Maria Helena Peçanha Mendes

Possui graduação em Letras pela Universidade São Francisco (2001) e graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2003), , mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2012) e cursa doutorado em Educação pela Universidade São Francisco. Atualmente é professor do Centro Paula Souza "Carmine Biaggio Tundisi", de escolas privadas e professora convidada na Universidade São Francisco Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Leitura e Produção de Textos

Informações coletadas do Lattes em 14/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2019 - Atual

Universidade São Francisco
Título: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM UMA DISCIPLINA DE FORMAÇÃO DE LEITORES NA MODALIDADE EAD
Luzia Bueno. Bolsista do(a): Universidade São Francisco, USF, Brasil. Palavras-chave: Produção de textos; EaD.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação

2010 - 2012

Universidade São Francisco
Título: A aprendizagem do professor sobre o trabalho docente com gêneros textuais: o artigo de opinião no 9°ano do Ensino Fundamental, Ano de Obtenção: 2012
Luzia Bueno.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: gêneros textuais; interacionismo sociodiscursivo; capacidades de linguagem; argumentação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação.

Graduação em pedagogia

2002 - 2003

Universidade Nove de Julho

Graduação em Letras

1999 - 2001

Universidade São Francisco
Bolsista do(a): Universidade São Francisco, USF, Brasil.

Formação complementar

2011 - 2011

Treinamento para Corretores da Redação 2012. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Da leitura para a redação. (Carga horária: 32h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Lingua Literatura e Ensino. (Carga horária: 32h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em O texto no contexto empresarial. (Carga horária: 32h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2008 - 2008

Estratégias para uso do material didático. (Carga horária: 7h). , Objetivo, OBJETIVO, Brasil.

2008 - 2008

Oficina Nossa Literatura Clássica. (Carga horária: 4h). , Komedi editora, KOMEDI, Brasil.

2007 - 2007

V Semana da Educação. (Carga horária: 16h). , Prefeitura da Estância de Atibaia, PEA, Brasil.

2007 - 2007

A Redação no Vestibular Unicamp. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Atividade de linguagem - leitura do dver ao prazer. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Atualização. (Carga horária: 90h). , Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.

2003 - 2003

VIII Seminário para professores de Inglês. (Carga horária: 4h). , Oxford University Press, OXFORD, Brasil.

2003 - 2003

Amusica propular como motivação para o ensino. (Carga horária: 8h). , Anglo Sistema de Ensino, ANGLO, Brasil.

2003 - 2003

Como avaliar uma redação. (Carga horária: 8h). , Anglo Sistema de Ensino, ANGLO, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Estudo comparativo entre história do Brasil e EUA. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2002 - 2002

Gramática para compreensão e produção de textos. (Carga horária: 8h). , Anglo Sistema de Ensino, ANGLO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

22 COLE. O processo de aprendizagem da produção de textos na disciplina Temas Atuais e Formação Humana na modalidade EaD. 2021. (Congresso).

Encontro da Câmara Sudeste do Fórum de Extensão das IES Comunitárias FOREXT.Uma experiência com a aplicação de uma sequência didática online para a redação do ENEM. 2021. (Encontro).

Interakzionismo Sozio-Diskurtsiboaren. Temas atuais e formação humana: uma proposta de desenvolvimento do letramento em EaD. 2021. (Congresso).

VII Encuentro nacional y VI internacional de la Red de Lectura y Escritura en Educación Superrior.A produção textual de uma disciplina EaD: uma pesquisa longitudinal. 2021. (Encontro).

10ª Conferência Forges.Programa de Formação Geral: um projeto de letramento acadêmico. 2020. (Outra).

CIET EnPED. Ferramentas digitais e propostas de produção de textos: uma articulação possível?. 2020. (Congresso).

I CIESD e VI SENAL. Temas Atuais e Formação Humana: um programa de letramento acadêmico. 2020. (Congresso).

XXV Encontro de Iniciação Científica, XVIII Encontro de Pós-Graduação, XIV Encontro de Extensão universitária, XII Seminário de Estudos do Ser Contemporâneo.O processo de aprendizagem de produção de textos em uma disciplina de formação de leitores na modalidade EaD. 2019. (Encontro).

6 Seminário "O professor e a Leitura de Jornal".O artigo jornalístico em duas versões: o papel e o digital e as implicações para o ensino de leitura. 2012. (Seminário).

10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós Graduação em Educação na Região Sudeste.O diário de leitura como subsídio para um estudo sobre a emoção presente na argumentação. 2011. (Encontro).

18 InPLA (Intercâmbio de Linguística Aplicada). Um estudo sobre a emoção na argumentação através de diários de leitura. 2011. (Congresso).

2ª Conferência Internacional sobre Gramática e Texto - GRATO. Marcas de subjetividade na argumentação: a emoção presente em artigos de opinião. 2011. (Congresso).

I Seminário Interno de Pós-Graduação em Educação: Diálogos de Pesquisa na Perspectiva Histórico-Cultural".A contribuição dos diários de leitura para um estudo sobre a emoção em textos argumentativos. 2011. (Seminário).

VIII Jornada de Educação.Artigos de opinião e Diários de leitura: como conciliar os dois gêneros em sala de aula. 2011. (Oficina).

XVII Encontro de Iniciação Científica, X Encontro de Pós-Graduação, VI Encontro de Extensão Universitária, Seminários de E.H.C. - IV Ciclo.Marcas de emoção na argumentação de artigos de opinião produzidos por alunos de Ensino Fundamental II. 2011. (Encontro).

5 Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal.O Modelo didático do gênero Comunicado de Empresa e suas aplicações em sala de aula. 2010. (Seminário).

III CLAFPL. Um estudo sobre os critérios para seleção de gêneros para a sala de aula. 2010. (Congresso).

VII Jornada de Educação.Gênero artigo de opinião em sala de aula: procedimentos para torná-lo um objeto ensinável. 2010. (Oficina).

XVI Encontro de iniciação científica, IX Encontro de pós-graduação, V Encontro de extensão universitária, seminários de E.H.C. III.O ensino da argumentação através de gêneros textuais. 2010. (Encontro).

III Seminário Internacional de Linguística.A carta comercial no contexto escolar. 2009. (Seminário).

VIII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.A carta comercial no contexto escolar. 2009. (Seminário).

5 Seminário Nacional. 2008. (Seminário).

16 COLE - Congresso de Leitura do Brasil. 2007. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • Bueno, Luzia ; MENDES, M. H. P. . O desenvolvimento de capacidades de linguagem e o modelo didático do gênero comunicado de empresa. Intersecções (Jundiaí) , v. 3, p. 3-21, 2010.

  • Cláudia de Jesus Abreu Feitoza ; MENDES, M. H. P. . Um estudo do gênero artigo de opinião: procedimentos para torná-lo um objeto. Horizontes (EDUSF) , v. 28, p. 51-61, 2010.

  • MENDES, M. H. P. ; Bueno, Luzia . A educação nos primórdios ao século XXI: perspectivas, rumos e desafios. 1. ed. Ponta Grossa: Atena, 2021.

  • MENDES, M. H. P. ; Bueno, Luzia ; MATIASSI, R. . Caminhos da formação docente: diálogos entre ensino, métodos e conhecimento em unidades de aprendizagem. 1. ed. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021. v. 100. 540p .

  • MENDES, M. H. P. ; Bueno, Luzia . Anais do IV Congresso Nacional de Educação e Práticas Interdisciplinares. 1. ed. João Pessoa: CONEPI, 2020.

  • MENDES, M. H. P. ; Bueno, Luzia . O modelo didático do gênero comunicado de empresa nos jornais e suas aplicações em sala de aula. In: 5° Seminário Nacional O Professor e a Leitura do jornal, 2010, Campinas. Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, 2010.

  • MENDES, M. H. P. ; Bueno, Luzia . O desenvolvimento de capacidades de linguagem em uma disciplina na modalidade EaD. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, M. H. P. ; Bueno, Luzia . Temas atuais e formação humana: um programa de letramento acadêmico. Aracaju: Everton Pereira Santos, 2022 (Artigo).

  • MENDES, M. H. P. ; Bueno, Luzia . O trabalho com gêneros textuais na voz do professor. Campinas: COLE, 2012 (Artigo).

Outras produções

Bueno, Luzia ; FEITOSA ; MENDES, M. H. P. . O trabalho com os gêneros textuais em sala de aula. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • E.E. Francisco de Aguiar Peçanha, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. , r. João Batista Conti, 990, Alvinópolis, 12942-480 - Atibaia, SP - Brasil, Telefone: (11) 44123117

Experiência profissional

2011 - 2011

Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP

Vínculo: prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Corretor de provas do vestibular Unicamp

2011 - Atual

Centro Paula Souza "Carmine Biaggio Tundisi"

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2002 - 2010

Colegio Espaço COC

Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 16

Outras informações:
Disciplinas ministradas Inglês - Ensino Fundamental (2 ciclo)

2007 - 2008

Colégio Objetivo de Atibaia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 5

Outras informações:
Professora de Redação do Ensino Fundamental II

2004 - 2016

E.E. Francisco de Aguiar Peçanha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetiva, Carga horária: 22

Outras informações:
Disciplinas ministradas Português

2003 - 2004

EE Francisco Damante

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professo, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Português e Literatura do Ensino Fundamental e Médio

2002 - 2002

EE Francisco Derosa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Inglês do Ensino Médio

2001 - 2001

EE MAJOR JUVENAL ALVIM

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora eventual, Carga horária: 20

2000 - 2000

Casa do Caminho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora de Inglês

2018 - Atual

Universidade São Francisco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 24

2017 - Atual

Colégio Anglo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental II, Carga horária: 14

2016 - Atual

Externato São José

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Redação do Ensino Médio, Carga horária: 6

2016 - 2017

Colégio Visconde de Porto

Vínculo: prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Corretor de redação externo, Carga horária: 6