Otávio de Oliveira Silva
Graduando em Ciência da Computação no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para pesquisa nas áreas de redes de computadores e cibersegurança. Formado Técnico em Computação Gráfica integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Uberlândia Centro. Medalhista OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e OBR (Olímpiada Brasileira de Robótica). Interesse em programação competitiva.
Informações coletadas do Lattes em 14/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Curso técnico/profissionalizante em Computação Gráfica
2019 - 2021
Formação complementar
2024 - 2024
Language Education Program at USP - Academic Communication. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2023 - 2023
Brazilian ICPC Summer School. (Carga horária: 85h). , Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre, SBC, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em VII Curso de Introdução à Programação Competitiva - Bixecamp (MaratonUSP). (Carga horária: 65h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2018 - 2018
Programa de Iniciação Científica da OBMEP. , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2017 - 2017
Programa de Iniciação Científica da OBMEP. , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2016 - 2017
Geração Web. (Carga horária: 200h). , Centro Brasileiro de Cursos, CEBRAC, Brasil.
2016 - 2016
Programa de Iniciação Científica da OBMEP. , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: ciência da computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: COMPUTAÇÃO GRÁFICA.
Organização de eventos
SILVA, O. O. . XXV Olimpı́ada Brasileira de Informática (OBI 2023). 2023. .
SILVA, O. O. . III AnimaIF - Festival de Animações 2D e 3D. 2019. (Festival).
Participação em eventos
init.g(São Paulo) Workshop, pelo Google. 2024. (Oficina).
Tempest Academy Conference. 2024. (Congresso).
XIV Semana da Computação. 2024. (Seminário).
33º Workshop Integrativo. 2023. (Feira).
Seletiva USP Para Maratona de Programação 2022-2023. Time agoravai. 2022. (Olimpíada).
XIII Semana da Computação. 2022. (Seminário).
XXIV Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2022). OBI Modalidade Programação Nível Sênior. 2022. (Olimpíada).
18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2021. 2021. (Seminário).
24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica - OBA. 24ª OBA. 2021. (Olimpíada).
IX Semana de Filosofia e História Social. 2021. (Seminário).
12ª edição da Olímpiada Nacional em História do Brasil. Equipe Correspondentes de Nabuco. 2020. (Olimpíada).
17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - IFTM Multicampi. 2020. (Seminário).
23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica - OBA. 23ª OBA. 2020. (Olimpíada).
V Olimpíada Nacional de Ciências 2020. V Olimpíada Nacional de Ciências 2020. 2020. (Olimpíada).
XXII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2020). OBI Modalidade Programação Nível 2. 2020. (Olimpíada).
16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2019 IFTM. 2019. (Seminário).
22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica - OBA. 22ª OBA. 2019. (Olimpíada).
Arduino Day 2019 - IFTM Campus Uberlândia Centro. 2019. (Exposição).
III Workshop Ambiental. 2019. (Seminário).
Olimpíada Brasileira de Física. 1ª Fase - Olimpíada Brasileira de Física 2019. 2019. (Olimpíada).
Olimpíada Brasileira de Robótica - Modalidade Prática. Olimpíada Brasileira de Robótica - PRÁTICA (OBR 2019). 2019. (Olimpíada).
Olimpíada Brasileira de Robótica - Modalidade Teórica. Olimpíada Brasileira de Robótica - TEÓRICA (OBR NACIONAL - 2019). 2019. (Olimpíada).
XXI Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2019). OBI Modalidade Programação Nível 1. 2019. (Olimpíada).
XXIV Ciência Viva. Árvores urbanas: influência na qualidade de vida dos cidadãos Uberlandenses com ênfase no bairro Altamira. 2019. (Feira).
Produções bibliográficas
-
SILVA, O. O. ; BATISTA, D. M. . Performance Evaluation of Python Tools to Capture Packets in Resource-Constrained Devices. In: XXIV Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação (WPerformance), 2025, Maceió. Anais do XXIV Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação, 2025.
-
SILVA, O. O. ; BATISTA, D. M. . Adequação Online de Rastros de Tráfego de Rede nos Clientes para Alimentar Sistemas de Detecção de Intrusão. In: VIII Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação, 2025, Natal. Anais Estendidos do XLIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2025), 2025.
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Detecção de DDoS na Internet das Coisas utilizando Métodos de Aprendizado de Máquina com Retreinamento, Descrição: A evolução constante de botnets para causar ataques DDoS na Internet das Coisas (IoT) e a baixa capacidade de armazenamento e processamento dos dispositivos desse ambiente computacional justificam a necessidade de um IDS (Intrusion Detection System) centralizado capaz de realizar retreinamento do modelo em busca de novos ataques. Uma boa solução para esse cenário e que é sugerida nessa proposta de pesquisa é que o IDS centralizado realize o retreinamento de forma constante com todo o tráfego (esse IDS pode estar localizado no gateway principal da rede), sendo a inferência seja realizada individualmente pelos dispositivos apenas considerando o tráfego de cada dispositivo. Como atividades, serão realizados experimentos com diversas técnicas de retreinamento e de feature engineering em conjuntos de dados existentes para determinar as técnicas mais adequadas para esse contexto. Além disso, como uma tarefa adicional serão escritos códigos de pré-processamento para gerar arquivos CSV a partir dos pcap dos conjuntos de dados de modo a focar nas features mais importantes. A explicabilidade do modelo utilizado também será avaliada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Otávio de Oliveira Silva - Integrante / Daniel Macêdo Batista - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2023
Menção Honrosa, 2a Fase Zero da Maratona de Programação da SBC.
2022
Honra ao Mérito, XXIV Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).
2021
Medalha de Prata, 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA.
2021
Menção Honrosa, Olimpíada Nacional de Ciências - ONC.
2021
Medalha de Prata - Nível 3 (Ensino Médio), OBMEP.
2020
Medalha de Prata, 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA.
2019
Medalha de Prata - Etapa Teórica Nacional, Olimpíada Brasileira de Robótica.
2019
Medalha de Bronze, 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA.
2019
Menção Honrosa - Nível 3 (Ensino Médio), OBMEP.
2018
Medalha de Bronze - Nível 2 (8°-9° Anos), OBMEP.
2017
Medalha de Prata - Nível 2 (8°-9° Anos), OBMEP.
2016
Medalha de Ouro - Nível 1 (6°-7° Anos), OBMEP.
2015
Medalha de Bronze - Nível 1 (6°-7° Anos), OBMEP.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2021
Instituto Federal do Triângulo MineiroVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante
Atividades
-
05/2021 - 12/2021
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.,Atividade realizada, Monitoria remunerada (bolsista) da unidade curricular Física sob orientação da professora mestra Samia Abadia Dantas, com carga horária total de 380 horas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Otávio de Oliveira Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?