Antônio Júlio Henriques Campos

Estudante do curso técnico em Meio Ambiente no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Atualmente é bolsista de Iniciação Científica Júnior (IC Jr / FAPEMIG) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuando no grupo de pesquisa ERGOFIS (EEFFTO/UFMG). Possui experiência prévia em projetos de pesquisa e monitoria de matemática, com interesse nas áreas de bioquímica, biologia molecular, ecologia e química.

Informações coletadas do Lattes em 28/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Ensino Médio (2º grau) em andamento

2025 - Atual

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Ensino Fundamental (1º grau)

2020 - 2023

Colégio Teixeira Neto

Formação complementar

2025 - 2025

Introdução à Biologia Molecular: da extração ao sequenciamento. (Carga horária: 6h). , Universo da Biologia Molecular, UBM, Brasil.

2024 - 2025

Microbiologista: conhecendo o HPV, suas doenças e vacinas.. (Carga horária: 50h). , Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.

2024 - 2024

Gestão Ambiental e Sustentabilidade. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Participação em eventos

Todos somos diferentes - entendendo o autismo para promover a inclusão.. 2024. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CAMPOS, A. J. H. . Planeta IFMG 2024. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    Efeito da exposição ao ambiente quente no metabolismo proteico muscular em camundongos fêmeas submetidos a dieta hiperlipídica, Descrição: O projeto investiga o efeito da exposição ao ambiente quente no metabolismo proteico muscular em camundongos fêmeas submetidos a dieta hiperlipídica. A pesquisa foca em compreender como o estresse térmico ambiental interage com a obesidade para alterar as vias de sinalização de síntese e degradação proteica no músculo esquelético.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Júlio Henriques Campos - Integrante / Dawit Albieiro Pinheiro Gonçalves - Coordenador.

  • 2024 - 2024

    Ferro Fundido à Alto Cromo, Descrição: No projeto de pesquisa Ferro fundido a Alto Cromo, desenvolvido no IFMG Campus Betim, atuei na identificação de ligas metálicas com composições químicas mais adequadas para aplicação em equipamentos de mineração, com o objetivo de reduzir o desgaste de peças submetidas a impacto e abrasão constantes. As atividades incluíram a preparação e análise de amostras metálicas por microscopia, com aplicação de ácidos para evidenciar estruturas químicas e facilitar a observação, a avaliação da composição e microestrutura, ensaios de fusão em altas temperaturas para verificar o comportamento térmico das ligas e testes de abrasão simulando as condições reais de operação na mineração, permitindo selecionar as ligas com melhor desempenho para as etapas subsequentes da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Antônio Júlio Henriques Campos - Integrante / Alice Gabriele Henriques Campos - Integrante / Ismael Nogueira Rabelo de Melo - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2025 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2024 - 2024

Instituto Federal Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional: