Silvia Graziela da Silva Albuquerque

Graduada em Matemática (Faculdade de Suzano, 2009), Pedagogia (Universidade Cidade de São Paulo, 2013) e Artes Visuais (ETEP, 2024). Possui especializações em Libras (2017), Práticas Educativas com ênfase em criatividade e ludicidade (2019), Educação Especial com Ênfase em Múltiplas Deficiências (2021), Arteterapia, Musicalização e Contação de Histórias (2023), Psicopedagogia atuação clínica, educacional, empresarial e hospitalar (2025) e Gestão Escolar e Formação de Professores (em andamento).Atua como professora na Prefeitura de Balneário Piçarras/SC, com experiência consolidada na Educação Especial na perspectiva da inclusão, desenvolvendo práticas pedagógicas acessíveis e recursos adaptados, especialmente no ensino de Matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com necessidade de maior suporte e não verbais. Trabalhou também como professora de Educação Infantil na rede municipal de São Paulo e como docente de Matemática e Física na rede estadual paulista, atuando da Educação Infantil ao Ensino Médio e EJA.Destaca-se por projetos premiados, como o Prêmio Paulo Freire (Câmara Municipal de São Paulo) e o Prêmio na Feira Regional de Matemática de Itajaí (2025), selecionado para a etapa estadual de Santa Catarina, com práticas inovadoras que promoveram experiências matemáticas significativas para estudante autista não verbal.Participou como palestrante em Jornadas Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2019-2021) e contribui para a formação docente em inclusão e acessibilidade. Defende a perspectiva da justiça curricular, compreendendo que a mera matrícula não significa inclusão: é preciso garantir participação efetiva, aprendizagem significativa e equidade no acesso ao conhecimento.Apresenta experiência em metodologias inclusivas, uso de tecnologias digitais para adaptação e adequação curricular. Possui perfil de liderança pedagógica, resiliência e abertura a mudanças, com foco na promoção de práticas inovadoras que favoreçam a aprendizagem e a inclusão.Palavras-chave: Educação Inclusiva; Educação Especial; Justiça Curricular; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Psicopedagogia; Arteterapia; Libras; Currículo Inclusivo; Adaptação Curricular; Acessibilidade Educacional; Inclusão Escolar; Práticas Pedagógicas Inovadoras; Metodologias Inclusivas; Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA); Musicalização na Educação; Formação de Professores; Ensino de Matemática; Equidade Educacional.

Informações coletadas do Lattes em 24/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA - MULTIPLAS DEFICIENCIAS

2020 - 2021

Fundacão de Apoio Hospital Ensino Rio Grande
Título: O ALUNO SURDO NA ESCOLA PUBLICA

Especialização em Práticas Educativas:Criatividade, Ludicidade e Jogos

2017 - 2019

FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PAULISTANA
Título: Expressão Dramática na Educação Infantil
Orientador: Maria Jose Mafra Naito

Especialização em Libras

2016 - 2017

Centro Universitário Barão de Mauá
Título: O Aluno surdo na escola pública
Orientador: Dulce Maria Pamplona Guimarães

Aperfeiçoamento em Musica e Artes Visuais

2023 - 2023

FACULDADE CONECTADA
Título: Dispensado. Ano de finalização: 2023
Orientador: Dispensado

Aperfeiçoamento em Metodologia do ensino de artes

2023 - 2023

Faculdade de Educação e tecnologia do Espírito Santo
Título: Dispensado. Ano de finalização: 2023
Orientador: Dispensado

Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva

2021 - 2021

Faculdade de Administração, Humanas e Exatas
Título: Dispensado. Ano de finalização: 2021
Orientador: Dispensado

Aperfeiçoamento em Pedagogia de Projetos

2021 - 2021

Faculdade de Administração, Humanas e Exatas
Título: Dispensado. Ano de finalização: 2021
Orientador: Dispensado

Aperfeiçoamento em Ludicidade como recurso pedagógico

2016 - 2016

HSM Educação S.A.
Título: Dispensado. Ano de finalização: 2016
Orientador: Dispensado

Aperfeiçoamento em Jogos Didáticos: uma proposta para favorecer a aprendizagem

2016 - 2016

HSM Educação S.A.
Título: Dispensado. Ano de finalização: 2016
Orientador: Dispensado

Aperfeiçoamento em Educação: Um olhar sobre o ensino e a aprendizagem

2016 - 2016

HSM Educação S.A.
Título: Dispensado. Ano de finalização: 2016
Orientador: Dispensado

Aperfeiçoamento em Educação, Comunicação e Metodologia de Ensino

2015 - 2016

HSM Educação S.A.
Título: Dispensado. Ano de finalização: 2016
Orientador: Dispensado

Aperfeiçoamento em Uma nova Perspectiva de Alimentação Para Crianças com Dificuldade de Aprend

2013 - 2013

Universidade Braz Cubas
Título: Dispensado. Ano de finalização: 2013
Orientador: Dispensado

Graduação em ARTES VISUAIS

2020 - 2024

Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa
Título: A Relação da Natureza, Criança e Arte

Graduação em Pedagogia

2010 - 2013

Universidade Cidade de São Paulo

Graduação em Matemática

2006 - 2009

Faculdade de Suzano
Título: O Uso das Tecnologias no Ensino da Matemática
Orientador: Marcio Roberto Weissmann

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Conjuntos.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arteterapia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicopedagogia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.

Participação em eventos

21ª Feira de Matemática de Itajai. PORNET E OS DESAFIOS MATEMÁTICOS: AS AVENTURAS VISUAIS DE UM ALUNO COM TEA NÃO VERBAL NO MUNDO DA MATEMÁTICA E DA TECNOLOGIA". 2025. (Feira).

21ª Feira de Matemática de Itajai. MATEMÁTICA COM SENTIDO: DESENHOS AUTÊNTICOS E TECNOLOGIA COMO PONTE PARA A APRENDIZAGEM NO AUTISMO ). 2025. (Feira).

Produções bibliográficas

  • ALBUQUERQUE, S. G. S. . Brincando e aprendendo com a natureza: criança livre e conectada com suas raízes. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE, S. G. S. . Vivências Indigenas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Prêmios

2023

Paulo Freire, Camara Municipal São Paulo.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • CENTRO INTEGRADO DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MIRIAN GENY FRIEDRICHSEN, Escola. , Rua Joaçaba, s/n, Centro, 88380000 - Balneário Piçarras, SC - Brasil, Telefone: (47) 33454229

Experiência profissional

2007 - 2024

Prefeitura Municipal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor

2024 - Atual

Prefeitura Municipal de Balneário de Piçarras

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Apoio à Inclusão, Carga horária: 40

Outras informações:
: Executar o trabalho docente em consonânciacom a proposta pedagógica da rede de ensino na perspectiva da educaçãoinclusiva.- Contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino e aprendizagem; -Conhecer antecipadamente o planejamento do professor regente e professor deárea para organizar e/ou propor adequações curriculares e procedimentosmetodológicos diferenciados, para as atividades pedagógicas.- Colaborar na elaboração e execução do Plano Educacional Individualizado PEI.- Contribuir, em função de seu conhecimento específico, com procedimentosdiferenciados para qualificar a prática pedagógica, propondo recursos deacessibilidade, tecnologia assistiva e adaptação curricular de material didáticopedagógico, para atender as necessidades educacionais dos estudantes.- Acompanhar o processo de aprendizagem dos educandos e as atividades devida diária contribuindo para o desenvolvimento da autonomia.- Constatar necessidades biopsicossociais e cognitivas dos estudantes, e articularcom os orientadores para encaminhamentos aos setores específicos deatendimento.- Atualizar-se em sua área de conhecimento/atuação, participando de cursos dosprogramas de formação continuada.- Participar com o professor regente e professor de área das orientaçõesprestadas pelo professor do Atendimento Educacional Especializado - AEE,Atendimento Pedagógico Específico - APE e demais profissionais da equipemultiprofissional em Educação e Saúde.- Avaliar o desempenho dos estudantes em conjunto com os professores regentese professores de área, de acordo com o regimento escolar, nos prazosestabelecidos, considerando as potencialidades individuais.- Elaborar, de modo colaborativo, o relatório pedagógico descritivo dosestudantes.- Participar, de reunião de estudos, conselho de classe, reuniões pedagógicas econtribuir colaborativamente com a equipe escolar.- Participar com o professor regente e professor de área, das orientaçõesprestadas pe

2006 - 2015

Governo do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 40