP usando Go, 26 jan. 2017.

  • MARTINS JUNIOR, E. E. . Desenvolvendo uma aplicação móvel com .NET. Webmobile, revista impressa webmobile, , v. 8, p. 68 - 77, 01 maio 2006.

  • MARTINS JUNIOR, E. E. . Processando um e-mail sender em um Docker na AWS. Processando um e-mail sender em um Docker na AWS.

  • MARTINS JUNIOR, E. E. . Machine Learning com GO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS JUNIOR, E. E. . XIII FAITEC - Sistema de Controle Penitenciário. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS JUNIOR, E. E. . Rendezevous - Aplicação Cliente Servidor. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINS JUNIOR, E. E. . XII FAITEC - Sistema de Alarme Inteligente. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS JUNIOR, E. E. . Redes de Computadores. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINS JUNIOR, E. E. . XI FAITEC - Rendezevous - Aplicação Cliente Servidor. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS JUNIOR, E. E. . XI FAITEC - Ponto de Equilíbrio Contábil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

Go Micro Client poc. 2018.

MARTINS JUNIOR, E. E. . Golang SP + Locaweb. 2017.

MARTINS JUNIOR, E. E. . Coleção de fontes relacionado aos meus artigos publicados na iMasters. 2017.

MARTINS JUNIOR, E. E. . A simple and powerfull C# MQTT Lightweight Windows Client. 2016.

MARTINS JUNIOR, E. E. ; FREITAS, F. ; MENDEZ, F. . Startup paulistana cria novo serviço de transporte executivo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS JUNIOR, E. E. ; FREITAS, F. ; MENDEZ, F. . O desafio de obter orientação e recursos de investidores. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS JUNIOR, E. E. . Bug do milênio - Principais cuidados no desenvolvimento de software. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS JUNIOR, E. E. . Linkedin. 2019; Tema: Registro profissional & Feed de Noticias. (Rede social).

MARTINS JUNIOR, E. E. . Curso de ASPNET. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de pesquisa

  • 2002 - 2002

    Sistema Integrado de Reconhecimento de Voz, Descrição: Com base na tecnologia de síntese de fala (text to speech) e de reconhecimento de fala (automatic speech recognition) fora desenvolvido uma interface de software a ser uma solução que pode ser usada em múltiplos canais de comunicação (internet, telefone e smartphone). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Edward Martins Jr - Coordenador / Fábio Gavião Avelino de Mello - Integrante.

Prêmios

2003

1º Lugar FAITEC, Faculdade de Administração e Informática.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Jexia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Data Lead, Carga horária: 40

Outras informações:
Lidero a equipe de dados, um grupo de cientistas de dados e engenheiros que abrange: ? ciência de decisão: guiando estratégia de produto e negócios por meio de insights de dados ? produtos de dados: projetando algoritmos e modelos que afetam a experiência do usuário ? qualidade de dados: gerenciamento de dados como um ativo estratégico ? segurança de dados: fechamento de lacunas de segurança para proteger dados corporativos ? protecção de dados: assegurando que os direitos fundamentais de privacidade dos titulares de dados são protegidos (GDPR)

2015 - 2017

EVNT - Intermediação de Eventos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Líder de Tecnologia

Outras informações:
Liderei o desenvolvimento da robusta plataforma de marketplace de reservas de eventos, evnt.com.br Essa plataforma foi projetada e liberada para agilizar e melhorar a experiência da Web e do usuário móvel na reserva de espaços de hotéis, semelhante ao Airbnb ou Trivago.

2015 - 2015

Lauris Technology of Intelligence

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Lider de tecnologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsabilidades no âmbito da Telemedicina Petrobras Transpetro. Estratégia, Planejamento e Implementação: - Reporte ao CEO ou ao conselho como parte ativa da equipe de gerenciamento sênior. - Contribuir para o desenvolvimento do plano de negócios principal, com entrada em foco, custeio e abordagem. - Projetar e manter um roteiro de projetos para atender aos exigentes objetivos de negócios, aproveitando as tendências e novas tecnologias, quando apropriado. - Produzir justificativas de custo-benefício e risco para iniciativas de TI para obter suporte orçamentário do conselho. - Garantir que os funcionários, parceiros, clientes e diretoria compreendam a visão tecnológica do negócio. - Responsável pela governança de TI de plataforma e serviços, incluindo telecomunicações, redes, infraestrutura, engenharia, mídia e arquitetura. - Preparar e testar planos de recuperação de desastres e contribuir para o plano de continuidade de negócios mais amplo. - Sempre que possível, reduzir os gastos operacionais e de capital de maneira contínua, por meio do uso de tecnologia de código aberto, aquisições econômicas, ganhos de eficiência e coordenação de atividades e recursos com empresas controladoras e de grupo.

2011 - 2014

GoJames

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CTO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Lider responsável por definir e desenvolver todo o core e backend (.NET/MSSQL) da plataforma, assim como o portal e definições dos aplicativos móveis para Android e iOS. Atuante também nas decisões estratégicas do modelo de negócio e operacional. Definição e construção do modelo de dados prevendo BigData e escalabilidade da infra de servidores. ? ASPNET ? Webservices ? MSSQL ? SPs ? AWS ? Ajax

2006 - 2011

Accenture

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CONSULTOR SÊNIOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Consultor Sênior responsável por desenvolver diversos módulos financeiros em alta (COBOL/DB2) e baixa plataforma (.NET/MSSQL) dentre eles o catalogo corporativo de produtos do Itaú, integração Porto Seguro e ISAR e Implantação do TIA (Plataforma Global) na Zurich do Brasil ? ASPNET - MVC ? Webservices ? MSSQL ? SPs ? COBOL ? DB2

2005 - 2006

Everis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANALISTA PLENO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Analista Sênior responsável por desenvolver os módulos de relatórios da cadeia de entregas da ULTRACARGO ? ASPNET - MVC ? Webservices ? MSSQL ? SPs ? Ajax

2002 - 2005

Intermec South America Ltda, Intermec

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANALISTA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
ANALISTA - INTERMEC Abril de 2002 ? Fevereiro de 2005 Analista responsável pelo desenho e desenvolvimento do software BR AVIATION da PETROBRAS ? ASPNET ? Visual C++ ? Webservices ? MSSQL

2000 - 2002

Faculdade de Administração e Informática

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: tecnico de laboratório, Carga horária: 40

Outras informações:
Técnico de informática responsável pelos laboratórios