Felipe Pulheis Rodrigues
Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), atualmente no último período do curso. Desenvolve pesquisa de Iniciação Científica nas áreas de modelagem numérica via Método dos Elementos Finitos (MEF), viscoelasticidade e pavimentação asfáltica, com foco na análise de fadiga e comportamento mecânico de misturas betuminosas. Publicou artigos científicos em periódicos classificados como B1 no Qualis/CAPES, abordando temas como modelagem bi e tridimensional de misturas asfálticas considerando o efeito viscoelástico e avaliação numérica da fadiga de revestimentos asfálticos com base no módulo de relaxação. Tais estudos exploram metodologias avançadas de simulação computacional para compreender a influência de parâmetros materiais e de carregamento na durabilidade dos pavimentos. Em 2025, realiza estágio na PaviAgil Pavimentação Asfáltica, empresa do Grupo Jasfalto, atuando diretamente na Obra de Reabilitação Uberaba x Delta (BR-050). Participa de atividades de fresagem, recomposição e aplicação de tecnologias inovadoras, como CBUQ com RAP e reciclagem de pavimento com BSM, contribuindo para soluções sustentáveis e de alto desempenho na infraestrutura rodoviária.
Informações coletadas do Lattes em 28/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Engenharia Civil
2021 - Atual
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Título: Modelagem numérica de pavimentos asfálticos sujeitos à fadiga considerando o efeito viscoelástico da mistura asfáltica
Orientador: Albert Willian Faria
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
11ª JIEPE Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Análise probabilística da influência do tráfego, temperatura, geometria e propriedades dos materiais no desempenho à fadiga de pavimentos asfálticos modelados por elementos finitos. 2025. (Congresso).
39º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes ANPET. ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DA DEFLEXÃO VISCOELÁSTICA DE UM REVESTIMENTO. 2025. (Congresso).
ANPET 2025 - 39º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DA DEFLEXÃO VISCOELÁSTICA DE UM REVESTIMENTO. 2025. (Congresso).
ANPET 2025 - 39º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. AVALIAÇÃO NUMÉRICA DA FADIGA EM UM REVESTIMENTO ASFÁLTICO VIA MEF COM BASE NO MÓDULO DE RELAXAÇÃO. 2025. (Congresso).
CREEM. ANÁLISE PROBABILÍSTICA E DE SENSIBILIDADE DE UMA MISTURA BETUMINOSA MODELADA POR ELEMENTOS FINITOS. 2024. (Congresso).
CREEM. MODELAGEM 3D POR ELEMENTOS FINITOS DE UM CORPO DE PROVA BETUMINOSO CONSIDERANDO O EFEITO VISCOELÁSTICO APROXIMADO VIA SÉRIE DE PRONY. 2024. (Congresso).
JIEPE X. Modelagem numérica de pavimentos asfálticos sujeitos à fadiga considerando o efeito viscoelástico da mistura asfáltica. 2024. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
FARIA, ALBERT WILLIAN ; LARA MOLINA, FABIAN ANDRES ; PULHEIS RODRIGUES, FELIPE . Modelagem bi e tridimensional de uma mistura asfáltica considerando o efeito viscoelástico: análises de sensibilidade e probabilística. TECNIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFG , v. 10, p. 26, 2025.
-
PULHEIS RODRIGUES, FELIPE ; FARIA, ALBERT WILLIAN . MODELAGEM 3D POR ELEMENTOS FINITOS DE UM CORPO DE PROVA BETUMINOSO CONSIDERANDO O EFEITO VISCOELÁSTICO APROXIMADO VIA SÉRIE DE PRONY. In: CREEM 2024 XXX Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2024, Uberaba. XXX Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica. Rio de Janeiro: ABCM, 2024. v. 13.
-
PULHEIS RODRIGUES, FELIPE ; FARIA, ALBERT WILLIAN . ANÁLISE PROBABILÍSTICA E DE SENSIBILIDADE DE UMA MISTURA BETUMINOSA MODELADA POR ELEMENTOS FINITOS. In: CREEM 2024 XXX Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2024, Uberaba. XXX Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica. Rio de Janeiro: ABCM, 2024. v. 13.
Projetos de pesquisa
-
2023 - 2024
Análise Probabilística E De Sensibilidade De Uma Mistura Betuminosa Modelada Por Elementos Finitos, Descrição: Este artigo aborda a modelagem numérica e probabilística de um corpo de prova cilíndrico de uma mistura betuminosa utilizando o Método dos Elementos Finitos e Simulação de Monte Carlo. Um modelo 2D é criado no ANSYS, usando axissimetria para a redução do custo computacional, e a Séria de Prony para a modelar o comportamento viscoelástico da mistura. Incertezas na geometria e nas propriedades viscoelásticas da mistura são consideradas. O máximo deslocamento axial da amostra betuminosa submetida a uma pressão de compressão variável com o tempo é obtido, determinística e probabilisticamente, comparando com dados experimentais e numéricos da literatura. Os resultados numéricos determinísticos demonstram um erro percentual baixo (de 2,77 ) no valor do máximo deslocamento axial obtido ao final do carregamento quando comparado aos valores obtidos experimentais e numéricos da literatura. O modelo probabilístico revela o impacto das incertezas no máximo deslocamento vertical da mistura, enfatizando a relevância das propriedades viscoelásticas, especialmente o primeiro termo #945;1 da Série de Prony, nessa resposta mecânica da mistura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Felipe Pulheis Rodrigues - Integrante / Albert Willian Faria - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2023 - 2024
Modelagem numérica de pavimentos asfálticos sujeitos à fadiga considerando o efeito viscoelástico da mistura asfáltica, Descrição: O projeto visa investigar os efeitos da temperatura e das cargas resultantes do tráfego de veículos sobre pavimentos asfálticos, com foco na análise de fadiga. A modelagem do pavimento será realizada por meio do Método dos Elementos Finitos utilizando o software ANSYS. Será desenvolvido um modelo 2D que utiliza os princípios da axissimetria e simetria do estratificado para representar o pavimento, composto por revestimento asfáltico, base e sub-base apoiados em um subleito. O revestimento asfáltico será modelado como um material viscoelástico-linear, cujos parâmetros variam conforme a temperatura de trabalho, a velocidade e a carga dos veículos. As demais camadas serão modeladas como materiais elástico-lineares. A análise considerará o gradiente térmico máximo aplicado ao revestimento, levando em conta dados da literatura e condições climáticas regionais. As cargas dos veículos serão aplicadas ao longo do tempo considerando o conceito de eixo padrão rodoviário. A análise térmica em regime permanente permitirá obter a variação de temperaturas ao longo das camadas do pavimento. Na análise termomecânica em regime transiente, serão aplicadas as cargas térmicas e as resultantes do tráfego de veículos. Serão calculadas as tensões, deformações (verticais e horizontais) e o deslocamento vertical (deflexão) ao longo da espessura do pavimento em função do tempo. Com base na máxima deformação horizontal na interface entre o revestimento e a base, será realizada a análise de vida à fadiga do pavimento, obtendo-se curvas que relacionam a carga aplicada com o índice de fadiga. Para o cálculo do índice de fadiga, serão utilizadas expressões matemáticas baseadas na hipótese de material viscoelástico, empregando o módulo de relaxação E(t). Adicionalmente, o projeto propõe a modelagem 2D e 3D no ANSYS do corpo de prova utilizado no ensaio dinâmico de obtenção do módulo de resiliência (MR), permitindo a conversão de MR para E(t). As curvas experimentais disponíveis na literatura, que relacionam deformação total e tempo da mistura asfáltica, serão utilizadas para ajustar o valor de E(t), que poderá ser empregado na modelagem numérica do revestimento asfáltico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Felipe Pulheis Rodrigues - Integrante / Albert Willian Faria - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Bolsa.
Prêmios
2025
Título de segundo lugar na modalidade Melhor Apresentação de IC pelo trabalho "Análise probabilística da influência do tráfego, temperatura, geometria e propriedades dos materiais no desempenho à fadi, 11ª JIEPE Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Triângulo Mineiro. , Avenida Doutor Randolfo Borges Júnior - até 799/800, Univerdecidade, 38064100 - Uberaba, MG - Brasil, Telefone: (16) 991257111
Experiência profissional
2022 - 2022
Universidade Federal do Triângulo MineiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações:
Monitor na disciplina Desenho Técnico do curso de Graduação em Engenharia Civil da UFTM
2025 - Atual
PaviAgil Pavimentação AsfálticaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário em Engenharia Civil, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Felipe Pulheis Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?