Jessiele De Lima Estumano

Graduanda do sexto semestre do curso de Ciências Naturais na Universidade Federal do Pará, demonstra comprometimento e dedicação aos estudos. Possui interesse nas áreas de licenciatura, ensino, tecnologia e informática, buscando constantemente aprimorar seus conhecimentos e habilidades para contribuir com a educação e inovação. Atualmente, é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), atuando em atividades que fortalecem sua experiência pedagógica e sua aproximação com a prática docente.

Informações coletadas do Lattes em 29/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Naturais

2023 - Atual

Universidade Federal do Pará

Ensino Médio (2º grau)

2016 - 2019

EEEM ISAURA BAIA

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

COLÓQUIO COLÓQUIO ACADÊMICO DE MOCAJUBA 2025. 2025. (Outra).

MINI-CURSO - CÉLULAS A COMBUSTÍVEL E HIDROGÊNIO. 2025. (Oficina).

SEMINÁRIO - IV SEMINÁRIO INTEGRADO DE PROJETOS DE ENSINO DO CUNTINS.DESCARTE CONSCIENTE E RECICLAGEM COMO PRÁTICA EDUCATIVA: INTERVENÇÃO LÚDICA NA ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO ABEL FIGUEIREDO, MOCAJUBA (PA). 2025. (Seminário).

X Encontro Nacional das Licenciaturas e IX Seminário Nacional do PIBID.O CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM LÚDICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DESENVOLVIDA NAS TURMAS DO 9° ANO DA EMEF DEP. ABEL FIGUEIREDO, MOCAJUBA-PA. 2025. (Seminário).

"A Amazônia Microscópica: Onde está que não a vemos?!". 2024. (Oficina).

"Oficina Plataforma Freire e o PIBID: o passo a passo para a elaboração do Currículo ". 2024. (Oficina).

Etnosaberes Culturais: novos caminhos formativos para a prática pedagógica de professores ribeirinhos na Amazônia. 2024. (Outra).

Que bicho é esse? Conhecendo os insetos da nossa região: uma proposta pedagógica. 2024. (Oficina).

VIII COLÓQUIO ACADÊMICO DE MOCAJUBA 2024.AÇÃO DE EDUCAÇÃO ENSINO/ APRENDIZAGEM NA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS, CONGREGAÇÃO VALE DA BENÇÃO. 2024. (Outra).

"Células e Tecidos". 2023. (Oficina).

Aritmética e Álgebra Básicas para as Ciências Naturais, do projeto de Acompanhamento da Aprendizagem intitulado "Acompanhamento da aprendizagem em Matemática, Língua Portuguesa e Ciências". 2023. (Outra).

Atividade Oficina/Workshop - OFICINA 08: Bolhas de Sabão: cheiro do mato, então! Vamos reciclar para não faltar.. 2023. (Oficina).

VII Coloquio Acadêmico de Mocajuba Cuntins, Território de afetos e saberes. 2023. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ESTUMANO, J. L. ; PEREIRA, V. C. ; OLIVEIRA, E. E. C. ; TORRES, W. M. P. . O CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM LÚDICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DESENVOLVIDA NAS TURMAS DO 9° ANO DA EMEF DEP. ABEL FIGUEIREDO, MOCAJUBA-PA. In: X Encontro Nacional das Licenciaturas e IX Seminário Nacional do PIBID, 2025, Brasília-DF. Anais do X ENALIC. Campina Grande?PB: Editora Realize, 2025. v. 1. p. 1-12.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 20