Camila Bezerra Aragon

Doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), mestre pelo PPGCOM da Escola Superior de Propaganda e Marketing, tendo sudo bolsista CAPES - PROSUP. Integra o grupo de pesquisa Deslocar- Interculturalidades, Cidadania, Comunicação e Consumo, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Denise Cogo (https://deslocar3ci.wordpress.com). Mestre em Comunicação Humanitária e Solidariedade, Université Lumière Lyon 2/França, Institut de la Communication e Especialista em Gestão de Processos Comunicacionais, pela Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência na área da comunicação, atuando principalmente em projetos sociais ligados a cidadania e educação. Assumiu cargos de coordenação e gerência das seguintes organizações: Fundação Telefônica/Vivo, Associação Cidade Escola Aprendiz, Instituto Criar e ONG CIPÓ- Comunicação Interativa. Áreas de atuação: Comunicação, Consumo, Cidadania e Interculturalidade.E-mail de contato: camila.aragon@uol.com.br Perfil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/camila-aragon-b4b27163 Site / bio / portfólio: http://almacausas.com.br (Texto informado pelo autor)

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

2017 - 2019

Escola Superior de Propaganda e Marketing
Título: QUEM ?NÓS? ACEITAMOS? Racismo em narrativas de reconhecimento na publicidade: um estudo de recepção da campanha #weaccept da Airbnb em espaços digitais,Ano de Obtenção: 2019
Denise Cogo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Comunicação;; Globalização; Multiculturalismo; Reconhecimento; Airbnb.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado profissional em Communication, Humanitaire et Solidarité

2009 - 2011

Universite Lumiere Lyon 2
Título: Jeunesse, Educomunication et ONG: Etude de cas du Projet Jeunes de l?Avenir à São Paulo au Brésil, Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Sarah CORDONNIER

Especialização em Gestão de Processos Comunicacionais

2004 - 2005

Universidade de São Paulo
Título: A caminho da Escola Interativa, Plural e Dialógica: estratégias para a implementação do ecossistema comunicativo em escolas da rede pública e particular
Orientador: Maria Immacolata Vassallo Lopes

Graduação em Publicidade e Propaganda

2000 - 2003

Universidade Salvador
Título: Balaio do Cinema Baiano
Orientador: Vanessa Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Práticas de Consumo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARAGON, C. B. . Roda de Conversa Comunicadores e Comunicadoras Migrantes. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Apresentação de pesquisas de pós-doutoramento.Apresentação de pesquisas de pós-doutoramento. 2018. (Encontro).

Aula Magna - O futuro da pesquisa e a pesquisa do futuro..Aula Magna - O futuro da pesquisa e a pesquisa do futuro. 2018. (Encontro).

Caderno de encargos das ciências da comunicação para o futuro.Caderno de encargos das ciências da comunicação para o futuro. 2018. (Encontro).

CÁTEDRA PALAVRA ABERTA ESPM Seminário Internacional Educação, Mídia e Consumo ? Entendendo a educação midiática e seu impacto na sociedade da informação?.?CÁTEDRA PALAVRA ABERTA ESPM Seminário Internacional Educação, Mídia e Consumo ? Entendendo a educação midiática e seu impacto na sociedade da informação?. 2018. (Seminário).

COMUNICAÇÃO, TRABALHO E DISCURSOS: DIÁLOGOS E REFLEXÕES.COMUNICAÇÃO, TRABALHO E DISCURSOS: DIÁLOGOS E REFLEXÕES. 2018. (Seminário).

Comunicon - Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. Narrativas de reconhecimento na publicidade em contexto multicultural: o caso #weaccept/Airbnb. 2018. (Congresso).

PRÉ-COMUNICON da mesa ?Ativismos e re-existências na arte, na comunicação e no consumo?, coordenado pelo Grupo de Pesquisa JUVENÁLIA, r.PRÉ-COMUNICON da mesa ?Ativismos e re-existências na arte, na comunicação e no consumo?, coordenado pelo Grupo de Pesquisa JUVENÁLIA, r. 2018. (Simpósio).

Roda de Conversa: Comunicsdoras e Comunicadores Migrantes..Roda de Conversa: Comunicsdoras e Comunicadores Migrantes. 2018. (Outra). 2018. (Encontro).

7ª Aula Magna do Fórum de Programas de PósGraduação do Estado de São Paulo.7ª Aula Magna do Fórum de Programas de PósGraduação do Estado de São Paulo. 2017. (Encontro).

Aula Magna Cultura do consumo: fundamentos, mutações, desafios..Aula Magna Cultura do consumo: fundamentos, mutações, desafios.. 2017. (Encontro).

I Jornada Científica dos Grupos de Pesquisa do PPGCOM-ESPM..I Jornada Científica dos Grupos de Pesquisa do PPGCOM-ESPM.. 2017. (Encontro).

Mini Curso Introducción al Análisis del Discurso..Introducción al Análisis del Discurso.. 2017. (Seminário).

Seminário intensivo ?Mídia e transnacionalismo na era digital: indústrias,.Seminário intensivo ?Mídia e transnacionalismo na era digital: indústrias,. 2017. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vander Casaqui

COGO, D. M.;CASAQUI, VanderPERES-NETO, L.. Quem nós aceitamos? Narrativas de reconhecimento na publicidade em um contexto multicultural: um estudo de recepção da campanha #WeAccept da Airbnb. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Vander Casaqui

COGO, D. M.; SARAIVA, L. A.;CASAQUI, VanderPERES-NETO, L.. QUEM NÓS ACEITAMOS? Narrativas de reconhecimento na publicidade em um contexto multicultural: um estudo de recepção da campanha #WeAccept da Airbnb. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Luiz Alex Silva Saraiva

SARAIVA, L. A. S.; COGO, D.; CASAQUI, V.; PERES NETO, L.. Quem ?nós? aceitamos? Narrativas de reconhecimento na publicidade em um contexto multicultural: um estudo de recepção da campanha #WeAccept da Airbnb. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Luiz Peres Neto

COGO, D.;PERES-NETO, L.CASAQUI, V.. Quem "nós" aceitamos. Racismo em narrativas de reconhecimento na publicidade: um estudo de recepção da campanha #weaccept da Airbnb em espaços digitais. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Maria Immacolata Vassallo de Lopes

LOPES, M. I. V.. A caminho da escola interativa, plural e dialógica: estratégias para a implantação do ecossistema comunicativo em escolas da rede e particular. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos Comunicacionais) - Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo.

Adilson Odair Citelli

CITELLI, A. O.. A caminho da escola interativa plural e dialógica. Estratégias para a implantação de um ecossistema comunicativo. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos Comunicacionais) - Escola de Comunicações e Artes. USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ARAGON, C. B. ; Ramos, Adriana ; PENIDO, A. . Bairro-escola passo a passo. 2012.

ARAGON, C. B. ; PENIDO, A. . Trilhas educativas. 2004.

Jaime, Pedro ; LUCIO, F. ; ARAGON, C. B. . A voz do subalternizado e a festa do racismo brasileiro. 2019; Tema: Relações Raciais. (Site).

ARAGON, C. B. . RELATÓRIO ANUAL DE BOLSISTA. 2018. (Relatório de pesquisa).

ARAGON, C. B. . Relatório de Qualificação. 2018. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    QUEM ?NÓS? ACEITAMOS? Narrativas de reconhecimento na publicidade em um contexto multicultural: um estudo de recepção da campanha #WeAccept da Airbnb, Descrição: Esse projeto busca analisar as narrativas adotadas pela Airbnb em sua campanha publicitária #weaccept veiculada em um contexto transnacional de lutas por reconhecimento. Seu objetivo é interpretar como os receptores estabelecem interações com essa estratégia discursiva em dois contextos nacionais, Brasil e Estados Unidos, atravessados por questões identitárias específicas. Parte-se de uma discussão teórica organizada a partir de dois eixos principais: 1) Comunicação, Estudos de recepção, Globalização e Identidades 2) Multiculturalismo e Lutas por Reconhecimento. Em seguida, empreende-se uma análise qualitativa da recepção das narrativas publicitárias da #weaccept veiculadas nas páginas estadunidense e brasileira da Airbnb no site de rede social Facebook. Os procedimentos metodológicos abrangem: a) Revisão bibliográfica; b) Pesquisa documental em portais de organizações jornalísticas sobre o Airbnb c) Coleta e análise de interações de usuários nas páginas Airbnb nas redes sociais. Os dados parciais obtidos evidenciaram que a mesma mensagem da Airbnb produz distintas recepções e percepções dos usuários, havendo um ponto de convergência: as lutas por reconhecimento que emergem, especialmente no âmbito das relações raciais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Camila Bezerra Aragon - Coordenador / Denise Cogo - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

United Way Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Programas Sociais, Carga horária: 40

Outras informações:
A United Way, fundada há mais de 130 anos nos EUA, é a maior organização de filantropia do mundo. Está presente em mais de 41 países e mobiliza anualmente 2.9 milhões de Voluntários, 9.6 milhões de Investidores Sociais (doadores individuais) e US$5.3 bilhões em prol das comunidades carentes nas áreas da educação, saúde e geração de renda, impactando a vida de 50 milhões de pessoas.

2017 - Atual

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Grupo de Pesquisa

Outras informações:
Integra o grupo de pesquisa Deslocar- Interculturalidades, Cidadania, Comunicação e Consumo, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Denise Cogo (https://deslocar3ci.wordpress.com).

2012 - 2015

Fundação Telefônica/VIVO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Projeto Social Sénior, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora de campanhas de sensibilização e mobilização social em torno do combate ao Trabalho Infantil. Idealizadora e gestora da campanha colaborativa: É da nossa conta! Trabalho Infantil e Adolescente. No seu ano piloto, 2012, conseguiu mobilizar 25 milhões de pessoas via redes sociais. Gestora da Rede Promenino, portal especializado na área da garantia de direitos da Infância e da Adolescência, bem como dos seus perfis nas redes socais. Responsável pela gestão dos cursos à distância da Fundação Telefônica sobre trabalho infantil, oferecidos para professores da rede pública de todo o Brasil.

2010 - 2010

Associação Cidade Escola Aprendiz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora de Projeto, Carga horária: 20

Outras informações:
Consultora do projeto ?Jovem de Futuro?, uma iniciativa do Instituto Unibanco em parceria com o Aprendiz, com o objetivo de melhorar o desempenho escolar dos alunos da rede pública e assim diminuir os índices de evasão.

2006 - 2009

Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente do Núcleo Educacional, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação da elaboração e acompanhamento do planejamento estratégico e do orçamento do núcleo educacional; gestão da equipe de 19 educadores e 11 monitores; construção e aplicação da avaliação educacional; articulação com associações, escolas parceiras e famílias dos educandos.

2007 - 2008

ONG FICAS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento e sistematização das atividades desenvolvidas pelos programas e assessorias; desenvolvimento de produtos de comunicação (site, jornais, boletins) voltados para a disseminação dos conteúdos e metodologias elaborados pela organização.

2003 - 2006

Cipó Comunicação Interativa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, Carga horária: 20

Outras informações:
Gestão do processo de criação e implantação de campanhas e estratégias de comunicação desenvolvidas para organizações sociais (ONGs, Institutos e Fundações Empresariais).