Mussa Jau

Possui graduação em Humanidades pela Universidade da Integração da lusofonia Afro-Brasileira (2018), e Bacharel em Relações Internacionais pela mesma universidade. Mestre em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Paraíba-UFPB, e Doutorando em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua nas áreas de estudo como Política Internacional e Economia Política Internacional. Experiência em docência pela Universidade Federal de paraíba (2022). É membro efetivo do grupo de pesquisa em Segurança Energética (GESENE), e também atua como pesquisador da Economia dos Sistemas-Mundo Moderno - GPSM. Foi membro efetivo dos grupos de pesquisa de extensão, INCUBADORA (2018 - 2020), OBSERVATÓRIO DE DIREITOS HUMANOS (2019-2020), ANISTIA INTERNACIONAL DE SALVADOR (2019). E Bolsista do grupo de pesquisa e extensão SOI (simulação da organizações internacionais).

Informações coletadas do Lattes em 14/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de pós-graduação em Relações Internacionais

2023 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: À DIEU LA FRANCE: UM OLHAR DECOLONIAL SOBRE AS RELAÇÕES FRANCO-AFRICANAS (1939 ? 2023)
Orientador: Karine de Souza Silva
Palavras-chave: Golpe, Zona Franco, França-África.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Ciências Políticas e Relações Internacionais

2021 - 2023

Universidade Federal da Paraíba
Título: DIPLOMACIA E SEGURANÇA ENERGÉTICA: ANÁLISE DOS ACORDOS DO BRASIL COM PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL E DA ÁFRICA (1990-2018), Ano de Obtenção: 2023
Orientador: Hery Iure de Silva Paiva
Palavras-chave: Segurança Energética, Acordos, Brasil-África.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em RELAÇÕES INTERNACIONAIS

2018 - 2021

Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira
Título: China e a extração abusiva de madeira na Guiné-Bissau: uma crítica da relação sino-guineense
Orientador: Paulo Vaz

Graduação em Humanidades

2016 - 2018

Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira
Título: Rap como forma de resistência negra dos lusos-africanos em Portugal nos anos 1980 a 2000
Orientador: Ercílio Neves Brandão Langa

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Escola Adventista Betel

Formação complementar

2023 - 2023

Inglês. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2021 - 2021

?CHINA: PERSPECTIVAS DO PASSADO E POSSIBILIDADES DO FUTURO?. (Carga horária: 3h). , Eneri BA, UNILAB, Brasil.

2021 - 2021

Estudos Asiáticos. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2021 - 2021

China 1949-2025: de país muito pobre a maior economia do mundo. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2021 - 2021

?CHINA: PERSPECTIVAS DO PASSADO E POSSIBILIDADES DO FUTURO?. (Carga horária: 3h). , Eneri BA, UNILAB, Brasil.

2021 - 2021

MINI CURSO VIRTUAL - HISTÓRIA DO PENSAMENTO E DAS IDEIAS POLÍTICAS: AGENTE. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2016 - 2016

Curso Inglês. (Carga horária: 40h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2013 - 2015

Francês. (Carga horária: 577h). , L´education de Koundara, LEK, Guiné.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Crioulo

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ciências políticas.

Participação em eventos

I Congresso Internacional em Economia Política Internacional. ECONOMIA POLÍTICA DE GOLPES DE ESTADO NA ZONA FRANCO (2020 -2023): ORIGENS E AS CONSEQUÊNCIAS PARA FRANCO CFA. 2024. (Congresso).

IX Seminário Discente IESP-UERJ.POLÍTICA EXTERNA E A SEGURANÇA ENERGÉTICA: UMA ANÁLISE DA RETÓRICA SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS NOS ACORDOS FIRMADOS ENTRE BRASIL E OS PAÍSES AFRICANOS (1990-2022). 2024. (Seminário).

9 Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais.A China e a extração abusiva de madeira: uma análise da ralação sino-guineense a partir das teorias marxistas de relações internacionais. 2023. (Encontro).

V Colóquio da Geopolítica Energética: Desafio da transição energética para os países do do BRICS e América Latina. 2023. (Simpósio).

XIII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético. Análise dos acordos da cooperação do Brasil com os países da América Central e da África (1991-2020)". 2022. (Congresso).

I Festival das Culturas da UNILAB.Noções Básicas da Informatica Incluindo o Prezzy. 2017. (Oficina).

II Festival das Culturas Arte da Terra - Unilab.Oficina Língua Árabe. 2017. (Oficina).

Latitudes Africanas e Instituto Hori.Migrações, Estéticas e Direitos Humanos. 2017. (Outra).

Proex.III Edição de Semana de África. 2017. (Outra).

I Encontro de Geofilosofia da Unilab. 2016. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Igor Matos

JAU, M.; SILVA, M.; MATOS, I.. CETROS, COROAS E TRONOS INVISÍVEIS: A COLONIALIDADE COMO FORÇA MOTRIZ AOS GOLPES DE ESTADO NA REGIÃO DO SAHEL ENTRE 2020 E 2023. 2023.

Aluno: Mussa Jau

JAU, M.. Rap social como forma de resistência negra em portugal 1980-2000. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HUMANIDADES) - Universidade da Integração da lusofonia Afro-Brasileira.

JAU, M.JAU, M.; MATOS, I.; SILVA, M.. CETROS, COROAS E TRONOS INVISÍVEIS: A COLONIALIDADE COMO FORÇA MOTRIZ AOS GOLPES DE ESTADO NA REGIÃO DO SAHEL ENTRE 2020 E 2023. 2023. Universidade do Sul de Santa Catarina.

Produções bibliográficas

  • JAU, M. ; Henry Iure Paiva PV ; CUMARU, J. ; MONTENEGRO, R. H. . POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DOS ACORDOS ENERGÉTICOS ENTRE BRASIL E PAÍSES AFRICANOS(1990 -2022). REVISTA DE GEOPOLITICA , v. v. 15,, p. http://www.revi, 2024.

  • JAU, M. . A China e a extração abusiva de madeira: uma análise da ralação sino-guineense a partir das teorias marxistas de relações internacionais (2012-2014). 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JAU, M. . A CHINA E A EXPLORAÇÃO ILEGAL DE MADEIRA NA GUINÉBISSAU (2010-2014): uma análise da relação sino-guineense. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JAU, M. . Migração Sul-Sul. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JAU, M. . Análise dos acordos da cooperação do Brasil com os países da América Central e da África (1991-2020)'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JAU, M. . Rap social como forma de resistência negra em portugal 1980-2000. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Prêmios

2024

Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, Universidade Federal da Paraíba.

2022

Bacharel em Relações Internacionais, Unilab.

2017

Bacharel em Humanidades, UNILAB.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina. , UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, Trindade, 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 89520000

Experiência profissional

2021 - 2022

Seara JBS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Operador de Produção

Outras informações:
Nesta empresa eu comecei como um simples colaborador. Depois da notoriedade de habilidade avançada em trabalhar com o pacote office (Word,Excel e Power Point) e meu conhecimento em Comércio Exterior, fui promovido para Operador, ocasião no qual trabalhei como configurador de requisitos cobrados na alfândegas durante a exportação.

2023 - 2023

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador e colaborador, Carga horária: 40

Outras informações:
Ministrei a disciplina de Política Externa Brasileira para os alunos da Graduação, como estagiário supervisionado.

2024 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador e colaborador, Carga horária: 40

Outras informações:
Lecionando a disciplina de Raça e Relações Internacionais para os alunos da graduação, como estagiário supervisionado.

2023 - 2023

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador e colaborador, Carga horária: 40

Outras informações:
Ministrei a disciplina de Organizações Internacionais para os alunos da graduação como estagiário supervisionado.

2024 - Atual

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador e colaborador, Carga horária: 45

Outras informações:
Este projeto tem como finalidade, iniciar discussões sobre empreendedorismo universitário com foco inicial nos alunos da graduação em Relações Internacionais do Campus dos Malês, utilizando a expertise do curso para rediscutir e repensar a carreira de Relações Internacionais e sua aplicabilidade no âmbito interno dos países. Para tal efeito, utilizaremos como território de ação a municipalidade de São Francisco do Conde, local onde a UNILAB se localiza, tentando sistematizar e articular com insumos mais próximos às realidades, as formas de inserção da Universidade em específico, as formas de atuação dos alunos de RI na vida cotidiana da população da cidade.