Sebastião Salvino do Nascimento

Possui formação de técnico ensino médio em agropecuária, pela Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco (1981), graduação com licenciatura em História e Geografia, pós-graduação (especialização), em História do Brasil, História Contemporânea, Geografia e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patrocínio-FAFI-Patrocínio/MG (1984, 1985, 1987), mestrado em Magistério Superior pelo Centro Universitário do Triângulo-UNITRI (2000). Atualmente ministra aulas na Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco-EASFP e no Centro Universitário do Cerrado de Patrocínio-UNICERP, atuando nas áreas de ensino de Agricultura, História, Sociologia, Filosofia e de pesquisa em ambiente de Cerrado (solos, flora e fauna). É observador e fotógrafo de avifauna.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Magistério Superior

1999 - 2000

Centro Universitário do Triângulo
Título: Ensino Superior Noturno, Trabalhador Estudante e Finalidades da Educação Superior: o caso das Faculdades Intergradas de Patrocínio,Ano de Obtenção: 2001
Décio Gatti Júnior.Palavras-chave: Finalidades da Educação, Ensino Superior, Ensino N.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Especialização em História Contemporãnea

1987 - 1987

Faculdades Integradas de Patrocínio
Título: não teve
Orientador: não teve

Especialização em História do Brasil

1986 - 1986

FACULDADES INTEGRADAS DE PATROCÍNIO - Patrocínio-MG
Título: NÃO TEVE
Orientador: NÃO TEVE

Especialização em História do Brasil

1986 - 1986

Faculdades Integradas De Patrocínio-MG
Título: nao teve
Orientador: não teve

Especialização em História Aplicada à Geografia

1980 - 1980

FACULDADES INTEGRADAS DE PATROCÍNIO - Patrocínio-MG
Título: nao teve
Orientador: não teve

Ensino Médio (2º grau)

1977 - 1980

Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antônio Wilson Pagotti

PAGOTTI, A. W.; Gatti Décio Jr.; Buffa Ester. Ensino Superior Noturno, Trabalhador-Estudante e as Finalidades da Educação Superior. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Centro Universitário do Triângulo.

Decio Gatti Junior

GATTI JR, Décio.. Ensino Superior Noturno, Trabalhador-Estudante e Finalidades da Educação Superior: o caso das Faculdades Integradas de Patrocínio. 2001. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Magistério Superior) - Centro Universitário do Triângulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO, S. S. . A LAGOA DO CHAPADÃO D FERRO - PATROCÍNIO/MG. REVISTA EDUCAÇÃO; SAÚDE & MEIO AMBIENTE , v. 1, p. 241, 2017.

  • NASCIMENTO, S. S. . AVIFAUNA , LEVANTAMENTO AMBIENTAL. REVISTA EDUCAÇÃO: SAÚDE & MEIO AMBIENTE , v. 1, p. 8-224, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NASCIMENTO, S. S. . Levantamento de Espécies de Peixes do Parque Florestal de Nova Ponte-MG. 2012. (Relatório de pesquisa).

NASCIMENTO, S. S. . Projeto Solos do Parque Florestal de Patrocínio -Caxuana S/A Reflorestamentos. 2011. (Relatório de pesquisa).

NASCIMENTO, S. S. . Levantamento faunístico de espécies em uma comunidade de Cerrado 'sensu stricto' no Parque Florestal de Patrocínio-MG Fazenda Caxuana.. 2011. (Relatório de pesquisa).

NASCIMENTO, S. S. . Características físico-químicas dos solos sob cerrado (strictu senso) do Parque Florestal de Patrocínio-mg, e considerações sobre a sua fitodiversidade.. 2010. (Relatório de pesquisa).

NASCIMENTO, S. S. . Estudo de voçorocas no Parque Florestal de Patrocínio-MG. 2009. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Projeto Solos do Parque Florestal de Patrocínio -Caxuana S/A Reflorestamentos, Descrição: Levantamento geral de solos do Parque Florestal de Patrocínio-MG para efeito de ações conservacionistas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Sebastião Salvino do Nascimento - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    Projeto Vereda do Parque Florestal de Furnas - Caxuana S/A Reflorestamentos, Descrição: Levantamento de atributos de um vereda no Parque Florestal de Furnas, situado no município de Indianópolis-MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (10) . , Integrantes: Sebastião Salvino do Nascimento - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    Projeto Solos do Parque Florestal de Sacramento -Caxuana S/A Reflorestamentos, Descrição: Levantamento geral de solos do Parque Florestal de Sacramento-MG para efeito de ações conservacionistas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Sebastião Salvino do Nascimento - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Projeto Ictiologia, Descrição: Levantamento ictiológico no Parque Florestal de Nova Ponte-MG, Fazenda Caxuana.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Sebastião Salvino do Nascimento - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    Projeto Cerrado, Descrição: Levantamento faunístico de espécies em uma comunidade de Cerrado "sensu stricto" no Parque Florestal de Patrocínio-MG Fazenda Caxuana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sebastião Salvino do Nascimento - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    Projeto Solos no Parque Florestal de Patrocínio-MG, Descrição: RESUMO A região do cerrado é considerada a última fronteira agrícola do País. A sua utilização de forma sustentável depende, entre outros fatores, dos sistemas de manejo adotados. O objetivo deste trabalho será avaliar as alterações nos atributos físicos, químicos e biológicos de solos, tendo como referência os solos de uma área sob vegetação de cerrado nativo. Amostras de solo serão coletadas no Parque Florestal de Patrocínio-MG, nas profundidades de 0-20 e de 20-40 cm. Como atributos químicos serão avaliados pH em água, Alumínio (Al+++), (H+ + Al+++), Cálcio (Ca++), Magnésio (Mg++), Potássio (K+), Fósforo disponível (P) e Matéria Orgânica (MO), e determinadas a Capacidade de Troca de Cátions a pH 7,0 (T), a Soma de Bases (SB), a Saturação por Bases (V) e a Saturação por Alumínio (m). Como atributos biológicos serão determinados os teores e estoques totais de carbono orgânico (COT) e nitrogênio (NT). Os dados serão submetidos à análise de variância num delineamento inteiramente casualizado. As diferenças entre as médias dos tratamentos serão avaliadas pelo teste de Student-Newman-Keuls em 5% de probabilidade. Palavras-chave: cerrado, classes de solos, fertilidade do solo, recuperação e conservação do cerrado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sebastião Salvino do Nascimento - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DOS SOLOS SOB CERRADO (STRICTU SENSO) DO PARQUE FLORESTAL DE PATROCÍNIO-MG, E CONSIDERAÇÕES SOBRE A SUA FITODIVERSIDADE, Descrição: As características físico-químicas do solo em estudo tem grande influência sobre a fisionomia da vegetação cerrado. O objetivo deste estudo foi caracterizar a influência das características físico-quimicas de um solo sob cerrado durante todo um ciclo anual. Foram coletadas amostras em 12 áreas do Parque. Estas amostras foram analisadas quimicamente e o objetivo principal deste estudo foi estabelecer a partir da interpretação dos resultados uma relação entre os tipos de cerrado, considerando a vegetação que os caracterizam com os níveis de fertilidade apresentados pelos mesmos, respectivamente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sebastião Salvino do Nascimento - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    UM ESTUDO DAS VOÇOROCAS EXISTENTES NO PARQUE FLORESTAL DE PATROCÍNIO ? MG, Descrição: As voçorocas representam o ponto máximo do processo de erosão em um terreno. Este estudo realizou um levantamento geotécnico para conhecimento dos mecanismos que provocam as alterações dos solos e que podem condicionar de alguma forma o processo evolutivo das voçorocas existentes no Parque Florestal de Patrocínio, situado no Município de Patrocínio-MG. Identificou as existentes neste parque florestal, analisou as suas características e concluiu sugerindo meios de controle das mesmas. Pretendeu-se com esta pesquisa, com a utilização de técnicas de monitoramento, determinar especialmente a intensidade com que as bordas das voçorocas escolhidas para este estudo, estão se movimentado e assim, avaliar o seu desenvolvimento e colher outros dados sobre a natureza desse fenômeno natural. Assim como qualquer outro fenômeno do âmbito de estudo da Geografia Física, a erosão do solo provocada pela ação do escoamento superficial das águas pluviais, também é estudada do ponto de vista das inter-relações espaciais e seus fatores condicionantes. Este trabalho foi concebido da perspectiva da análise espacial da erosão hídrica do solo e tendo como foco especial um estudo pontuado sobre as voçorocas que representam a expressão máxima da ação erosiva de um solo. Para a sua realização buscou-se apoio em estudos anteriores que elegeram as variáveis envolvidas no fenômeno.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Sebastião Salvino do Nascimento - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO PATROCINIO, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO PATROCÍNIO. , AVENIDA LIRIA LASSI TEREZINHA, Universitário, 38740000 - Patrocínio, MG - Brasil, Telefone: (34) 38393737

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - 2011

Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso e Professor, Carga horária: 20

2010 - Atual

Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária - janeiro a março de 2010

2009 - Atual

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO PATROCINIO-MG

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor-pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

1985 - Atual

Faculdades Integradas de Patrocínio

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de História do Brasil e de Prática de Ensino de História, Diretor da FAFI de Patrocínio de 1991-1994, Coordenador do Curso de História da FIP

Atividades

  • 02/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Curso de História.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de História.

  • 02/1985

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil, Orientação Para o Estágio Supervisionado, Prática de Ensino de História

1985 - Atual

Centro Universitário do Cerrado

Vínculo: PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 20

1985 - Atual

Colégio Atenas

Vínculo: PROFESSOR NO ENSINO MÉDIO, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 10

1981 - 2010

CENTRO TECNOLÓGICO DO CERRADO PATROCINIO

Vínculo: , Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 10