Juan Camilo Ruiz Trujillo
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UNIRIO). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de professores/as, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais - GFPPD.
Possui graduação em Licenciatura en Humanidades y Lengua Castellana. - Universidad Distrital Francisco José de Caldas (2014) Bogotá-Colômbia. Tem experiência na área de Idiomas e Literatura, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Subjetividades, Representações, Cartografìa, Curriculo rizomático, Educação e arte, Pedagogias decoloniais.
Informações coletadas do Lattes em 14/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2017 - 2019
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Representações e Subjetividade na Formação de Professores,Ano de Obtenção: 2019
Claudia Miranda.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: experiências educativas.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Graduação em Licenciatura en Humanidades y Lengua Castellana.
2006 - 2014
Universidad Distrital Francisco Jose de Caldas
Título: Consolidación de lectura comprensiva en grado 11
Orientador: Adriana Gordillo Alfonso
Formação complementar
2016 - 2016
2a Jornada Multiculturalismo e educação. (Carga horária: 6h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Participação em eventos
FORO MUNDAL DEL PENSAMIENTO CRÍTICO.O PIBID NA UNIRIO. 2018. (Outra).
XIII Mostra de Pesquisa em Educação - VI Seminário Parfor - VI Encontro do PIBID.O PIBID NA UNIRIO: CARTOGRAFIAS E CONCEPÇÕES CURRICULARES. 2018. (Seminário).
III Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade de Angra dos Reis. CARTOGRAFÌAS E CONCEPÇÕES DE CURRICULO NO PIBID DA UNIRIO. 2017. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
TRUJILLO, J. C. R. . O PIBID NA UNIRIO: CARTOGRAFIAS E CONCEPÇÕES CURRICULARES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRUJILLO, J. C. R. . O PIBID NA UNIRIO: CARTOGRAFIAS E CONCEPÇÕES CURRICULARES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TRUJILLO, J. C. R. ; IZAR, P. H . EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E APRENDIZAGEM INVENTIVA: DEVIRES RIZOMÁTICOS NO CURRÍCULO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
O PIBID NA UNIRIO: CARTOGRAFIAS E CONCEPÇÕES CURRICULARES., Descrição: A pesquisa aqui apresentada é sobre as concepções curriculares disputadas no ir e vir dos (das) estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Partimos de uma visão teórico-metodológica inspirada por Orlando Fals Borda acerca do diagnóstico participativo bem como a perspectiva da cartografia social. Por outro lado, as concepções curriculares têm a ver com o aspecto central da movimentação curricular. Dentre os objetivos está cartografar as trajetórias dos estudantes bolsistas do PIBID no período 2015-2017 para fazer um diagnóstico participativo da influência do programa na sua escolha profissional. O estudo propõe indagar, na voz dos estudantes, quais são as concepções de currículo praticadas no programa. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Juan Camilo Ruiz Trujillo - Integrante / Claudia Miranda - Coordenador.
-
2016 - Atual
Como a Educação Intercultural impacta as políticas e as práticas curriculares no Brasil e na Colômbia: um estudo comparado sobre a participação dos movimentos pedagógicos e as perspectivas de gestores/as e etnoeducadores/as., Descrição: visa dar prosseguimento às investigações iniciadas no ano de 2009, e que passamos a desenvolver no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais (GFPPD). Nosso foco está nos ?Movimentos Pedagógicos? no Brasil e na Colômbia que defendem outras pedagogias para a descolonização dos currículos formais e praticados, tais como a Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras (Rio de Janeiro) e a Red de Maestros e Maestras Tras los Hilos de Ananse (Bogotá) em um trabalho de fortalecimento e promoção das ações de cooperação dos respectivos coletivos. Trata-se da consolidação de uma investigação pautada nos impactos alcançados pela cooperação entre redes dinamizadas por intelectuais orgânicos, estudantes e educadoras/es vinculadas/os aos processos emancipatórios e decoloniais rumo a outras epistême , e des-aprendizagens/re-aprendizagens. Ratificamos o ideário que passa pelo reconhecimento da importância da pesquisa comparada com o foco nos países da América Latina e Caribe e se consolida como intervenção sociopolítica... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Juan Camilo Ruiz Trujillo - Coordenador / Claudia Miranda - Integrante / Rejane Costa da Silva - Integrante / Jhon Fredy Arboleda - Integrante / Fanny Milena Quiñones - Integrante / Ralphen Rocca Musauer - Integrante / Danielle de Deus França Gomes - Integrante / Elaine Barbosa - Integrante / Fernando Guimarães Pimentel - Integrante / Celso Sanchez Pereira - Integrante / Ana Beatriz da Silva - Integrante / Catalina Revollo Pardo - Integrante / Rafael dos Santos Lázaro - Integrante / Leonardo V. de Castro - Integrante / Dilson Miklos Pereira - Integrante / Aline Cristina Olivera do Carmo - Integrante / Renato Siqueira - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2016
Colegio CafamVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente de Humanidades y Lengua Castellana, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor titular de língua espanhola. Planejar, elaborar e confeccionar conteúdos trabalhados nas aulas, bem como planos de estudo e aplicação em turmas do nono ano de Ensino Fundamental.
2014 - 2015
Centro Educativo LibertadVínculo: Enquadramento funcional, Enquadramento Funcional: Professor de Lenguaje, Carga horária: 38, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor titular de língua espanhola. Planejar, elaborar e confeccionar conteúdos trabalhados nas aulas, bem como planos de estudo e aplicação em turmas dos ano sexto ao nono de Ensino Fundamental. Criação literaria, publicação da revista literaria escolar.
2013 - 2013
INETECVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Lingua Espanhola, Carga horária: 24
Outras informações:
Professor titular de lingua espanhola. Educação por ciclos. Planejar, elaborar e confeccionar conteúdos trabalhados nas aulas, bem como planos de estudo e aplicação em turmas do sexto ao nono ano de Ensino Fundamental.
2011 - 2011
Colegio Mi Primera FormaciónVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de educação física, Carga horária: 24
Outras informações:
Profesor de educación física para estudiantes de escuela primaria, grados primero a quinto.
2015 - 2015
Dynamic Teaching CorporationVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 12
Outras informações:
Profesor de portugués. Administración de clases de portugués básico para estudiantes colombianos.
2018 - 2019
Instituto YESVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Lingua Espahola, Carga horária: 28
Outras informações:
Ministrar aulas teóricas da língua espanhola, Articulando processo de ensino-aprendizagem, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, e avaliar trabalhos, bem como produzir material de trabalho e realizar planejamento de aula, além de realizar relatórios de frequência e desempenho de alunos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juan Camilo Ruiz Trujillo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?