Alanis Ferreira Rocha
Atualmente, cursa Licenciatura em Letras - Português/Inglês na Universidade Federal Fluminense (UFF). Concluiu a Formação de Professores no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho em 2022. É servidora pública da rede municipal de Itaboraí e atua também na rede particular como professora de Inglês, possuindo experiência no Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Por dois anos consecutivos, exerceu a função de monitora do projeto Estudo do texto e ensino de Língua Portuguesa: integração entre leitura e escrita, vinculado ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF, com foco no acolhimento e no apoio acadêmico a estudantes ingressantes, especialmente no desenvolvimento das competências de leitura e escrita. Busca constantemente aprimorar suas habilidades docentes e promover ambientes de aprendizagem significativos e inclusivos.
Informações coletadas do Lattes em 27/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2023 -
Curso de Inglês. , Programa de Línguas Estrangeiras Modernas, PROLEM, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em Podemos Mais UFF (Curso de Leitura e Escrita Acadêmica). (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2023 - 2023
Minicurso Linguística Textual: teoria e prática. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Organização de eventos
ROCHA, Alanis Ferreira . III Encontro Estadual do Educação Conectada no RJ. 2022. (Congresso).
WALDECK., CARNEIRO ; DE LUCA, Marisa ; ROCHA, Alanis Ferreira . Centenário de Darcy Ribeiro. 2022. (Outro).
ROCHA, Alanis Ferreira . Feira Literária FLIZHU. 2022. .
Participação em eventos
Oficina de Escrita-Inventiva como Potência para a Escrita Acadêmica. 2025. (Oficina).
O papel do feedback na promoção de letramentos acadêmicos. 2025. (Seminário).
FÁBRICAS DE GRAMÁTICAS: GESINT-UFF DE PORTAS ABERTAS. 2024. (Oficina).
A Diáspora se Encontra II. 2023. (Encontro).
CAROLINA MARIA DE JESUS, UMA PENSADORA BRASILEIRA. 2023. (Outra).
Cineclube Matrizes Clássicas UFF 2023 - O funeral das rosas. 2023. (Outra).
Roda de conversa - Cineclube Matrizes Clássicas UFF 2023 - O sacrifício do cervo sagrado. 2023. (Outra).
Seminário de Educação Inclusiva. 2022. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
ROCHA, Alanis Ferreira . Monitoria em Português 1: explorando a referenciação como estratégia de argumentatividade. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROCHA, Alanis Ferreira . Português 1': acolhimento e suporte diferenciado para calouros.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Prêmios
2023
Moção de aplausos, Câmara de Vereadores de Tanguá.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12
Outras informações:
O projeto Ensino do texto e ensino de Língua Portuguesa: Integração entre leitura e escrita, orientado pela professora Nadja Pattresi e vinculado ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense (UFF), visa o desenvolvimento do letramento acadêmico, promovendo ações voltadas à prática da leitura e da escrita no contexto universitário. As atividades envolvem o acolhimento e o acompanhamento de estudantes ingressantes, com o objetivo de auxiliá-los na compreensão e na produção de textos acadêmicos, além de fomentar reflexões sobre o ensino do texto como interação e o papel da linguagem na co-construção do conhecimento.
2024 - Atual
Colégio Soares FonsecaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 8
2025 - Atual
CEMEI Professora Maria Cecilia Coutinho BarrosVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 24
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alanis Ferreira Rocha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?