Nyvea Maria Bernabé Machado
Graduanda em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), vinculada ao Laboratório Saberes e Sabores: História da Alimentação e das Práticas de Cura, sob coordenação da Profa. Dra. Patrícia M. S. Merlo. Dedica-se a estudos com foco na História da Alimentação, investigando práticas alimentares em suas dimensões culturais, sociais e históricas.
Informações coletadas do Lattes em 30/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em História
2022 - Atual
Universidade Federal do Espírito Santo
Orientador: Patrícia Maria da Silva Merlo
Formação complementar
2023 - 2023
Extensão universitária em Olhares sobre o Patrimônio Alimentar no Brasil - Moocqueca. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Participação em eventos
11° Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de Patrimônio, História e Culturas da Alimentação.Moqueca é capixaba...as relações entre prato típico e identidade local, ES, (1970-2010). 2025. (Simpósio).
VII Ciclo de Palestras Diálogos sobre a Modernidade.A alimentação e a sociabilidade em situação de isolamento compulsório: o caso do Hospital Colônia Itanhenga (1937-1962). 2025. (Seminário).
XVII Semana de História.A alimentação e a sociabilidade em situação de isolamento compulsório: o caso do Hospital Colônia Itanhenga (1937-1962). 2025. (Seminário).
III Colóquio internacional de estudos Greco-Romanos: A cidade antiga entre a história e a arqueologia. 2022. (Outra. 2022. (Outra).
IV Fórum de Estudos Capixabas - Por uma Teoria da História Brasileira. 2022. (Seminário).. 2022. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
MACHADO, N. M. B. . A alimentação e a sociabilidade em situações de isolamento compulsório: o caso do Hospital Colônia Itanhenga (1937-1962). In: XVIII Colóquio de História das Doenças, 2025, Vitória. XVIII Colóquio de História das Doenças. Serra: Identidade Editorial, 2025. p. 215-225.
Projetos de pesquisa
-
2024 - 2025
A alimentação e a sociabilidade em situações de isolamento compulsório: o caso do Hospital Colônia Itanhenga (1937-1962), Descrição: Pesquisa, no campo da História da Saúde e das Doenças que analisa as sociabilidades de sujeitos acometidos pela hanseníase no Hospital Colônia Itanhenga, em Cariacica (ES), entre 1937 e 1962. O estudo investiga os processos de abastecimento da instituição e as práticas alimentares como elementos integradores da vida cotidiana em um espaço marcado pelo estigma e pela segregação. A pesquisa baseia-se na análise de documentação institucional e em entrevistas com ex-internos, profissionais e familiares, orientada pela perspectiva da microanálise, valorizando as experiências e discursos dos sujeitos como agentes ativos da história. O estudo foi realizada com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nyvea Maria Bernabé Machado - Integrante / Sebastião Pimentel Franco - Coordenador.
-
2023 - 2024
Moqueca é capixaba...as relações entre prato típico e identidade local, ES, 1970-2010, Descrição: A pesquisa, contemplada com a bolsa de Iniciação Científica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), analisa a moqueca capixaba como elemento de valorização cultural e econômica na construção da identidade regional do Espírito Santo. A partir do debate sobre a pluralidade cultural brasileira e das identidades regionais, investiga-se a cozinha como expressão cultural por meio da análise de periódicos. Diante da escassez de jornais capixabas, o estudo ampliou o recorte para periódicos de outros estados, buscando compreender a circulação, as variações conceituais e os discursos que consolidaram a moqueca capixaba como símbolo identitário entre as décadas de 1970 e 2010.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nyvea Maria Bernabé Machado - Integrante / Patrícia M. S. Merlo - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
ESCOLA DA CIENCIA BIOLOGIA E HISTORIAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atua como monitora pela Prefeitura de Vitória no espaço museal da Escola da Ciência Biologia e História, desenvolvendo atividades educativas nas áreas de Biologia e História, com mediação de conteúdos científicos e históricos para diferentes públicos.
2024 - 2024
Governo do Estado do Espírito SantoVínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuou como monitora do estande Origens Capixabas na Feira dos Municípios: Encontro das Origens Capixabas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Nyvea Maria Bernabé Machado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?