Felipe Jose de Souza

Felipe Alduina (nome artístico de Felipe José de Souza) é mestrando no Programa de Pós Graduação Estudos da Condição Humana (UFSCar - campus Sorocaba), graduado em licenciatura em Dança pela Universidade de Sorocaba (UNISO) e estudou Filosofia Política no Núcleo de Artes e Educação Parque da Autonomia (2018-2023). É bailarino e produtor no Coletivo O12 de dança contemporânea, trabalha na equipe de coordenação e professores do Núcleo de Artes e Educação Parque da Autonomia, é educador referência na exposição Nise - A Revolução pelo Afeto no Sesc Sorocaba e desenvolve produções artísticas por meio das Artes do Corpo e das Artes Visuais, como espetáculos de dança, produções audiovisuais, publicação de textos, séries de fotografia, desenhos e digitalização em scanner. Iniciou seus estudos em dança e teatro em 2007, e desde 2014 trabalha profissionalmente nesse campo de atuação, bem como na produção cultural. Participou de diferentes grupos artísticos e dezenas de espetáculos (premiados em esfera municipal, estadual e federal) como bailarino, coreógrafo, assistente coreográfico, diretor, ator, preparador corporal e provocador artístico. Elaborou cursos e desenvolveu projetos que relacionam Artes do Corpo e Espaço Urbano. Foi orientador de diferentes projetos de artistas do interior de São Paulo. Trabalhou como professor de Arte e Práticas Culturais e Sociais na rede SESI de ensino. Foi orientador social de expressão corporal para pessoas com deficiências intelectual e múltiplas na APAE Sorocaba. Co-fundou em 2013 o grupo teatral "Gente de Quem?" e a Mostra Teatral de Cerquilho.

Informações coletadas do Lattes em 19/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em ESTUDOS DA CONDIÇÃO HUMANA

2025 - Atual

Universidade Federal de São Carlos
Orientador: Viviane de Melo Mendonça

Graduação em Dança

2015 - 2018

Universidade de Sorocaba
Título: SingulariCidade: um estudo coreográfico da relação entre dança e espaço urbano
Orientador: Maria da Graça Giradi Gonçalves
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Pres. Arthur da Silva Bernardes

Formação complementar

2023 - 2023

Biocracia: Vida como governo. (Carga horária: 40h). , Núcleo de Artes e Educação Parque da Autonomia, PA, Brasil.

2023 - 2023

Corpo App: Filosofia entre peles e telas. (Carga horária: 40h). , Núcleo de Artes e Educação Parque da Autonomia, PA, Brasil.

2022 - 2022

Reencantamento: Corpo, Eros e Política. (Carga horária: 40h). , Núcleo de Artes e Educação Parque da Autonomia, PA, Brasil.

2022 - 2022

Alegria como potência política. (Carga horária: 40h). , Núcleo de Artes e Educação Parque da Autonomia, PA, Brasil.

2022 - 2022

Dança Contemporânea. (Carga horária: 160h). , Núcleo de Artes e Educação Parque da Autonomia, PA, Brasil.

2021 - 2021

Democracia, ódio e amor. (Carga horária: 60h). , Núcleo de Artes e Educação Parque da Autonomia, PA, Brasil.

2021 - 2021

Pornocracia no Brasil. (Carga horária: 60h). , Núcleo de Artes e Educação Parque da Autonomia, PA, Brasil.

2020 - 2020

Lógica Binária. (Carga horária: 60h). , Núcleo de Artes e Educação Parque da Autonomia, PA, Brasil.

2019 - 2019

Dança ContemporÂnea. (Carga horária: 160h). , Núcleo de Artes e Educação Parque da Autonomia, PA, Brasil.

2018 - 2018

Dança Contemporânea. (Carga horária: 160h). , Núcleo de Artes e Educação Parque da Autonomia, PA, Brasil.

2018 - 2018

Dança Contemporânea. (Carga horária: 160h). , Núcleo de Artes e Educação Parque da Autonomia, PA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Produções bibliográficas

  • SOUZA, F. J. ; EMILIO, D. C. (Org.) ; FERNANDES, L. (Org.) ; MORAES, L. (Org.) ; SAMPAIO, A. (Org.) ; FABBRO, J. A. (Org.) ; MOURA, G. (Org.) ; RODRIGUES, A. (Org.) ; RAVELLI, H. (Org.) . Ocupação Transitória. 1. ed. Votorantim: Fundo de Cultura de Votorantim - Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim, 2021. v. 1. 109p .

  • SOUZA, F. J. . MANIFESTA. In: Felipe José de Souza (Felipe Alduina); Douglas Emilio; Lucas Fernandes; Lucas Moraes;. (Org.). Ocupação Transitória. 1ed.Votorantim: Fundo de Cultura de Votorantim - Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim, 2021, v. 1, p. 20-21.

  • SOUZA, F. J. ; EMILIO, D. C. . Criar táticas / Criar crises. In: Gilsamara Moura; Douglas Emilio;. (Org.). Ágora: modos de ser em Dança / encontros e aproximações.. 1ed.Alumínio: Jogo de Palavras, 2021, v. 4, p. 50-67.

  • SOUZA, F. J. . Palestra - Interseccionalidade. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, F. J. . Palestra - Presença e educação. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, F. J. . Estudos urbanos em Artes do Corpo. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SOUZA, F. J. . Estudos Urbanos em Dança Contemporânea. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Outras produções

SOUZA, F. J. . Inf(r)estados, Direção: Thiago Alixandre. 2023. Coreográfica.

SOUZA, F. J. . Pensamento Coreográfico. 2022. Audiovisual.

SOUZA, F. J. . Errante. 2021. Audiovisual.

SOUZA, F. J. . Caminho. 2020. Audiovisual.

SOUZA, F. J. . emBARALHar: uma corpografia urbana em trânsito. 2019. Coreográfica.

SOUZA, F. J. . Ao que se pretendem as partes, Direção: Thiago Alixandre. 2019. Coreográfica.

SOUZA, F. J. . Céu de Helicopteros, Direção: Roberto Gil Camargo. 2018. Teatral.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2019

Katharsis Teatro

Vínculo: Intérprete, Enquadramento Funcional: Preparação corporal e interpretação, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/2017 - 02/2019

    Extensão universitária , Universidade de Sorocaba - UNISO.,Atividade de extensão realizada, Realização de composições e interpretação em Teatro, sob direção do professor dr. Roberto Gil Camargo. Preparação corporal dos núcleos K-2 e K 3idade.

2019 - 2020

APAE Sorocaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador social de Expressão Corporal, Carga horária: 40

2020 - 2021

SESI - São Roque

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de nível superior do ens. fund., Carga horária: 24

2024 - 2024

ESCOLA PARQUE BEIJA FLOR

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de dança, Carga horária: 10

2024 - Atual

SESC SOROCABA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Facilitador artístico, Carga horária: 30

Outras informações:
Educador artístico na exposição de arte Nise da Silveira - A Revolução pelo Afeto

2024 - Atual

Núcleo de Artes e Educação Parque da Autonomia

Vínculo: Informal, Enquadramento Funcional: Professor de dança, Carga horária: 5

2022 - Atual

Núcleo de Artes e Educação Parque da Autonomia

Vínculo: Informal, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalha na equipe de coordenação

2021 - 2021

Fomento à Dança

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Bailarino, Carga horária: 8

Outras informações:
Bailarino no processo de criação Anatomias Para o Desassossego da coreógrafa e diretora Vera Sala, com financiamento da lei de Fomento à Dança da cidade de São Paulo

2019 - Atual

Coletivo O¹²

Vínculo: Informal, Enquadramento Funcional: Bailarino e produtor, Carga horária: 20