Inês Helena Grigolo de Medeiros
Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), com especializações em Educação Infantil pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e em Neurociência e Aprendizagem pela Faculdade IPEMIG. Atua como professora na rede pública municipal de Francisco Beltrão, com experiência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Possui formação complementar nas áreas de alfabetização e letramento, desenvolvimento infantil, educação antirracista, educação inclusiva, práticas pedagógicas e direito educacional. Desenvolveu atividades de estágio e iniciação à docência durante a graduação, além de atuação técnica com destaque para a oficina de leitura com crianças. Participa ativamente de eventos científicos e formativos na área da educação, com interesse em práticas pedagógicas na Educação Infantil, desenvolvimento e aprendizagem, inclusão e formação docente.
Informações coletadas do Lattes em 29/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em EDUCAÇÃO INFANTIL
2025 - Atual
Graduação em Pedagogia
2018 - 2023
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Orientador: Vanice Sbardelotto
Formação complementar
2025 - 2025
DESENVOLVIMENTO INFANTIL. (Carga horária: 4h). , Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, PMFB, Brasil.
2025 - 2025
DESENVOLVIMENTO INFANTIL. (Carga horária: 4h). , Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, PMFB, Brasil.
2025 - 2025
CUIDADO E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO CONTINUADA, ESTUDO E PLANEJAMENTO INTERNOS. (Carga horária: 16h). , Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, PMFB, Brasil.
2025 - 2025
Práticas pedagógicas e o desenvolvimento das noções matemáticas em crianças. (Carga horária: 4h). , Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, PMFB, Brasil.
2025 - 2025
Educação Antirracista. (Carga horária: 2h). , Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, PMFB, Brasil.
2025 - 2025
Reflexão em Direito Educacional. (Carga horária: 4h). , Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, PMFB, Brasil.
2025 - 2025
Estudo sobre o Plano Educacional Especializado (PEI). (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, PMFB, Brasil.
2024 - 2024
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. (Carga horária: 120h). , Faculdade Batista de Minas Gerais, FBMG, Brasil.
2019 - 2019
ROMPENDO A BARREIRA DOS OUVINTES ATRAVÉS DA LÍNGUA DE SINAIS. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Organização de eventos
MEDEIROS, I. H. G. . SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA. 2019. (Outro).
MEDEIROS, I. H. G. . SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA. 2019. (Outro).
Participação em eventos
Encontro de formação em alimentação e nutrição para professores da educação infantil de Francisco Beltrão. 2025. (Outra).
REFLEXÃO EM DIREITO EDUCACIONAL. 2025. (Outra).
Capacitação Alfabetização e letramento. 2024. (Outra).
Jogos e atividades para alfabetização lúdica turbinada. 2024. (Outra).
I CONGRESSO NACIONAL AUTISMO EM DEBATE- DA CRIANÇA AO ADULTO. 2023. (Congresso).
I SEMINÁRIO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PEDAGOGIA FRANCISCO BELTRÃO: PENSANDO EM ENSINAR.Desenvolvimento de funções psicológicas superiores. 2023. (Seminário).
IV SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E XXVI SEMANA ACADEMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA.Relato de experiência : Vivências no Programa de Residência Pedagógica. 2023. (Seminário).
XXI SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA UNIOESTE- A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO E O USO DAS TECNOLOGIAS NAS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. 2022. (Seminário).
JORNADA DO CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE. 2021. (Seminário).
NEUROCIÊNCIA E A APRENDIZAGEM: O BRINCAR E A CRIANÇA. 2021. (Oficina).
O METÓDO MONTESSORI E SUA APLICAÇÃO NO CMEI DIVA MARTINS. 2021. (Oficina).
SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA DOS CURSOS DE PEDAGOGIA BELTRÃO FOZ. 2020. (Seminário).
Curso "Rompendo a barreira dos ouvintes através da língua de sinais ".Curso "Rompendo a barreira dos ouvintes através da língua de sinais". 2019. (Outra).
Desenvolvimento Infantil. 2019. (Outra).
organizadora do projeto de ensino Viagem de estudos "Escola, educação infantil e integração sócio cultural".Organização do projeto de ensino Viagem de estudos " Escola, educação infantil, e integração sócio cultural". 2019. (Outra).
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SEMANA AC ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA.REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO COMO PESQUISA E ESPECIFICIDADE DO PEDAGOGO NA ESCOLA E NA EXPERIÊNCIA DO 2º ANO DE PEDAGOGIA. 2019. (Seminário).
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SEMANA AC ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2019. (Seminário).
III MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS DE FRANCINCISCO BELTRÃO. 2018. (Feira).
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E XXII SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA. 2018. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
MEDEIROS, I. H. G. ; Rocha, Caroline . Relato de experiência : Vivências no Programa de Residência Pedagógica. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MEDEIROS, I. H. G. ; Rocha, Caroline . Desenvolvimento de funções psicológicas superiores. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MEDEIROS, I. H. G. . OFICINA DE LEITURA COM CRIANÇAS. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2021
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÃ?Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 30
2022 - 2023
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARMELEIRO -PRVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 30
2024 - Atual
Prefeitura Municipal de Francisco BeltrãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40
2021 - 2022
Escola ALFAVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: RECEPCIONISTA ESCOLAR, Carga horária: 44
2024 - 2024
ESCOLA MUNICIPAL JOÃO TELES PADILHAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Inês Helena Grigolo de Medeiros e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?