Michelle de Jesus Braga
Formada em História em 2004 pela UFMG, atualmente cursa o Mestrado em Artes - Linha Artes Cênicas: Teorias e Práticas - na Escola de Belas Artes da mesma instituição, tendo como tema: "A Trilogia Brasileira de Michel Melamed sob a perspectiva do riso no teatro contemporâneo". Além disso, é atriz, professora de teatro, maquiadora artística e fundadora-integrante da Confesso! Cia. de Teatro, com a qual se apresenta atualmente na peça "A viagem de Clara em busca do eu perdido".
Informações coletadas do Lattes em 11/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Artes
2009 - Atual
Universidade Federal de Minas Gerais
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Formação complementar
2006 - 2006
Teatro na Educação. (Carga horária: 360h). , Fundação Clóvis Salgado / Palácio das Artes.
1999 - 2000
Curso Técnico de Turismo e Lazer. , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Latim
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Teatro contemporâneo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Teatro Brasileiro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Riso - Cômico.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Teatro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Teatro pós-dramático.
Participação em eventos
I Seminário Nacional de Pesquisa em Teatro do II Festival Latino Americano de Teatro Ruínas Circulares.Uma proposta de reflexão sobre o teatro pós-dramático a partir do conceito base de teatro dramático. 2010. (Seminário).
I Seminário da Revista de Teatro do Galpão Cine Horto - Subtexto em diálogo. 2009. (Seminário).
Curso Gestão Cultural com Karla Guerra. 2009. (Outra).
Oficina A voz em movimento com Noberto Presta. 2008. (Oficina).
Oficina O modelo de ação na didática de Bertold Brecht com Ingrid Koudela. 2008. (Oficina).
Oficina Produção para cinema com Guilherme Fiúza. 2008. (Oficina).
Oficina Corpo, voz e pensamento com a atriz Clarisse Abumjamra. 2007. (Oficina).
Oficina Direção para iniciantes com Antônio Carlos da Fontoura. 2007. (Oficina).
Oficina Consciência corporal através dos aéreos circenses com Maria Clara e Cristiano Reis. 2007. (Oficina).
Oficina O corpo sonoro e a composição de cena com Lenine Martins e Ricardo Garcia. 2007. (Oficina).
Curso Maquiagem cênica com Regina Mahia. 2007. (Outra).
Oficina de Cenografia ministrada por Luciene Grecco. 2006. (Oficina).
Oficina Aprender a aprender ministrada por Cacá Carvalho. 2006. (Oficina).
Oficina Um Método de criação da luz para teatro com Ney Bonfante e Jorge Carvalho promovida pelo 8º Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT). 2006. (Oficina).
5º Encontro Mundial de Artes Cênicas (ECUM) O Teatro em tempos de guerra. 2006. (Encontro).
Mini-curso As comédias de Shakespeare ministrado pela professora Marlene Soares da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2006. (Outra).
Seminário Autoritarismo nas Margens da República (1964-1984). 2004. (Seminário).
XIV Encontro Regional de História da Associação Nacional de História Núcleo de Minas Gerais (ANPUH-MG)."Cuidado subversivos!": os órgãos de informação e repressão do Estado ditatorial e o papel do DOPS/MG nesta estrutura. 2004. (Encontro).
XIII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Área Secreta: o acervo da Assessoria Especial de Segurança e Informações da UFMG. 2004. (Outra).
XIII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Área Secreta: o acervo da Assessoria Especial de Segurança e Informações da UFMG. 2004. (Outra).
II Congresso de Investigação e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Nos caminhos da legislação: a institucionalização do ensino particular elementar na província de Minas Gerais no século XIX. 2003. (Congresso).
Colóquio Internacional - Política, Nação e Edição - Brasil, Europa e Américas nos séculos XVIII-XX: O lugar dos impressos na construção da vida política. 2003. (Outra).
IX Encontro de Investigação da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG.Instituições escolares e práticas pedagógicas na História da Educação Brasileira. 2003. (Outra).
XII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Instrução elementar particular na província de Minas Gerais no século XIX: institucionalização e conflitos com a instrução pública. 2003. (Outra).
Mini-curso História e Mídia ministrado pelas professoras Iara Lis S. Carvalho Souza e Cristina Meneguello. 2002. (Outra).
Mini-curso Educação Patrimonial- novas formas de olhar a cidade ministrado pela professora Ana Maria Werneck. 2002. (Outra).
XI Semana de Iniciação Científica da UFMG.Nos caminhos da legislação: a instrução elementar particular na província mineira do século XIX. 2002. (Outra).
Seminário de História e Culturas Políticas. 2001. (Seminário).
Mini- curso História oral: teoria e prática ministrado pelos professores Terciane Angela Luchesi e Marcos Fernando Pagani. 2001. (Outra).
Produções bibliográficas
-
BRAGA, M. J. . Nos caminhos da legislação: a institucionalização do ensino particular elementar na província de Minas Gerais no século XIX. In: II Congresso de Investigação e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2003, Uberlândia. Anais do II Congresso de Investigação e Ensino de Historia da Educação em Minas Gerais. Uberlândia: EDUFU, 2003.
-
BRAGA, M. J. . Instrução elementar particular na província de Minas Gerais no século XIX: institucionalização e conflitos com a instrução pública. In: IX Encontro de Investigação da Faculdade de Educação da UFMG, 2003, Belo Horizonte. Anais do IX Encontro de Investigação da Faculdade de Educação da UFMG, 2003.
-
BRAGA, M. J. . Uma proposta de reflexão sobre o teatro pós-dramático a partir do conceito base de teatro dramático. In: I Seminário Nacional de Pesquisa em Teatro do II Festival Latino Americano de Teatro Ruínas Circulares, 2010, Uberlândia. I Seminário Nacional de Pesquisa em Teatro do II Festival Latino Americano de Teatro Ruínas Circulares. Uberlândia, 2010.
-
BRAGA, M. J. . Área Secreta: o acervo da Assessoria Especial de Segurança e Informações da UFMG. In: XIII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2004, Belo Horizonte. XIII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2004.
-
BRAGA, M. J. . " Cuidado subversivos!": os órgãos de informação e repressão do Estado ditatorial e o papel do DOPS/MG nesta estrutura. In: XIV Encontro Regional de História da Associação Nacional de História Núcleo de Minas Gerais (ANPUH-MG), 2004, Juiz de Fora. Caderno de Resumos e programação. Juiz de Fora: UFJF, 2004.
-
BRAGA, M. J. . Nos caminhos da legislação: a institucionalização do ensino particular elementar na província de Minas Gerais no século XIX. In: II Congresso de Investigação e Ensino de Historia da Educação em Minas Gerais, 2003, Uberlândia. Programação e Caderno de Resumos. Uberlândia: EDUFU, 2003.
-
BRAGA, M. J. . Instrução elementar particular na província de Minas Gerais no século XIX: institucionalização e conflitos com a instrução pública. In: XII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2003, Belo Horizonte. XII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2003.
-
BRAGA, M. J. . Nos caminhos da legislação: a instrução elementar particular na província mineira do século XIX. In: XI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2002, Belo Horizonte. XI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2002.
-
BRAGA, M. J. . Uma proposta de reflexão sobre o teatro pós-dramático a partir do conceito base de teatro dramático. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAGA, M. J. . Área Secreta: o acervo da Assessoria Especial de Segurança e Informações da UFMG. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAGA, M. J. . "Cuidado subversivos!": os órgãos de informação e repressão do Estado ditatorial e o papel do DOPS/MG nesta estrutura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAGA, M. J. . Notícias das Terras de Além-Mar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRAGA, M. J. . Nos caminhos da legislação: a institucionalização do ensino particular elementar na província de Minas Gerais no século XIX. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAGA, M. J. . Instrução elementar particular na província de Minas Gerais no século XIX: institucionalização e conflitos com a instrução pública. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRAGA, M. J. . Instrução elementar particular na província de Minas Gerais no século XIX: institucionalização e conflitos com a instrução pública. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAGA, M. J. . Nos caminhos da legislação: a instrução elementar particular na província mineira do século XIX. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
BRAGA, M. J. . A viagem de Clara - em busca do eu perdido. 2008. Teatral.
BRAGA, M. J. . Milenium. 2008. Teatral.
BRAGA, M. J. . Para além do jardim. 2007. Teatral.
BRAGA, M. J. . Os fuzis da Senhora Carrar. 2006. Teatral.
BRAGA, M. J. . Elementos da natureza e da vida. 2000. Coreográfica.
BRAGA, M. J. . Nosso tempo. 1999. Teatral.
BRAGA, M. J. . Cinderela dos tempos modernos. 1999. Teatral.
BRAGA, M. J. . A morte. 1998. Teatral.
BRAGA, M. J. . Drogas. 1998. Coreográfica.
BRAGA, M. J. . Participação no Grupo Sarandeiros (dança folclórica) iniciante. 2001 (Participação no Grupo Sarandeiros (dança folclórica) iniciante).
BRAGA, M. J. . Concepção da maquiagem da peça A viagem de Clara em Busca do eu perdido da Confesso! Cia de Teatro. 2008 (Concepção de maquiagem) .
BRAGA, M. J. . Concepção e execução da maquiagem da peça Para além do jardim do Confesso! Cia de Teatro. 2007 (Concepção e execução de maquiagem) .
Prêmios
2010
Indicação ao prêmio de melhor atriz coadjuvante - "A viagem de Clara", 7º prêmio Usiminas/Sinparc.
2010
Melhor texto inédito - "A viagem de Clara", 7º prêmio Usiminas/Sinparc.
2010
Melhor espetáculo infantil - "A viagem de Clara", 7º prêmio Usiminas/Sinparc.
2009
Melhor Maquiagem - "A viagem de Clara", III Festival Nacional de Teatro Universitário de Pato de Minas.
2009
Melhor espetáculo infantil - "A viagem de Clara", III Festival Nacional de Teatro Universitário de Pato de Minas.
2009
Dramaturgia - "A viagem de Clara", 9º Festival de Teatro Estudantil (FETO).
2009
Conjunto de Atores - "A viagem de Clara", 9º Festival de Teatro Estudantil (FETO).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes. , Av. Antônio Carlos nº 6627, Pampulha, 31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34095260, URL da Homepage:
Experiência profissional
2003 - 2003
História - UFMGVínculo: Desenvolvimento de projeto, Enquadramento Funcional: Voluntário de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações:
Desenvolvimento de projeto, a partir de jornais do início do século XX, sobre história ambiental. O projeto foi orientado pela Profª. Drª. Regina Horta Duarte.
2010 - 2010
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20
Outras informações:
Convidada para substituir durante a licença médica de dois meses de uma professora lecionando a disciplina Improvisação I no curso de graduação em Teatro da UFMG.
2008 - 2010
Espaço Criança Esperança de Belo HorizonteVínculo: Professora de teatro, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14
2008 - 2010
Associação Cênico-cultural PaternonVínculo: Professora de teatro, Enquadramento Funcional: professora de teatro, Carga horária: 14
2008 - 2008
Plural ArquiteturaVínculo: Historiadora, Enquadramento Funcional: Historiadora, Carga horária: 30
Outras informações:
Levantamento historiográfico dos bens de patrimônio histórico e cultural, para fins de ICMS cultural, das cidades de Senhora do Porto/MG e Dores de Guanhães/MG.
2006 - 2007
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora substituta de História e Filosofia.
2003 - 2005
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisVínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica vinculada a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) orientada pelo Prof. Dr. Rodrigo Patto Sá Motta. Desenvolvimento de projeto com a documentação do Departamento de Ordem Política e Social de Minas Gerais (DOPS/MG) e da Assessoria de Segurança e Informações da Universidade Federal de Minas Gerais (AESI/UFMG), sendo ambas as documentações relativas ao período da ditadura militar.
2004 - 2004
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAISVínculo: Participação em projeto, Enquadramento Funcional: Participação em projeto, Carga horária: 20
Outras informações:
Participação no Projeto de Desenvolvimento Profissional de Educadores (PDP) da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, no qual foi elaborada e discutida, com participação dos professores, uma nova proposta para o ensino de história, e todas as outras disciplinas, em nosso estado. Atuou no projeto através de uma plataforma on-line na qual mediava as discussões, lia e tecia críticas sobre os trabalhos desenvolvidos pelos professores, além de propor soluções para o que as questões levantadas.
2002 - 2003
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica vinculada ao Centro Nacional de Pesquisa (CNPq) orientada pela Profª. Drª. Cynthia Greive Veiga. Desenvolvimento de projetos sobre Historia da Educação no período do Império brasileiro.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Michelle de Jesus Braga e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?