Izabella Gonçalves Rendeiro da Silva

Bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará. Estive como Bolsista CNPQ na área de Pesquisa Fitoquímica e análise de óleos essenciais, em que fui premiada em Segundo Lugar como Melhor Projeto de PIBIC pela Coordenação de Botânica; fui Co-Fundadora da Primeira Empresa Júnior de Engenharia Química da UFPA, a qual fui Diretora Presidente 1 ano depois; estagiária da Coordenação de Atração e Consolidação de Empreendimentos no Parque de Ciência e Tecnologia do Pará e estagiária da Empresa Norsk Hydro Alunorte no setor industrial, como apoio à engenharia de Processos. Em que Conquistei o Prêmio de Primeiro Lugar na Categoria de Estagiária Destaque na etapa Regional pelo IEL Pará, edição de 2019.

Informações coletadas do Lattes em 08/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Química

2015 - 2019

Universidade Federal do Pará
Título: ESTUDO DO CONSUMO DE FLOCULANTE NOS SEDIMENTADORES DO PROCESSO BAYER
Orientador: Profa. Dra. Samira Maria Leão de Carvalho

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Faculdade Ideal

Formação complementar

2016 - 2017

Aproveitamento de Recursos Naturais. (Carga horária: 68h). , UFPA, UFPA, Brasil.

2016 - 2017

Escoamento de Fluidos em Reservatório. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Física Elementar - PCNA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2015 - 2015

Minicurso de Metodologia do Trabalho Científico. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Química Elementar. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Matemática Elementar - PCNA. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2008 - 2013

Curso Avançado em Inglês. (Carga horária: 680h). , Idiomas Aslan, ASLAN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Organização de eventos

SILVA, I. G. R. . Semana do Instituto de Tecnologia. 2016. (Congresso).

SILVA, I. G. R. . I Semana de Minicursos na Engenharia Química. 2016. (Congresso).

SILVA, I. G. R. . Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Social. 2015. (Congresso).

Participação em eventos

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA. AVALIAÇÃO SAZONAL DO RENDIMENTO E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO ÓLEO ESSENCIAL DA Aniba parviflora (Meisn.) Mez (LAURACEAE) CULTIVADO NO CAMPUS MPEG, BELÉM, PA. 2017. (Congresso).

I Semana de Minicursos na Engenharia Química. 2016. (Seminário).

14 Encontro de Profissionais de Química da Amazônia. 2015. (Encontro).

Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social. 2015. (Encontro).

Prêmios

2019

1 Lugar como Estagiária Destaque no Prêmio IEL de Estágio, Instituto Euvaldo Lodi - IEL.

2017

2 Lugar no XXV Seminário de Iniciação Científica PIBIC-2017, Museu Paraense Emilio Goeldi.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Museu Paraense Emílio Goeldi

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Competência em análise fitoquímica das plantas aromáticas da amazônia e extração de óleos essenciais; e identificação de componentes químicos por cromatografia gasosa e espectrofotometria de massa.

2017 - 2018

Parque de Ciência e Tecnologia - Guamá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio na Coordenação de Tecnologia, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio no setor de investimentos voltados para o empreendedorismo de base tecnológica com o objetivo de fortalecer Empresas, Startups e Laboratórios de Pesquisa no âmbito inovador e na prestação de serviços com impacto social promovendo o desenvolvimento sustentável na Região.

2018 - 2020

Norsk Hydro - Alunorte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio na Norsk Hydro - Alunorte, Carga horária: 30

Outras informações:
Apoio à Engenharia de Processos nas seguintes funções: acompanhamento dos parâmetros de controle do Processo Bayer; monitoramento dos parâmetros químicos a fim de gerar um produto de qualidade, com a otimização dos recursos disponíveis e redução das perdas produtivas; elaboração de Testes de Performance de insumos e equipamentos; criação de novas planilhas de controle objetivando facilitar a rotina da engenharia e da operação na identificação dos desvios; ajuste contínuo e revisão de cálculos das planilhas de monitoramento dos parâmetros já existentes.

2018 - 2018

Covalente Treinamentos e Consultoria

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora Presidente da Empresa Jr., Carga horária: 30

Outras informações:
Coordenar uma empresa voltada para treinamentos, serviços de consultorias e análise na área de Engenharia Química para micro e pequenas empresas, atuando nos eixos de caracterização e qualidade de óleos, gorduras vegetais e desenvolvimento e otimização de produtos; Incentivar o empreendedorismo aos estudantes de graduação, unindo tecnologia e inovação com as práticas de gestão empresarial e negócios; Treinamento e engajamento do time às práticas de planejamento e cumprimento das diretrizes da organização;

2017 - 2017

Covalente Treinamentos e Consultoria

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Co-fundadora e Diretora de Qualidade, Carga horária: 30

Outras informações:
Garantir, por meio de ferramentas de gestão da qualidade, o funcionamento estrutural da Empresa; Aplicar ferramentas de gerenciamento de riscos às diretorias setoriais; Supervisionar o processo de desenvolvimento de cada área.