Dândara de Lima Duarte

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Roraima, com experiência em proteção de populações vulneráveis, assistência humanitária e gestão de informações no contexto da migração e refúgio. Atuou em organizações internacionais como a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a AVSI Brasil, desenvolvendo atividades voltadas à regularização documental, integração social, monitoramento de indicadores e elaboração de relatórios técnicos, com utilização de sistemas como Progress, SISCONARE e SISMIGRA. Possui experiência em articulação com atores institucionais e na implementação de ações voltadas à proteção de migrantes, com enfoque em gênero e direitos humanos. Interesse em políticas migratórias, proteção internacional, gênero e interseccionalidade.

Informações coletadas do Lattes em 26/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Relações Internacionais

2021 - 2024

Universidade Federal de Roraima
Título: Entre gênero e mobilidade: A atuação da ONU Mulheres com mulheres migrantes no Brasil sob a perspectiva interseccional.
Orientador: joao carlos jarochinski silva

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - 2025

International Organization for Migration - UN Migration

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Apoio à execução de projetos humanitários, com foco em assistência direta a migrantes e refugiados. Realização de atividades de proteção e acompanhamento de casos vulneráveis, monitoramento de indicadores, distribuição de bens essenciais e orientação sobre serviços disponíveis. Colaboração com equipes multidisciplinares e parceiros institucionais para garantir a efetividade das ações, bem como elaboração de relatórios e suporte administrativo operacional para o cumprimento das metas estabelecidas.

2021 - 2022

Associação Voluntários Para O Serviço Internacional Brasil

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Apoio operacional em projetos humanitários direcionados à população migrante e refugiada, incluindo atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade, orientação sobre serviços disponíveis e acompanhamento de processos de regularização documental. Responsável por atualização e gerenciamento de dados nos sistemas Progress, SISCONARE e SISMIGRA, garantindo precisão e conformidade com normas institucionais. Suporte na organização logística de atividades, controle de cadastros e elaboração de relatórios internos, em articulação com equipes técnicas para execução de ações voltadas à proteção e integração socioeconômica.

2021 - 2021

Serviço Pastoral do Migrante

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 8

2021 - 2021

Refúgio 343

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 8