Pedro Augusto Pires Noronha

Acadêmico em ciclo de graduação em Direito, com experiência na seara do Direito das Famílias, Direito das Obrigações e Direitos Reais. Atualmente é estágiario no Forum de Montes Claros, ja estagiou na Defensoria pública como mediador e atuou em escritórios vinculados a ASABB.

Informações coletadas do Lattes em 22/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Direito

2023 - Atual

Afya Centro Universitário de Montes Claros, Afya Montes Clar

Ensino Médio (2º grau)

2020 - 2022

Escola Estadual Plínio Ribeiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Participação em eventos

1´ Congresso Brasileiro de Direito : Inovacao e contemporaniedade. 2023. (Congresso).

3* congresso de criminologia: Mentes Criminosas. 2023. (Congresso).

clube do livro 3 encontro : aspectos juridicos da obra agemon. 2023. (Outra).

Congresso Regional do Minesterio publico: Dieito em foco atualidades juridicas. 2023. (Congresso).

juri simulado do curso de direito da UINIFIPMoc Afya. 2023. (Outra).

Palestra:O Papel da SDH na protecao dos direitos humanos na America Latina. 2023. (Outra).

Palestra Colaboracao entre medicos e advogados na sexologia forense e na garantia de uma investigacao justa e adequada. 2023. (Outra).

Palestr Refugio, Genero e Diversidade. 2023. (Outra).

Produções bibliográficas

  • AZEVEDO, M. F. A. ; NORONHA, P. A. P. . PROMOÇÃO DA CIDADANIA NA ERA DIGITAL E INOVAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO BRASIL. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, E. T. G. ; FIGUEREDO, V. A. ; NORONHA, P. A. P. ; SANTO, R. M. ; VASCONCELOS, M. J. T. M. . PROMOÇÃO DA CIDADANIA NA ERA DIGITAL E INOVAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO BRASIL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - 2025

Defensoria Pública do estado de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Mediador e Conciliador Extrajudicial, Carga horária: 8

Outras informações:
No exercício da função de Mediador e Conciliador Extrajudicial na Defensoria Pública, conduzo sessões de mediação e conciliação, promovendo o diálogo entre as partes para a resolução consensual de conflitos. Redijo termos de acordo, assegurando sua clareza e validade jurídica, além de manusear documentos essenciais ao trâmite dos procedimentos. Quando a solução amigável se mostra inviável, elaboro petições iniciais de ações litigiosas, garantindo o acesso dos assistidos à via judicial. Minha atuação visa à pacificação social, à celeridade na solução de controvérsias e à ampliação do acesso à justiça.

2025 - 2026

MACEDO PELLEGRINI VELOSO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Periodo de estágio realizado para escritório vinculado a ASABB, nesse esxperiência aprendi o funcionamento completo da fase de execução no processo civil, realizei cumprimentos de sentença e todos os tipos de recurso do cpc (apelação, especial, etc...).