Luciano da Silva Ferreira
Luciano da Silva Ferreira é professor universitário e profissional de Logística e Administração de Empresas.
Mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos, na unidade de pós-graduação, extensão e pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Pós-graduado em Logística Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Guarulhos.
Tem experiência de mais de 20 anos em Logística, tanto no serviço público como em empresas privadas e leciona a mais de 10 anos em cursos técnicos e tecnológicos nas áreas de Logística e Administração de empresas.
Experiência em instituições de ensino como FATEC, UNIP, UniSantaRita, Centro Universitário ENIAC, SENAC e SENAI e em empresas privadas como Companhia Brasileira de Alumínio e Fibria, ambas do Grupo Votorantim, e também na Suzano Papel e Celulose e SKY Brasil Serviços.
No serviço Público é Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, no posto de 1° Tenente de Intendência, tendo exercido o cargo de comandante da Companhia Logística de Suprimentos no 22° Batalhão de Logística leve.
Informações coletadas do Lattes em 30/01/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos
2017 - 2019
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Título: Gestão do Conhecimento e as competências do profissional de Logística, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Prof Dr Roberto Kanaane
Palavras-chave: Sistemas Produtivos; Gestão do Conhecimento; Logística; Competências; Ensino Corporativo.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão de Operações e Logística. Setores de atividade: Armazenamento e atividades auxiliares dos transportes; Transporte terrestre.
Especialização em Logística Empresarial
2004 - 2005
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: Logística Reversa
Orientador: Félix A. Larrañaga
Graduação interrompida em 1994 em ENGENHARIA QUIMICA
1993 - Atual
Universidade de Mogi das Cruzes
Ano de interrupção: 1994
Formação complementar
2023 - 2023
Seja um empreendedor com atitudes certeiras (Remoto). (Carga horária: 2h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2023 - 2023
Elaborar e Revisar Itens do PROVEI. (Carga horária: 32h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SP, SENAI, Brasil.
2023 - 2023
Integração Educacional: Jeito SENAC de Educar. (Carga horária: 7h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Registro, Brasil.
2023 - 2023
CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL DO SENAC SP. (Carga horária: 2h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Registro, Brasil.
2021 - 2021
Entenda os direitos da criança e do adolescente. (Carga horária: 1h). , Childhood Brasil, CB, Brasil.
2021 - 2021
Ciclo de Formação Virtual Oficina Soluções & Ferramentas. (Carga horária: 9h). , Childhood Brasil, CB, Brasil.
2018 - 2018
Certificação White Belt. (Carga horária: 8h). , EDTI TREINAMENTO E MELHORIA EM PROCESSOS EMPRESARIAIS LTDA, EDTI, Brasil.
2008 - 2008
PROGRAMA EXCELÊNCIA DE ATENDIMENTO NO FOCO DO CLIE. (Carga horária: 8h). , ESCOLA DE MARKETING INDUSTRIAL, EMI, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em PDE - Avaliação da aprendizagem. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em PDE - Qualidade na Educação. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em PDE - Inclusão educacional: Sensibilização de educadores. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em PDE - A prática pedagógica do aprender a aprender. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em PDE - EA: Esclarecendo dúvidas sobre planejamento, mediação e avaliação. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em PDE - Planejando para desenvolver competências. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2007 - 2007
Conhecendo o SENAC SP - Módulo de Abertura. (Carga horária: 4h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL, SENAC, Brasil.
2004 - 2004
Brigada de Incêndio. (Carga horária: 8h). , Occupational Safety Management, OSM, Brasil.
2000 - 2000
Criação de Web Sites. (Carga horária: 30h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL, SENAC, Brasil.
1990 - 1990
Introdução à Microinformática. (Carga horária: 20h). , Data Center Curso de Computação S/C LTDA, DATA CENTER, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: LOGÍSTICA.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão de Pessoas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
Participação em eventos
X FATECLOG 2019 - Congresso Internacional de Logística. 2019. (Congresso).
9 FATECLOG 2018 - CONGRESSO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA. A ESCALA SERVQUAL NA ANÁLISE DE QUALIDADE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS. 2018. (Congresso).
9 FATECLOG 2018 - CONGRESSO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA. ESTUDOS PRELIMINARES SOBRE INOVAÇÃO E COMPETÊNCIA. 2018. (Congresso).
XIII WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA.O Comportamento Humano do Profissional de Logística sob a perspectiva das mudanças advindas das transformações digitais. 2018. (Outra).
8ª Edição do Congresso de Logística das FATECS. O MERCADO DOMÉSTICO DE CARGAS AÉREAS NO BRASIL: UM PANORAMA DO SETOR. 2017. (Congresso).
8 Edição do Congresso de Logística das FATECS - FATECLOGOG. UTILIZAÇÃO DA PESQUISA OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO: ESTUDO DE CASO DO MELHOR CAMINHO EM ROTAS DE TRANSPORTE. 2017. (Congresso).
XII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa.Percepção dos alunos do curso de logística quanto às competências necessárias ao seu exercício profissional. 2017. (Outra).
Participação em bancas
MARGARIDO, G. L.; SPIGOLON, L. M. G.; SANTOS, D. N.;FERREIRA, L. S.. Apresentação do Novo Processo Brasileiro de Exportação Via "Declaração Única de Exportação (DU-E). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística Aeroportuária) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
MARGARIDO, G. L.; SPIGOLON, L. M. G.; SANTOS, D. N.;FERREIRA, L. S.. Apresentação do Novo Processo Brasileiro de Exportação Via "Declaração Única de Exportação (DU-E)"". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística Aeroportuária) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
ARANTES, W.BRITO, M. F.FERREIRA, L. S.BUENO, T. R.. A importância da linha 13-Jade da CPTM para a região de Gurulhos, no que diz respeito ao transporte de passageiros e ao Meio Ambiente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
ARANTES, W.BRITO, M. F.FERREIRA, L. S.BUENO, T. R.. A importância da Linha 13-Jade da CPTM para a região de Guarulhos, no que diz respeito ao Transporte de Passageiros e ao Meio Ambiente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
FERREIRA, L. S.BRITO, M. F.; EBERSON, J. M. S.; CERQUEIRA, D. S.. Qualidade nos Serviços de movimentação e transporte de bagagens nas esteiras do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
FERREIRA, L. S.BRITO, M. F.; EBERSON, J. M. S.; CERQUEIRA, D. S.. Qualidade nos Serviços de Movimentação e transporte de bagagens nas esteiras do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
RODRIGUES, E. F.ASSIS, M. R. S.FERREIRA, L. S.. O mercado doméstico de cargas aéreas no Brasil: Um panorama do setor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística Aeroportuária) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
RODRIGUES, E. F.ASSIS, M. R. S.FERREIRA, L. S.. O mercado doméstico de cargas aéreas no Brasil: Um panorama do setor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística Aeroportuária) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
RODRIGUES, E. F.ASSIS, M. R. S.FERREIRA, L. S.. O mercado doméstico de cargas aéreas no Brasil: Um panorama do setor. 2017.
VALENTIM, M. A. A.ANDRADE, W. A.FERREIRA, L. S.. Utilização da Pesquisa Operacional em um Centro de Distribuição: Estudo de Caso do Melhor Caminho em Rotas de Transporte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
VALENTIM, M. A. A.ANDRADE, W. A.FERREIRA, L. S.. Utilização da Pesquisa Operacional em um Centro de Distribuição: Estudo de Caso do Melhor Caminho em Rotas de Transporte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
VALENTIM, M. A. A.ANDRADE, W. A.FERREIRA, L. S.. Utilização da Pesquisa Operacional em um Centro de Distribuição: Estudo de Caso do Melhor Caminho em Rotas de Transporte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
RODRIGUES, E. F.OLIVEIRA, G. G.BRITO, M. F.FERREIRA, L. S.. Implantação de Indicadores de Desempenho no Setor de Transporte de uma empresa Transportadora de Valores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
GROTTA, C. A. D.BRITO, M. F.FERREIRA, L. S.. Uso no transporte de Carga em Aviação de Linhas de Passageiros: Estudo de Caso Metar Logística/Buslog. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
BUENO, M. J. C.CARONE, V. J.BRITO, M. F.FERREIRA, L. S.. Aplicação da Logística Reversa no Descarte de Medicamentos Vencidos: Estudo de Caso em uma Indústria Farmacêutica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
GROTTA, C. A. D.OLIVEIRA, G. G.BRITO, M. F.FERREIRA, L. S.. Uso de Aplicativos Móveis no transporte público sobre pneus: Melhorando a qualidade da viagem aos usuários de Guarulhos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
BUENO, M. J. C.CARONE, V. J.BRITO, M. F.FERREIRA, L. S.. Aplicação da Logística Reversa no Descarte de Medicamentos Vencidos: Estudo de Caso em uma Indústria Farmacêutica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
BUENO, M. J. C.CARONE, V. J.BRITO, M. F.FERREIRA, L. S.. Aplicação da Logística Reversa no Descarte de Medicamentos Vencidos: Estudo de Caso em uma Indústria Farmacêutica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
BRITO, M. F.BUENO, T. R.FERREIRA, L. S.. Projeto de Desterceirização do Processo de Lavagem de Embalagens: Um estudo de Caso em uma empresa fornecedora de Componentes Eletrônicos para a industria Automotiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
FERREIRA, L. S.RODRIGUES, E. F.TALLACH, V.. Simulação para Localização de Gargalos em Linha de Produção Metalúrgica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
RODRIGUES, E. F.TALLACH, V.FERREIRA, L. S.. Simulação para Localização de Gargalos em Linha de Produção Metalúrgica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
Devanildo Damião da Silva;GROTTA, C. A. D.FERREIRA, L. S.. A importância de Operadores Logísticos Aéreos: Estudo de caso da empresa Flash. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística Aeroportuária) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
RODRIGUES, E. F.TALLACH, V.FERREIRA, L. S.. Mapeamento do Processo de Captação de Sangue: Análise da Produção de Hemoderivados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
RODRIGUES, E. F.TALLACH, V.FERREIRA, L. S.. Mapeamento do Processo de Captação de Sangue: Análise da Produção de Hemoderivados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
RODRIGUES, E. F.TALLACH, V.FERREIRA, L. S.. Mapeamento do Processo de Captação de Sangue: Análise da Produção de Hemoderivados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
BUENO, M. C. J.BUENO, T. R.FERREIRA, L. S.. Complexidade na Distribuição de Donativos na Logística Humanitária: O caso de Mariana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
BUENO, M. C. J.BUENO, T. R.FERREIRA, L. S.. Complexidade na Distribuição de Donativos na Logística Humanitária: O caso de Mariana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
RODRIGUES, E. F.TALLACH, V.FERREIRA, L. S.. Simulação em um Processo de Triagem de Materiais Recicláveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
RODRIGUES, E. F.TALLACH, V.FERREIRA, L. S.. Simulação em um Processo de Triagem de Materiais Recicláveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
OLIVEIRA, M. A. M.; CERQUEIRA, D. S.;FERREIRA, L. S.. A importância da Simulação de Eventos Discretos para a Armazenagem e Operações de Cross-Docking. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
OLIVEIRA, M. A. M.; CERQUEIRA, D. S.;FERREIRA, L. S.. A importância da Simulação de Eventos Discretos para a Armazenagem e Operações de Cross-Docking. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
RODRIGUES, E. F.TALLACH, V.FERREIRA, L. S.. Logística Hospitalar e o Transporte de Cargas Perigosas: O transporte de um Tomógrafo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
RODRIGUES, E. F.TALLACH, V.FERREIRA, L. S.. Logística Hospitalar e o Transporte de Cargas Perigosas: O transporte de um Tomógrafo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
RODRIGUES, E. F.TALLACH, V.FERREIRA, L. S.. Logística Hospitalar e o Transporte de Cargas Perigosas: O transporte de um Tomógrafo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
RODRIGUES, E. F.TALLACH, V.FERREIRA, L. S.. Simulação: Um estudo de caso de um hospital municipal no estado de São Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
RODRIGUES, E. F.TALLACH, V.FERREIRA, L. S.. Simulação: Um estudo de caso de um hospital municipal no estado de São Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
RODRIGUES, E. F.TALLACH, V.FERREIRA, L. S.. Simulação: Um estudo de caso de um hospital municipal no estado de São Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
FERREIRA, L. S.LOPES, C. L.ARANTES, W.. Logística Humanitária: Análise da Forma Operacional da Defesa Civil de Guarulhos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
Devanildo Damião da Silva;GROTTA, C. A. D.ASSIS, M. R. S.FERREIRA, L. S.. A importância de Operadores Logísticos Aéreos: Estudo de Caso da Empresa Flash. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística Aeroportuária) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
FORMIGONI, A.BRITO, M. F.FERREIRA, L. S.. Aplicação da Metodologia MASP no tratamento de problemas no processo de Solda por Resistências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Logística) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
FERREIRA, L. S.. Banca Examinadora do Projeto Integrador. 2012. Faculdade de Tecnologia ENIAC-FAPI.
FERREIRA, L. S.. Banca Examinadora de Projeto Integrador. 2012. Faculdade ENIAC.
FERREIRA, L. S.. Banca Examinadora de Projeto integrador. 2011. Faculdade de Tecnologia ENIAC-FAPI.
FERREIRA, L. S.. Banca de Projeto Integrador. 2011. Faculdade de Tecnologia ENIAC-FAPI.
FERREIRA, L. S.. Banca Examinadora do Projeto Integrador. 2011. Faculdade de Tecnologia ENIAC-FAPI.
FERREIRA, L. S.. BANCA EXAMINADORA DO PROJETO INTEGRADOR. 2010. Faculdade ENIAC.
FERREIRA, L. S.. BANCA EXAMINADORA DO PROJETO INTEGRADOR. 2010.
FERREIRA, L. S.. BANCA EXAMINADORA DO PROJETO INTEGRADOR. 2010.
FERREIRA, L. S.. Banca de avaliação de Projeto Integrador. 2010. Faculdade ENIAC.
FERREIRA, L. S.. Banca de Avaliação de Projeto Integrador. 2010. Faculdade ENIAC.
Produções bibliográficas
-
Ferreira, Luciano da Silva ; Kanaane, Roberto . Percepção dos alunos do curso de logística quanto às competências necessárias ao seu exercício profissional. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 14, p. 5192-5203, 2023.
-
JOSE, M. M. ; BUENO, M. C. J. ; FERREIRA, L. S. . LOGÍSTICA HUMANITÁRIA: Análise da forma operacional da defesa civil de Guarulhos. INOVAE - JOURNAL OF ENGINEERING AND TECHNOLOGY INNOVATION , v. 3, p. 46-56, 2016.
-
Ferreira, Luciano da Silva ; Kanaane, Roberto . Percepção dos alunos do curso de logística quanto às competências necessárias ao seu exercício profissional. Gestão da Produção em Foco Volume 49. 1ed.: Editora Poisson, 2021, v. , p. 18-25.
-
FERREIRA, L. S. ; Brito, A ; Oliveira, C.T.P. ; KANAANE, R. . A escala SERVQUAL na análise de qualidade da prestação de serviços logísticos. In: Julio Cesar Mota; Renato Márcio dos Santos; Julio Cesar Raymundo. (Org.). Logística e o diferencial nas organizações. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2019, v. , p. 61-70.
-
FERREIRA, L. S. ; KANAANE, R. . Estudos Preliminares sobre Inovação e Competência. Contribuições para as Ciências Gerenciais. 1ed.Jundiaí: Edições Brasil, 2019, v. 14, p. 53-66.
-
SILVA, G. M. ; KANAANE, R. ; FERREIRA, L. S. . MODELING OF A LOGISTIC PROCESS FOR A BASIC SANITATION CONCESSIONAIRE. In: Marcelo T. Okano; Marlena Grabowska; Iwota Otola. (Org.). Logistics and organizations ? Brazilian and Polish experience. 1ed.São Paulo: Centro Paula Souza, 2018, v. , p. 72-95.
-
KANAANE, R. ; FERREIRA, L. S. ; PERDIGAO, A. C. R. . Trabalho em Situação de Pandemia: Como as empresas estão se adaptando para enfrentar a crise. In: XVII Congresso Virtual de Administração, 2020. XVII Congresso Virtual de Administração, 2020.
-
FERREIRA, L. S. ; KANAANE, R. . Estudos preliminares sobre Inovação e Competência. In: 9 FATECLOG 2018 - CONGRESSO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA, 2018, Santos. 9 Congresso Internacional de Logística da Faculdade de Tecnologia: o papel do gestor na logística internacional, 2018. p. 1-12.
-
Correia, P.F.C. ; Silva, M.V.C. ; Hypolito, R.S. ; FERREIRA, L. S. . A COMPETITIVIDADE DA LOGÍSTICA 4.0 E A INTERNET DAS COISAS. In: 9 FATECLOG 2018 - CONGRESSO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA, 2018, Santos. 9 Congresso Internacional de Logística da Faculdade de Tecnologia: o papel do gestor na logística internacional, 2018.
-
Silva, M.V.C. ; Hypolito, R.S. ; FERREIRA, L. S. ; CARONE, V. J. . ANÁLISE DAS CAUSAS DO EXTRAVIO DE BAGAGENS NA LOGÍSTICA AEROPORTUÁRIA - ESTUDO DO CASO. In: 9 FATECLOG 2018 - CONGRESSO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA, 2018, Santos. 9 Congresso Internacional de Logística da Faculdade de Tecnologia: o papel do gestor na logística internacional, 2018.
-
Almeida, J.C. ; Alves, P.S.M. ; Oliveira, A.E. ; FERREIRA, L. S. . APURAÇÃO E CONTROLE DE ESTOQUES. In: 9 FATECLOG 2018 - CONGRESSO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA, 2018, Santos. 9 Congresso Internacional de Logística da Faculdade de Tecnologia: o papel do gestor na logística internacional, 2018.
-
Araújo, J.J. ; FERREIRA, L. S. ; Giraldi, G.P. ; Martino Neto, J. . CADEIA DE SUPRIMENTO E A LOGÍSTICA MODERNA. In: 9 FATECLOG 2018 - CONGRESSO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA, 2018, Santos. 9 Congresso Internacional de Logística da Faculdade de Tecnologia: o papel do gestor na logística internacional, 2018.
-
Alvarenga, M.T.G. ; Vasconcelos, M.G. ; CARONE, V. J. ; FERREIRA, L. S. . ESTRATÉGIA DE MARKETING COM FOCO NA LOGÍSTICA PARA REDUÇÃO DA EVASÃO E MORTALIDADE DE EMPRESAS EM GUARULHOS. In: 9 FATECLOG 2018 - CONGRESSO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA, 2018, Santos. 9 Congresso Internacional de Logística da Faculdade de Tecnologia: o papel do gestor na logística internacional, 2018.
-
MENEZES, I. C. ; NASCIMENTO, K. L. ; LDS Ferreira . ESTUDO DE CASO: OTIMIZAÇÃO DE CARGAS EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE DE GASES. In: 9 FATECLOG 2018 - CONGRESSO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA, 2018, Santos. 9 Congresso Internacional de Logística da Faculdade de Tecnologia: o papel do gestor na logística internacional, 2018.
-
CARRARA, L. A. P. ; PATROCINIO, R. C. ; FERREIRA, L. S. ; ARANTES, W. . ESTUDO DO SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA DO MODEM DE INTERNET EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES. In: 9 FATECLOG 2018 - CONGRESSO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA, 2018, Santos. 9 Congresso Internacional de Logística da Faculdade de Tecnologia: o papel do gestor na logística internacional, 2018.
-
LOPES, L. ; BRITO, M. F. ; FERREIRA, L. S. . O PAPEL DO CONSUMIDOR NA LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS CONSUMO PARA RECICLAGEM DE GARRAFAS PET: UMA ANÁLISE ALEATÓRIA. In: 9 FATECLOG 2018 - CONGRESSO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA, 2018, Santos. 9 Congresso Internacional de Logística da Faculdade de Tecnologia: o papel do gestor na logística internacional, 2018.
-
SANTOS, D. ; GOMES FILHO, E. D. ; FERREIRA, L. S. ; MAIELLARO, J. R. . SIMULAÇÃO EM LOGÍSTICA: ESTUDO DE CASO. In: 9 FATECLOG 2018 - CONGRESSO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA, 2018, Santos. 9 Congresso Internacional de Logística da Faculdade de Tecnologia: o papel do gestor na logística internacional, 2018.
-
FERREIRA, L. S. ; KANAANE, R. . O Comportamento Humano do Profissional de Logística sob a perspectiva das mudanças advindas das transformações digitais. In: XIII WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA, 2018, São Paulo. Anais do XIII WORKSHOP Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza. São Paulo: Centro Paula Souza, 2018. p. 459-470.
-
MENEZES, I. C. ; REINA, C. D. ; FERREIRA, L. S. . Localização de Centro de Distribuição com base na demanda. In: 4 Congresso Internacional de Logística e Operações do IFSP ? Câmpus Suzano, 2018, Suzano. Anais do 4 Congresso Internacional de Logística e Operações do IFSP ? Câmpus Suzano ? Volume 2018 ? ISSN 2596-2914 Tema ? Inovação e Produtividade. Suzano: IFSP, 2018. v. 2018. p. 1135-1149.
-
FERREIRA, L. S. ; Brito, A ; Oliveira, C.T.P. ; KANAANE, R. . A ESCALA SERVQUAL NA ANÁLISE DE QUALIDADE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS. In: 9 FATECLOG 2018 - CONGRESSO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA, 2018, Santos. 9 Congresso Internacional de Logística da Faculdade de Tecnologia: o papel do gestor na logística internacional, 2018.
-
MELO, A. J. ; SILVA, A. F. ; MACIEL, M. S. ; FERREIRA, L. S. . UTILIZAÇÃO DA PESQUISA OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO: ESTUDO DE CASO DO MELHOR CAMINHO EM ROTAS DE TRANSPORTE. In: VIII FatecLog 2017, 2017, São Paulo. 8a EDIÇÃO DO CONGRESSO DE LOGÍSTICA DAS FATECS. SÃO PAULO: FATEC, 2017. p. 1316-1324.
-
SOUZA, G. F. ; FIGUEIREDO, L. P. ; DIAS, L. D. R. ; FERREIRA, L. S. . O MERCADO DOMÉSTICO DE CARGAS AÉREAS NO BRASIL: UM PANORAMA DO SETOR. In: 8ª Edição do Congresso de Logística das FATECS, 2017, São Paulo. 8ª Edição do Congresso de Logística das FATECS. São Paulo: FATEC, 2017. p. 3265-3274.
-
FERREIRA, L. S. ; KANAANE, R. . Percepção dos alunos do curso de logística quanto às competências necessárias ao seu exercício profissional,. In: XII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa, 2017, São Paulo. XII WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA. São Paulo: Centro Paula Souza, 2017. p. 1-10.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de Formação Profissional III, Carga horária: 40
Outras informações:
Desenvolvimento comportamental de pessoas; Gestão de pessoas, qualidade, saúde e segurança no trabalho, custos e marketing; Informática básica: Word, Excel, Power point e Internet; Administração e inclusão de Portadores de Necessidades Especiais; Ferramentas de administração de processos produtivos; Processos Administrativos de Recursos Humanos. Processos Administrativos Financeiros e Contábeis. Processos Administrativos de Vendas. Processos Administrativos de Logística
2022 - 2023
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista em Tecnologia II Logística/Lean, Carga horária: 44
Outras informações:
Aplicação das Ferramentas de Lean Manufacturing.
Planejamento Programação e Controla da Produção.
Aplicação de ferramentas de Gestão de Estoques.
Aplicação de metodologias para boas práticas de Armazenagem.
Movimentação e Gestão de Projetos.
Técnicas de consultoria.
Técnicas de diagnóstico e levantamento de necessidades.
Planejamento, implantação e coordenação de projetos.
Técnicas de vendas consultivas, negociação e análise de mercado.
Planejamento e ações de marketing.
Previsão e controle orçamentário.
Planejamento, organização e controle de processos.
Elaboração de relatórios técnicos e propostas comerciais.
Domínio de informática básica (planilhas eletrônicas, textos, internet).
Utilização de recursos audiovisuais.
Sistemas de gestão da qualidade e ambiental (ISO 9.000, qualidade total, ISO 14.000, entre outros).
Normas de segurança do trabalho.
Normas técnicas utilizadas para produção e controle de produtos.
Inglês técnico (leitura).
Conhecimentos técnicos específicos da área de atuação.
ATRIBUIÇÕES:
Realizar pesquisa e desenvolvimento, de acordo com metodologia científica na modalidade de pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental de produtos, processos e protótipos de fabricação.
Pesquisar informações tecnológicas relacionadas ao estado da técnica para subsidiar as ações de prestação de serviços tecnológicos.
Realizar testes e ensaios físicos e análises químicas, conforme habilitação e conhecimentos específicos.
Identificar e visitar potenciais clientes, participar de feiras, congressos, seminário e eventos com a finalidade de divulgar as ações do SENAI e prospectar serviços técnicos e tecnológicos.
Promover e organizar atividades de prospecção tecnológica a fim de detectar inovações em processos e produtos para a disseminação no meio produtivo e no SENAI-SP.
Elaborar propostas técnica/comercial de serviços tecnológicos para clientes baseado nos procedimentos e orientações
Atividades
-
01/2024
Ensino,,Disciplinas ministradas, Auditoria em Qualidade, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Fundamentos da Logística, Processos Administrativos em Logística, Raciocínio Lógico Quantitativo e Analítico
-
07/2023 - 12/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, Gestão de Processos Administrativos, Monitoramento de Produtos e Processos (Qualidade), Processos Logísticos
-
01/2023 - 06/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Gestão de Processos Administrativos, Planejamento administrativo de Vendas, Fundamentos Administrativos, Fundamentos de Logística
2023 - Atual
Serviço Nacional de Aprendizagem ComercialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Logística, Carga horária: 16
2007 - 2007
Serviço Nacional de Aprendizagem ComercialVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 15
Atividades
-
07/2023 - 07/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, GESTÃO DA LOGÍSTICA NO E-COMMERCE
-
06/2023 - 06/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, LOGÍSTICA, MARKETING E VENDAS
-
05/2023 - 06/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, GESTÃO DE ESTOQUES
-
05/2023 - 06/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, ROTEIRIZAÇÃO DE CARGAS
-
04/2023 - 05/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, PLANEJAMENTO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS
-
02/2023 - 05/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, APOIAR AS ATIVIDADES DE COMPRA DE EQUIPAMENTOS, MATERIAIS, PRODUTOS E SERVIÇOS.
-
03/2023 - 04/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, LOGÍSTICA INTEGRADA
-
03/2023 - 03/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, AUMENTE SUAS VENDAS E REDUZA OS CUSTOS DE ESTOQUE
-
03/2023 - 03/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, ADMINISTRAÇÃO DE ARMAZENAGEM
-
02/2023 - 02/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, LOGÍSTICA DE TRANSPORTES
-
01/2023 - 02/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, LOGÍSTICA, MARKETING E VENDAS
2018 - 2021
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 6
Atividades
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Logística para Importação e Exportação
-
01/2021 - 07/2021
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Centro de Distribuição - Estratégias de Localização
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Logística Integrada: Produção e Comércio
-
01/2020 - 07/2020
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Centros de Distribuição e Estratégias de Localização, Fundamentos de Administração, Tecnologia para Planejamento e Operações Logísticas
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Canais de Distribuição e Estoques, Logística Integrada ? Produção e Comércio, Planejamento e Controle de Estoques
-
01/2019 - 07/2019
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentação e Armazenagem
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Importância da Logística, Logística Integrada: Produção e Comércio
2018 - 2019
Centro Universitário Santa RitaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 12
Atividades
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GESTÃO DE PROCESSOS LOGISTICOS
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e Projeção de Cenários Econômicos, Meio Ambiente e Sustentabilidade
-
01/2019 - 07/2019
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e operação por Categoria de Produtos
-
01/2019 - 07/2019
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e Projeção de Cenários Econômicos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
-
01/2019 - 07/2019
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GESTÃO DE PROCESSOS LOGÍSTICOS
-
04/2019 - 06/2019
Ensino, Gestão em Recursos Humanos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cargos, salários, remuneração e benefícios
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração estratégica em Logística, Gestão do Custo e do nível de Serviço Logístico, Logística, Logística no Comércio Eletrônico
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Rotinas Trabalhistas e de Departamento Pessoal
2019 - 2022
OTTO BAUMGART S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista em Logística, Carga horária: 44
Outras informações:
Consultoria interna na implementação de projetos de melhoria Logística em
geral. Responsável pela implantação de sistema WMS e TMS da empresa.
Responsável na área de Logística pela implantação do sistema Lean
Manufacturing. Contratação de serviços logísticos. Implantação de indicadores
de desempenho. Orçamentação. Responsável na área de Logística por todos
os projetos que envolvam a área na empresa
Atividades
-
02/2019 - 01/2022
Serviços técnicos especializados , Gerência Nacional de Logística.,Serviço realizado, Contratação de Fornecedores; Implantação de Projetos; Qualidade Total; Criação e Gestão de Indicadores; Gerenciamento de Projetos; Melhoria Contínua; Lean Manufacturing.
2016 - 2018
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula SouzaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 26
Outras informações:
Professor na FATEC Guarulhos nos cursos de Logística e Logística Aeroportuária
Atividades
-
01/2018
Ensino, Logística Aeroportuária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Inovação e Empreendedorismo
-
01/2018
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Transportes, Fundamentos da Gestão de Qualidade, Projeto Interdisciplinar 3, Projeto Interdisciplinar 4, Projeto Aplicado à Logística, Projeto Interdisciplinar 6
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Embalagens e Unitização, Logística, Projeto Aplicado à Logística, Projeto interdisciplinar IV, Tecnologia dos Transportes, Transporte de Cargas Perigosas
-
01/2017 - 07/2017
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Geral, Projeto Aplicado à Logística, Projeto Integrador, Tecnologia dos Transportes
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Logística Aeroportuária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Processos e Serviços, Projetos Aplicados à Logística Aeroportuária
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Interdisciplinar, Projetos Aplicados à Logística, Tecnologia dos transportes
2007 - 2012
Faculdade de Tecnologia ENIAC-FAPIVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18
2006 - 2006
Faculdade DrummondVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 4
2012 - 2016
Companhia Brasileira de AlumínioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Logística, Carga horária: 44
Outras informações:
Coordenação das áreas de recepção de veículos, balanças internas,
armazenagem de produtos acabados, expedição e faturamento.
Coordenação de mais de 70 funcionários, faturamento de mais de 20.000 ton
de materiais por mês e mais de 60 veículos carregados por dia.
Especialista em SAP nos módulos de MM, WM e Transportation.
Participante de todos os projetos da empresa na área de Logística.
Execução e acompanhamento de programas de Qualidade Total e melhoria
Contínua.
2011 - 2012
Suzano Papel e Celulose SAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Profissional de Logística, Carga horária: 44
2005 - 2011
Fibria CeluloseVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Profissional de Logística, Carga horária: 40
2001 - 2005
Sky Brasil Serviços LtdaVínculo: empregado de empresa, Enquadramento Funcional: Analista de Logística, Carga horária: 44
1994 - 2001
22º Batalhão Logístico Leve, 22º BLOGLVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 1 tenente, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luciano da Silva Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?