Yasmim Cavalcante Bezerra
Graduanda em Geografia Bacharelado na Universidade Federal do Acre - UFAC. Bolsista voluntária do laboratório de cartografia e integrante do grupo de pesquisa hidrologia, meio ambiente e geografia do risco - HMGR da UFAC, atualmente voluntaria no projeto de pesquisa: Facilitating knowledge exchange between citizens and policymakers through dialogical participatory mapping, financiado pela Universidade de Warwick e desenvolvido no âmbito do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) da Fundação Getúlio Vargas - FGV.
Informações coletadas do Lattes em 27/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2022 - 2022
Introdução ao Uso de Softwares Estatísticos na Geografia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
V Encontro Acreano de Geografia (EAGEO) 2022. 2022. (Outra).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Dinâmicas socioambientais do uso, ocupação e manejo de bacias hidrográficas, Descrição: Devido a dinâmica presente nos padrões de uso e ocupação do solo em bacias hidrográficas, o monitoramento das alterações de cobertura do solo são fundamentais para entender as alterações nos padrões de escoamento do fluxo hidrológico de uma bacia. Esse conhecimento é muito importante para auxiliar as tomadas de decisões em diversas áreas estratégicas, sobretudo ao planejamento de atividades que compõem o conceito de segurança hídrica. Evitar a ocorrência de desastres naturais foge à capacidade humana, todavia, o risco associado à ocorrência de eventos hidrológicos é passível de ser gerenciado e pode ser reduzido, principalmente se conhecermos as probabilidades de ocorrência de um fenômeno hidrológico e as variáveis socioambientais associados. Dessa forma, o presente projeto de pesquisa visa compreender as influências da dinâmica do uso e ocupação do solo em bacias hidrográficas, nas alterações do escoamento hidrológico e nas ocorrências de eventos estremos de seca e inundação. Atrelado a isso, compreender as ações paradiplomaticas no gerenciamento de tais eventos nas grandes bacias na Amazônia sul ocidental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Yasmim Cavalcante Bezerra - Coordenador / Rodrigo Otávio Peréa Serrano - Integrante / Alexsande de Oliveira Franco - Integrante / Anderson Azevedo Mesquita - Integrante / Maria Luiza Pompermaier de Lemos - Integrante / Alan Pedro Mansano - Integrante / André Luiz de Albuquerque Calixto - Integrante / Ana Alice Costa de Lima - Integrante / Inara Evangelista da Silva - Integrante / Maysllen de Araújo Rodrigues - Integrante / Thaís Gomes da Cruz Vítor - Integrante / José Genival do Vale Moreira - Integrante.
-
2018 - Atual
Análise da variação da carga e transporte de sedimentos a partir de monitoramento contínuo do fluxo hidrológico em diferentes corpos d?água, Descrição: O transporte de sedimentos é um dos processos fundamentais que moldam o ambiente físico. Materiais suspensos e acamados são tipicamente medidos de forma diferente e com intervalos de amostragem variáveis que dificultam a comparação direta. Apesar da importância científica, preventiva e administrativa, os dados de transporte de sedimentos são escassos e frequentemente limitados. Em relação ao rio Acre, sua dinâmica geomorfológica está ligada ao deslizamento das margens do rio, o que obedece às variações de regime fluvial de cheias e vazantes, ocasionando seu assoreamento. O rio transporta grandes quantidades de material sólido em suspensão, oriundos de processos erosivos, intensificados na estação chuvosa, de outubro a abril, sendo classificado com rio de águas brancas. Dessa forma, este trabalho visa compreender a variação da carga de sedimento decorrente da variação fluviométrica do rio Acre, com foco na quantificação e transporte de sedimentos, bem como, analisar a influência da precipitação na varia e forma do dos sedimentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Yasmim Cavalcante Bezerra - Coordenador / Rodrigo Otávio Peréa Serrano - Integrante / Anderson Azevedo Mesquita - Integrante / Maria Luiza Pompermaier de Lemos - Integrante / Ana Alice Costa de Lima - Integrante / Inara Evangelista da Silva - Integrante / Maysllen de Araújo Rodrigues - Integrante / Thaís Gomes da Cruz Vítor - Integrante / Waldemir Lima dos Santos - Integrante / Aniely Souza de Araújo - Integrante / Gabriel Brandão Xavier - Integrante / Fábio da Silva Lucio - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Yasmim Cavalcante Bezerra e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?